O que você vai encontrar aqui
Para facilitar o acesso às informações do nosso aviso de privacidade,
organizamos tudo em tópicos, é só clicar no assunto desejado:
1. O que eu preciso saber pra entender
este aviso?
Para que você entenda tudo o que vamos te explicar, é importante que esteja atento a alguns conceitos importantes:
É qualquer informação relacionada a você, pessoa física, que possa te identificar. São exemplos: Nome, CPF, telefone, e-mail, informações bancárias, data de nascimento, profissão, entre outros.
São informações que, dependendo do contexto, podem gerar discriminação. Segundo a LGPD são dados sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, genético ou biométrico.
Pessoa que fará a comunicação entre você e a Oi quando o assunto são dados pessoais.
É você, pessoa física, a quem os dados pessoais se referem.
Qualquer atividade ou operação que envolva a utilização dos seus dados pessoais.
2. Como os meus dados são tratados?
Seus dados pessoais podem ser tratados de diferentes formas e para diferentes finalidades. Para que tudo fique ainda mais claro, confira o macro fluxo de tratamento dos seus dados na Oi:
Importante!
Para entender com detalhes o ecossistema de dados da Oi, confira o fluxo completo que disponibilizamos no Programa Oi de Privacidade.
Ver fluxo completo

Podemos coletar dados pessoais conforme nos relacionamentos com você, seja através de nossos canais digitais ou em outros tipos de atendimento.
Após coletados, os seus dados são armazenados nos nossos bancos de dados locais ou em serviços na nuvem (cloud platform).
Utilizamos ferramentas com tecnologia avançada para processar suas informações de forma segura e oferecer a você os melhores produtos e serviços.
Saiba mais:
Podemos compartilhar dados para executar nossos serviços ou atender obrigações legais/regulatórias.
Saiba mais:

Podemos coletar dados pessoais conforme nos relacionamentos com você, seja através de nossos canais digitais ou em outros tipos de atendimento.
Após coletados, os seus dados são armazenados nos nossos bancos de dados locais ou em serviços na nuvem (cloud platform).
Utilizamos ferramentas com tecnologia avançada para processar suas informações de forma segura e oferecer a você os melhores produtos e serviços.
Saiba mais:
Após garantir a proteção total dos dados seguindo todas as diretrizes LGPD, utilizamos as informações para execução dos nossos serviços ou obrigações legais/regulatórias. Saiba mais:
3. Quais dados são coletados?
A coleta e uso de informações é feita conforme nos relacionamos com você. Confira abaixo alguns exemplos de dados de acordo com o seu perfil:
- Dados de Cadastro
- Nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe
- Telefone residencial e móvel
- Endereço
- Dados financeiros
- Histórico de crédito ou de pagamentos
- Datas de pagamento
- Valores em aberto ou pagamentos recebidos
- Informações de fatura
- Informações do cartão de crédito ou débito e conta bancária
- Dados de uso dos produtos e serviços Oi
- Dados de tráfego: Registro das ligações efetuadas e recebidas através do serviço de telefonia fixa (STFC) e o tempo de duração
- Dados de navegação: data e hora de início e término de uma conexão à internet; duração da conexão; endereço IP e cookies
- Dados de perfil: informações sobre consumo/uso de serviços, produto contratado, região de contratação, faixa etária, preferências informadas em pesquisas
- Dados de Cadastro
- Nome, CPF, data de nascimento
- Telefone residencial e/ou móvel
- Endereço
- Dados financeiros
- Informações do cartão de crédito ou débito e conta bancária
- Score de crédito
- Dados de nevegação
- Endereço de IP
- Local de conexão
- Cookies
4. Para quais finalidades meus dados são tratados?
Confira a seguir alguns exemplos de utilização dos dados pessoais conforme seu perfil enquanto Titular de Dados Pessoais:
Clientes/Ex-clientes
Durante a prestação dos nossos serviços, podemos utilizar dados cadastrais e financeiros para processar e conferir pagamentos. Também podemos tratar dados de cadastro, além de dados de tráfego e de navegação para a própria execução do contrato.
Se você for assinante da Oi Fibra, precisamos de informações cadastrais, como: seu endereço, para instalar a Oi Fibra; dados de navegação, como o endereço de IP, para permitir a conexão à internet; ou ainda oferecer suporte técnico.
A Oi possui diversas obrigações legais e regulatórias. Por isso, podemos armazenar dados de cadastro, financeiros, de tráfego e navegação. Se necessário, essas informações podem ser compartilhadas com autoridades públicas.
Podemos coletar, armazenar e compartilhar informações como: dados de cadastro, dados financeiros e dados de tráfego para receber valores devidos e exercer outros direitos previstos em lei, como, por exemplo, defesa em processos judiciais.
Estamos em constante evolução e queremos conectar nossos clientes através de experiências incríveis. Por isso, podemos tratar dados de cadastro, tráfego, navegação, perfil e/ou financeiros para avaliar a performance dos nossos serviços e desenvolver novos produtos.
A Oi está em constante evolução e, por este motivo, sempre buscaremos oferecer para você produtos e ofertas ainda melhores. Para esse objetivo, podemos tratar dados como, por exemplo, de cadastro, navegação e perfil.
Respeitamos sua preferência
Para reforçar o respeito às suas escolhas, se você não quiser receber ofertas e promoções, cadastre-se no site/aplicativo Não me perturbe ou solicite o direito de não recebimento de ofertas. Lembre-se: se for um de nossos clientes ainda poderemos entrar em contato para falar sobre seu produto/serviço Oi.
Para verificar a viabilidade da contratação e da prestação de nossos serviços, podemos tratar dados de cadastro e financeiros. Através dessas informações, consultamos, por exemplo, as disponibilidades de fibra para o seu endereço e de crédito no seu cartão. Também podemos verificar sua pontuação com empresas especializadas em serviços de proteção de crédito (birôs de crédito). Além disso, é através dessas informações que realizamos análises antifraudes, garantindo mais segurança para você e para a Oi.
Não-clientes
Como toda empresa, a fim de oferecer produtos e serviços Oi para possíveis clientes, podemos tratar dados de cadastro e de navegação.
Ao contatar um possível cliente, sempre buscamos atender a legislação.
Respeitamos sua preferência
Para reforçar o respeito às suas escolhas, caso prefira não receber promoções, cadastre-se no site/aplicativo Não Me Perturbe ou solicite seu direito de não recebimento de ofertas.

Clientes/Ex-clientes
Durante a prestação dos nossos serviços, podemos utilizar dados cadastrais e financeiros para processar e conferir pagamentos. Também podemos tratar dados de cadastro, além de dados de tráfego e de navegação para a própria execução do contrato.
Se você for assinante da Oi Fibra, precisamos de informações cadastrais, como: seu endereço, para instalar a Oi Fibra; dados de navegação, como o endereço de IP, para permitir a conexão à internet; ou ainda oferecer suporte técnico.
A Oi possui diversas obrigações legais e regulatórias. Por isso, podemos armazenar dados de cadastro, financeiros, de tráfego e navegação. Se necessário, essas informações podem ser compartilhadas com autoridades públicas.
Podemos coletar, armazenar e compartilhar informações como: dados de cadastro, dados financeiros e dados de tráfego para receber valores devidos e exercer outros direitos previstos em lei, como, por exemplo, defesa em processos judiciais.
Estamos em constante evolução e queremos conectar nossos clientes através de experiências incríveis. Por isso, podemos tratar dados de cadastro, tráfego, navegação, perfil e/ou financeiros para avaliar a performance dos nossos serviços e desenvolver novos produtos.
A Oi está em constante evolução e, por este motivo, sempre buscaremos oferecer para você produtos e ofertas ainda melhores. Para esse objetivo, podemos tratar dados como, por exemplo, de cadastro, navegação e perfil.
Respeitamos sua preferência
Para reforçar o respeito às suas escolhas, se você não quiser receber ofertas e promoções, cadastre-se no site Não Me Perturbe ou solicite o direito de não recebimento de ofertas. Lembre-se: se for um de nossos clientes ainda poderemos entrar em contato para falar sobre seu produto/serviço Oi.
Para verificar a viabilidade da contratação e da prestação de nossos serviços, podemos tratar dados de cadastro e financeiros. Através dessas informações, consultamos, por exemplo, as disponibilidades de fibra para o seu endereço e de crédito no seu cartão. Também podemos verificar sua pontuação com empresas especializadas em serviços de proteção de crédito (birôs de crédito). Além disso, é através dessas informações que realizamos análises antifraudes, garantindo mais segurança para você e para a Oi.
Não-clientes
Como toda empresa, a fim de oferecer produtos e serviços Oi para possíveis clientes, podemos tratar dados de cadastro e de navegação. Ao contatar um possível cliente, sempre buscamos atender a legislação.
Respeitamos sua preferência
Para reforçar o respeito às suas escolhas, caso prefira não receber promoções, cadastre-se no site/aplicativo Não Me Perturbe ou solicite seu direito de não recebimento de ofertas.
Quer mais informações? Confira o documento a seguir:
Saiba mais:
o que são bases legais?
A LGPD determina que qualquer tratamento de dados pessoais deve se enquadrar em alguma das bases legais nela descritas.
Mas o que são bases legais? Traduzindo um pouco o "juridiquês", bases legais são as situações nas quais a lei permite que os dados pessoais e os dados sensíveis sejam tratados pelas empresas.
Conheça alguns exemplos das bases legais que utilizamos:
5. Como é feita a coleta de dados?
Existem algumas formas de coletarmos os seus dados:
- Na aquisição de serviços e produtos em nossas lojas, sites e parceiros
- Na atualização de dados em nossos sites, aplicativos e outros canais de atendimento
- Ao responder nossas pesquisas de satisfação
Lembra quando falamos de cookies? Então, eles são coletados quando você navega em nossos sites e aplicativos. Da mesma maneira, podemos coletar alguns dados de forma automática quando você utiliza nossos serviços. É o que acontece, por exemplo, com os dados de tráfego e dados de navegação, que, como você viu, são importantes para que possamos, dentre outras finalidades, avaliar a performance de nossos produtos/serviços e cumprir obrigações legais.
Para saber mais sobre Cookies, acesse nosso Aviso de cookies
Através de empresas parceiras com as quais você tenha um vínculo/cadastro
7. Por quanto tempo os meus dados ficam armazenados?
Seus dados ficarão conosco durante a prestação de nossos serviços, atendimento a obrigações legais e regulatórias ou para nos ajudar a melhorar nossos produtos.
Em todos os casos, seus dados são armazenados de forma legítima, segura e por tempo limitado.
8. Onde meus dados são salvos?
Como a Oi atua no Brasil, em regra, armazenamos seus dados por aqui.
A internet, no entanto, possibilitou quebrar barreiras geográficas e conectar as pessoas ao redor do mundo, por esse motivo em alguns casos, podemos transferir dados para outros países, como por exemplo:
- • Para armazenamento de dados em soluções de cloud/nuvem, nas quais os servidores contratados encontram-se em outros países;
- • Como parte da prestação dos serviços de fornecedores contratados pela Oi, como, por exemplo, quando contratamos um sistema que se vale de servidores localizados fora do Brasil.
Via de regra, as transferências internacionais ocorrem para países integrantes da União Europeia ou para os Estados Unidos, que também possuem legislações de proteção de dados pessoais.
É importante saber!
Todas as nossas operações seguem a legislação brasileira.
Seja internamente ou na seleção de parceiros, estamos sempre atentos
às regras de transferência internacional.
9. Os meus dados estão protegidos?
Temos como propósito a transformação do ambiente digital.
Por isso, aplicamos as melhores tecnologias disponíveis no mercado para garantir a segurança das informações que possuímos e fazer jus à confiança que você nos deposita.
Segurança digital
Possuímos sistemas de gestão de segurança e vulnerabilidades, duplo fator de autenticação, criptografia, antivírus, e outros protocolos que garantem a segurança das informações, conforme padrões de boas práticas existentes no mercado.
Controles de acesso
Possuímos regras dispostas em Política que asseguram o controle de acesso ao sistemas e dados armazenados pela Oi. Dessa forma, suas informações, como dados cadastrais, financeiros entre outros, são acessados apenas por colaboradores devidamente autorizados e/ou por fornecedores/terceiros que possuam necessidade de acesso. Lembrando que a contratação de terceiros, além de passar por avaliações prévias de segurança e conformidade, também possuem cláusulas de confidencialidade, segurança e proteção de dados.
Conformidade
Dispomos de normativos internos, código de ética, cláusulas contratuais e manuais que orientam todos os envolvidos a usar dados pessoais de acordo com a lei, sob pena serem aplicadas sanções disciplinares e/ou contratuais.
Fique ligado! A segurança dos seus dados também depende de você:
Você é o único responsável por qualquer ação realizada na sua conta nos sites e serviços da Oi.
Dicas para manter a segurança!
- Escolha uma senha forte o suficiente para evitar que outras pessoas a adivinhem.
- Evite usar a mesma senha de outros cadastros, como e-mails ou outros aplicativos.
- Renove suas senhas periodicamente.
- Sua senha é secreta, ao compartilhar com outras pessoas, você coloca a segurança dos seus dados em risco
10. Quais são os meus direitos?
A legislação brasileira estabelece alguns direitos básicos para que titulares de dados tenham controle de suas informações. São eles:
- Acessar e receber uma cópia dos seus dados pessoais,
- Retificar informações incorretas, incompletas ou desatualizadas,
- Cancelar operações de tratamento que não cumpram requisitos legais ou excluir informações tratadas a partir do consentimento,
- Impedir ou se opor a algum tratamento de dados, mesmo que não seja necessário o consentimento, ou em caso de descumprimento da lei.
Este aviso
pode mudar?
Como a Oi está sempre melhorando seus serviços e produtos, esta página pode ser atualizada.
Quando isso acontecer, todos os clientes serão informados. Em todo caso, sugerimos o acompanhamento periódico desta página.
Ainda ficou com dúvida?
Fale com a Oi
Para falar sobre privacidade na Oi:
Encarregado de Dados
Christian Kratochwil
Pra falar sobre seus produtos e serviços, como 2ª via de conta, reparo, desbloqueio ou outros assuntos, confira os nossos canais de atendimento:
Clientes Oi Fibra
0800 031 8000Clientes Pessoa jurídica
0800 031 8000Demais clientes Oi
10331 ou 1057Ouvidoria
0800 031 7923