Rio de Janeiro, 05 de março de 2012 – Levantamento realizado pela Proteste – Associação Brasileira de Consumidores – destacou as melhores opções de planos para consumidores que utilizam celulares sem conexão à Internet (os chamados "planos 2G"). A Oi apresentou as melhores opções no Rio de Janeiro e São Paulo, em todos os perfis traçados, exceto nas cidades cobertas pela CTBC no Estado de São Paulo.
No Rio de Janeiro, o ranking das operadoras com as melhores opções se repete em todos os três perfis, sendo que a Oi tem os planos mais baratos. Em São Paulo, Oi aparece com a melhor opção para o perfil coletivo. O estudo constatou ainda que uma família paulistana pode gastar mais de R$ 400 por mês sem necessidade com tarifas de celular, caso seja cliente do plano mais caro. Já uma família carioca pode desperdiçar R$ 327 a cada mês.
Segundo Eduardo Aspesi, diretor de Segmento da Oi, a tendência é da oferta cada vez maior de planos personalizados. “O caminho é oferecer ao cliente o que ele quer. No Brasil ainda não há muito essa prática porque a aposta era no volume de aquisição de novos clientes. Agora com o amadurecimento do mercado, como acontece nos mercados mais desenvolvidos, a tendência é a especificação em busca da fidelização”.
O estudo analisou 2.850 planos 2G, pré-pagos e pós-pagos individuais e família das seis principais operadoras de celular do país, em 19 estados brasileiros. Foram levados em consideração três perfis de consumidores, moderado (que usa cem minutos por mês), frequente (900 minutos) e grupo (quatro linhas com 600 minutos entre si e 800 para outros telefones).
A Associação divulgou a pesquisa apenas nos estados do RJ e SP, mas criou um simulador para que o consumidor de todo o Brasil (exceto Sergipe, Alagoas, Piauí, Acre, Amapá, Roraima e Rondônia) verifique qual o seu perfil e plano mais adequado. Quem desejar pode acessar www.proteste.org.br/meucelular.