Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

Uma solução de segurança para cada camada do ambiente

Uma solução de segurança para cada camada do ambiente

DEBATER 30/06/2021

Com o lançamento do CASB (Cloud Access Security Broker), Oi Soluções expande seu portfólio de segurança para proteção de uma nova camada no ambiente de seus clientes

 

Oi Soluções acaba de lançar o CASB (Cloud Access Security Broker), seu primeiro produto focado na proteção de aplicações em nuvem, fornecido ao mercado no modelo SaaS (Software as a Service). Nessa entrevista ao Soluções em Pauta, a gerente de produtos de segurança cibernética da Oi Soluções, Patrícia Ventocilla, explica o que é o CASB, como ele chega ao mercado e quais as expectativas em relação ao produto.

Por que o lançamento de uma solução para proteção de aplicações em nuvem?

Patrícia - A companhia vem registrando crescimento na demanda por serviços de segurança cibernética e registrou aumento de cerca de 60% na sua receita em 2020, em comparação com o ano anterior. Minha área é a responsável pelo portfólio de segurança cibernética e, até o ano passado vínhamos desenvolvendo soluções com foco na proteção on-premises dos nossos clientes. Com a pandemia e a necessidade de digitalização das empresas, usando cada vez mais soluções em cloud, nós reajustamos o roadmap, desenvolvendo soluções de segurança focadas na proteção em cloud. 

E o que é o CASB?

Patrícia - O CASB é o primeiro produto de nosso portfólio focado na proteção em nuvem e a principal função dele é dar visibilidade e controle para o administrador de rede do que está sendo feito nas aplicações em nuvem. Todo administrador de rede tem controle e visibilidade das aplicações on-premises mas, com migração de diversas aplicações para a nuvem, eles precisam adotar soluções de segurança especificas para continuar tendo visibilidade e controle, adotando configurações de políticas de segurança nessas aplicações em nuvem. A solução é compatível   com as principais soluções de armazenamento e produtividade em nuvem, como  MS Office 365 OneDrive, Google Drive, Dropbox, etc.

O que ele traz de benefícios para os gestores de segurança?

Patrícia - Com o CASB, a área de segurança consegue ver os arquivos que estão sendo criados, compartilhados, armazenados. Ao estabelecer regras e políticas de segurança, os gestores conseguem evitar o vazamento de dados críticos da empresa. Esse controle age sobre qualquer tipo de arquivo que seja armazenado na nuvem. Além disso, ele permite que as organizações detectem e removam o compartilhamento de dados confidenciais fora das suas redes, garante que apenas usuários autorizados tenham permissão para acessar certos tipos de dados, permite aplicação de políticas predefinidas de conformidade, identifica conteúdo confidencial, aponta arquivos infectados com malware, possibilita a visibilidade do Shadow IT (serviços, softwares e dispositivos usados sem conhecimento pela TI) e classifica o nível de risco.

Isso é feito em conformidade com a LGPD?

Patrícia - Sim, mas não somente a LGPD. A solução está em conformidade também com outras normas e leis como SOX (Sarbanes-Oxley), PCI ((Payment Card Industry) e ISO (International Organization for Srandardization) em função do controle de segurança que você consegue prover na nuvem, auxiliando no trabalho de prevenção de vazamento de dados e detecção de ameaças.

E como isso é feito?

Patrícia - A própria solução consegue ler os arquivos na nuvem e detectar comportamentos que não são esperados. Se é detectada alguma ameaça, é removido o compartilhamento dos dados, evitando seu vazamento. Para isso, há toda uma inteligência de monitoramento do comportamento do usuário que tem acesso autorizado aos dados, permitido desta forma a verificação de um comportamento esperado ou não.

Que diferenciais o CASB apresenta?

Patrícia - O CASB é 100% baseado em nuvem e não exige, portanto, infraestrutura física por parte das empresas. Este produto também agrega valor à solução Multicloud da Oi para proteção das aplicações nela situadas, como Azure, AWS e Google Cloud. Na prática, o CASB protege as aplicações em nuvem e a Multicloud Oi é a plataforma de gestão da infraestrutura de TI na qual as aplicações em nuvem ficam.Outra vantagem são os relatórios de segurança e o suporte através do SOC (Security Operations Center).  Atualmente, o SOC da Oi monitora mais 170 mil elementos em mais de 870 empresas. Nesta solução ,o cliente é responsável pela gestão e configuração das políticas de segurança e conta com o SOC da Oi em regime de 24x7 para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas que porventura surjam. Por si só, é um diferencial, porque nosso time de segurança tem o know how adquirido dentro de casa para prover para os clientes do Oi Soluções

E qual a expectativa em relação ao mercado?

Patrícia – O serviço foi lançado no final de maio, mas já tínhamos demandas semelhantes, que foram atendidas como projetos especiais. Agora, com o produto 100% disponível em nosso portfólio e com todo o nosso time capacitado na solução, acreditamos em um aumento considerável no funil de vendas. Isso porque as empresas estão utilizando muito as facilidades oferecidas pela nuvem e precisam estar atentas à segurança. Quem já tinha essa preocupação dentro da empresa precisa levá-la para nuvem.

Além do CASB, que novas soluções sua área planeja trazer ao mercado?

Patrícia – O CASB complementa o portfólio de segurança cibernética da Oi Soluções que já possui os serviços Segurança de Perímetro (MSS), Anti-DDoS, DNS Security, Endpoint Security EDR, VPN Corporativa, Autenticação Multifator, Análise de Vulnerabilidade e Web Aplication Firewall. Nosso foco é ter cada vez mais soluções que ajudem na proteção das diferentes camadas do ambiente do cliente e é nessa linha que novas soluções serão anunciadas até o final do ano.

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSA SOLUÇÃO CASB SAAS