Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

“Observabilidade”: a chave para a gestão dos recursos de TI nos negócios

“Observabilidade”: a chave para a gestão dos recursos de TI nos negócios

INOVAR 02/02/2024

Artigo de Andrea Iorio, embaixador da Oi Soluções

Imagine-se preparando para uma viagem de carro. As malas estão prontas, a rota está organizada e o carro foi minuciosamente checado: pneus, óleo, freios - tudo em ordem. No entanto, ao dirigir, você adota uma abordagem diferente: ignora o navegador, não verifica o nível de gasolina e despreza uma luz de alerta indicando baixa pressão em um dos pneus. Qual é a probabilidade de você chegar ao destino? Obviamente, as chances são mínimas. Provavelmente, você acabará sem combustível, com um pneu furado, perdido em algum lugar desconhecido. E isso, mesmo tendo se preparado e planejado muito bem!

Da mesma forma que você com o seu carro, ou como um piloto de avião que depende essencialmente do painel de controle para navegar, um gestor de TI precisa de uma visão clara e compreensiva do "painel de controle" dos seus sistemas de TI para assegurar uma gestão eficiente. A analogia do carro ilustra a essência da “observabilidade” em TI: sem ela, os gestores operam como um piloto no escuro, sem visibilidade e compreensão do que realmente está acontecendo em seus sistemas e que estão gerando impacto indireto ou direto no negócio da empresa.

Mas, afinal, o que é observabilidade? Em TI, observabilidade é a capacidade de monitorar, medir e entender o comportamento e o estado interno de um sistema complexo com base em métricas externas. Esta abordagem analisa os dados e fornece insights para solucionar problemas identificados proativamente, muitas vezes de forma preventiva. Um sistema observável antecipa desafios que podem causar falhas irreversíveis e altos custos para os negócios. A observabilidade vai além de ter dados disponíveis; é a capacidade de interpretá-los em tempo real, transformando-os em insights acionáveis e permitindo aos gestores de TI otimizar a eficiência, segurança e resiliência dos sistemas críticos.

Ela é fundamental para responder perguntas como: O que está acontecendo no sistema? Por que algo deu errado? Como o sistema está funcionando? Oferecendo métricas e indicadores de desempenho, a observabilidade ajuda a avaliar o estado do sistema e a tomar decisões informadas sobre otimizações e escalabilidade.

A observabilidade ganha importância crescente para fornecedores de serviços gerenciados, enfrentando o desafio de trabalhar com a grande quantidade de informações oriundas do aumento exponencial de sistemas e aplicativos modernos baseados em microsserviços. Conforme as aplicações e cargas de trabalho migram para a nuvem, surge a necessidade de uma visão analítica entre plataformas para detectar e resolver proativamente incidentes em ecossistemas híbridos, multicloud e dinâmicos. A observabilidade entra em cena para oferecer novas formas de investigação e diagnóstico, abordando falhas imprevisíveis que o monitoramento tradicional isolado não consegue detectar.

Nesta frente, tem várias iniciativas voltadas a melhorar a Observabilidade nas empresas. Em particular, em janeiro de 2024, A Oi Soluções, integradora de soluções digitais para o mercado corporativo, lançou em colaboração com a IBM mais duas soluções inovadoras de gestão e monitoramento para o mercado: FSO ARM (Full Stack Observability Application Resource Management), que aprimora a gestão dos recursos que sustentam as operações de negócios da empresa, e FSO APM (Full Stack Observability Application Performance Monitoring), que oferece uma visão completa e integrada do desempenho de aplicações e serviços.

Além do FSO ARM e FSO APM, a Oi Soluções oferece mais soluções na área de Observabilidade: desde a Gestão Integrada de Serviços (GIS) - uma solução de monitoramento e gerenciamento de serviços de redes (WAN), segurança (MSS) e TI (LAN, WLAN, servidores, aplicações, bancos de dados e storages) -, o Gestão Digital 360º - que permite o gerenciamento integrado dos serviços de TI e Telecom, assim como gestão do desempenho de aplicações, gestão da experiência de uso e gestão de indicadores de negócio, minimizando falhas de TI que possam trazer impactos indiretos ou diretos ao negócio da empresa -, até o GIS DEM (Digital Experience Monitoring) - uma solução de monitoramento da disponibilidade e do desempenho dos serviços digitais a partir do ponto de vista da audiência, identificando e acompanhando o comportamento de seus usuários em diversos cenários (períodos, datas específicas, provedores de acesso, dispositivos ou localidades), a Oi Soluções tem todas as ferramentas necessárias melhorar a observabilidade da sua empresa com soluções inovadoras de gestão e monitoramento. 

A observabilidade em TI transcende a simples monitoração de sistemas. Ela envolve a análise contínua e em tempo real de dados para prever e prevenir problemas antes que eles impactem os negócios. Esta abordagem proativa em TI leva a uma redução nos custos operacionais, otimização de recursos e melhoria na eficiência operacional. Ao invés de agir somente após a ocorrência de falhas ou problemas, a observabilidade permite que as equipes de TI antecipem e resolvam questões, mantendo a infraestrutura de TI saudável e resiliente, de reativa para preventiva.

Nesse cenário dinâmico e desafiador, a observabilidade emerge não apenas como uma solução, mas como um imperativo estratégico para qualquer empresa que busca excelência e competitividade no mundo digital.
 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EM SERVIÇOS GERENCIADOS