Soluções em Pauta

Novas tecnologias e ferramentas de IA aceleram implantação de soluções no mercado corporativo

Novas tecnologias e ferramentas de IA aceleram implantação de soluções no mercado corporativo

INOVAR 28/08/2025

Oi Soluções tem uma rede de mais de 200 parceiros para atender sua carteira de clientes B2B

A transformação de modelos de negócio por meio da conectividade e da aplicação prática de tecnologias como IA, 5G e IoT foi o tema principal do painel Casos de Sucesso em Soluções para B2B, durante o evento Telco Transformation Latam, que contou com a participação do diretor de Produtos e Arquitetura de Soluções da Oi Soluções, Renato Simões. A Oi Soluções é a unidade de negócios do Grupo Oi para o mercado corporativo. Durante o evento, o executivo destacou que a aceleração da digitalização e a incorporação de novas tecnologias têm elevado de forma significativa a experiência dos clientes corporativos, trazendo agilidade e permitindo que empresas tenham acesso a soluções customizadas, com processos mais simples e integrados. 

“No caso do uso de ferramentas avançadas como IA, nós estamos trabalhando com um modelo preditivo com o objetivo de identificar e antecipar problemas dos clientes, garantindo soluções eficazes com mais rapidez” disse o executivo, acrescentando que a experiência da Oi Soluções no uso interno da IA tem contribuído para facilitar a sua implantação em sistemas de  grandes clientes no segmento B2B.  

Segundo Renato Simões, a mudança no mercado com a chegada da IA  é uma das mais relevantes dos últimos tempos e um dos reflexos principais disso é que no segmento corporativo  “a conectividade deixou de ser uma questão”. “Hoje o mais importante são os serviços e soluções oferecidos em cima da rede. Há alguns anos, nossa preocupação era se alguns setores, como por exemplo o agronegócio, tinham acesso rápido e confiável a uma rede de internet. Agora, a situação é completamente diferente: temos satélite, satélite de baixa órbita, rede 5G, fibra.  O que faz diferença é o tipo de solução que a empresa oferece para o cliente. Em dois ou três anos, vamos deixar de falar de conectividade e falar somente das soluções de tecnologia que estão disponíveis no mercado “, disse. 

O uso da IA é apontado pelo executivo como um dos fatores que mais têm contribuído para a própria transformação da companhia, levando a uma melhoria e agilidade nos processos operacionais. “Temos uma atuação sólida na esfera governamental tanto estadual como federal e  em muitas licitações, e antes do uso de IA , até a engenharia levantar e analisar uma proposta viável,  o prazo do edital já tinha expirado. Agora, com a IA esse processo ganhou velocidade: fazemos não só a seleção dos serviços e soluções, como a análise de preço utilizando as cotações de editais similares, do nosso nível de competitividade e identificamos eventualmente os itens do edital onde podemos encontrar alguma dificuldade” relatou.

Com a venda da infraestrutura da Oi e a saída da empresa do mercado de varejo, o novo foco da companhia foi  buscar novas tecnologias e trabalhar cada vez mais de forma consultiva, integrando um robusto ecossistema de parceiros e fortalecendo a permeabilidade na cadeia de serviços para o mercado corporativo. “O nosso maior trunfo hoje é a sólida carteira de clientes corporativos. Na Oi Soluções, investimos intensivamente na estratégia one to one, e adotamos uma postura fortemente consultiva.  Hoje, temos uma rede de mais de 200 parceiros conectados, de vários segmentos, com oferta de diferentes soluções desde a infraestrutura até o desenvolvimento de uma  IA”.

Para o futuro Simões acredita que o mercado vai depender muito mais da inteligência artificial do que da oferta da conectividade. “ Nesse sentido nós aqui na Oi Soluções estamos acelerando a implantação de novas soluções para gerar cada vez mais valor para nossos clientes”, afirmou.  
O painel reuniu além de Renato Simões,  executivos de diversos segmentos de TI, no Rio de Janeiro. Participaram também Antonio Moreno, Head of Digital Solutions at VP B2B Digital Business, ENTEL CHILE; Anderson Jacopetti, CTO, ALARES; e Eduardo Takeshi, Director de Producto B2B, LIBERTY LATIN AMERICA. O debate foi mediado por José Ricardo Formagio Bueno, Embaixador para América Latina, TM FORUM. 

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar