Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

Nova versão de WiFi da Oi conta com funcionalidades de Big Data e Analytics

Nova versão de WiFi da Oi conta com funcionalidades de Big Data e Analytics

DEBATER 16/11/2020

Com foco no mercado corporativo, Oi WiFi 4.0 dá às empresas a possibilidade de extrair, organizar e analisar informações de clientes de forma customizada e integrada aos principais sistemas de gestão do mercado

 

Oi Soluções anunciou recentemente uma evolução de sua plataforma de conectividade sem fio para o mercado corporativo. Chamada de Oi WiFi 4.0, a solução traz como diferencial a disponibilidade de funcionalidades de Big Data e Analytics, o que vai permitir a empresas de todos os portes analisar os comportamentos de seus clientes e integrar estes dados com os principais sistemas de gestão do mercado. O serviço é aderente às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), legislação que acaba de entrar em vigor.

Para detalhar o que é a solução e os benefícios que ela pode trazer aos usuários, o Soluções em Pauta conversou com o Gerente de Produtos de Dados Avançados da Oi Soluções, Ramon Bahiense Moraes.

Por que a inclusão destas funcionalidades no WiFi 4.0?

As empresas precisam cada vez mais direcionar os seus negócios usando a tecnologia como diferencial estratégico. Por meio da nossa solução conseguimos gerar insights aos nossos clientes que se convertem em novas receitas. E, nesse novo cenário que estamos vivendo, ter estratégias mais eficazes no negócio vai fazer toda a diferença para a retomada da receita.

Você pode detalhar estas novas funcionalidades?

Sim. As novas ferramentas são Business Analytics e Location Analytics. Utilizadas em ambientes indoor e outdoor, elas permitem mensurar quanto tempo os clientes permanecem no estabelecimento, de forma anonimizada, quais horários de maior fluxo e qual a taxa de retorno, entre outros dados relacionados aos seus hábitos. Com isso, conseguimos oferecer às empresas informações sobre os perfis de seus clientes para a criação de campanhas e pesquisas personalizadas para a publicidade de produtos e serviços. Este espaço também pode ser usado para a rentabilização do negócio com a venda de mídia para outras empresas.

Como esses dados são armazenados?

Toda vez que o usuário final se autentica, a solução consegue registrar insights e criar um Big Data específico daquele cliente, um perfil dele. Com isso é possível identificar quantos clientes estão na minha loja, quanto tempo eles ficam e qual o dia e horário em que a loja é mais frequentada. É com isso que criamos os insights e melhoramos os parâmetros de relacionamento com o cliente e com o espaço físico.

Isso fica hospedado na infraestrutura do cliente?

Não, tudo hospedado em nuvem. Cada cliente vai criar sua identidade e perfil com base nas autenticações que ele recebe. As informações são do cliente dono da base de dados criada por ele. Costumamos dizer que a empresa vai conseguir criar a identidade do cliente que acessa o seu ambiente, o que faz mais sentido quando ele for planejar alguma campanha.

E estas informações se integram aos ERPs das empresas?

O Oi WiFi 4.0 se integra com os principais sistemas de gestão do mercado. Com isso, as empresas podem organizar as informações extraídas da solução de forma customizada, em tempo real, e gerar insights para o negócio.

Essa integração é fundamental, não é?

Sim, essa inovação permite que a gente seja muito mais eficaz em relação às ferramentas que temos disponíveis. O Oi WiFi 4.0, na medida em que consegue criar insights, pode criar uma base de informações em que é possível avaliar o potencial para aumento de vendas. Será possível ter uma visão um pouco mais detalhada do perfil do consumidor e, com isso, montar o mix de produtos para converter em vendas. Para fazer isso antigamente, as empresas precisariam contratar uma empresa de pesquisa para obter esses dados.

E há funcionalidades de segurança também?

A plataforma garante filtro ao conteúdo acessado, prevenindo a navegação em sites indesejados. Ela também registra e arquiva os dados do usuário por 60 meses, resguardando os clientes corporativos de possíveis maus usos por parte de seus clientes em seus estabelecimentos.

Tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados?

Sim, todo o serviço é aderente ao marco civil da internet e à LGPD, que são as diretrizes que seguimos. Mas o cliente é o responsável pela manutenção dos dados. Se o time de TI ou de marketing faz a campanha e por algum motivo a libera de forma indevida, ele será penalizado. Cada um tem o seu pedacinho de responsabilidade no processo.

E como a Oi WiFi 4.0 pode ser contratada?

A solução é oferecida 100% como serviço, desde a parte de conectividade até a parte de hardware e de portal, que reúne todas as funcionalidades.

Que funcionalidades os clientes encontram ali?

Um exemplo é o módulo de campanha, que permite criar campanhas dentro da rede do cliente. Com ele, a empresa pode, por exemplo, mandar ao cliente uma imagem gif ou fazer uma oferta de um produto toda vez que este cliente se conectar na rede.

Quais segmentos devem utilizar mais o serviço?

Hoje há muita aderência ao varejo, mas entendo que este é um dos públicos, não o principal. Um exemplo: a solução conta com uma funcionalidade chamada mapa de calor, que permite avaliar onde há uma aglomeração de pessoas. Consigo, com essa plataforma, fazer ação para evitar aglomerações na loja, que é muito importante nesse momento de pandemia. No segmento educação, os alunos têm aula na sala física, mas é possível que eles utilizem o Oi WiFi 4.0 para acessar as tarefas de outras dependências da escola. Em redes hoteleiras, é possível contatar os hóspedes para ofertas e serviços no hotel.

Também há utilização no setor financeiro. Um grande banco pode implementar em suas agências para ajudar seus clientes a baixar seu aplicativo, ensiná-los a utilizar e a fazer a migração da agência física para o mundo virtual. O varejo hoje tem mais apelo, mas a utilização pode se dar em vários segmentos.

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EM BIG DATA