Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

IoT aumentando a eficiência energética

IoT aumentando a eficiência energética

INOVAR 31/03/2021

Mercado já conta com soluções – oferecidas como serviço – que permitem monitorar informações sobre consumo, auxiliando na gestão da eficiência energética

 

O combustível primário da transformação digital – e isso ficou ainda mais evidente nestes doze meses de pandemia e isolamento – é a energia elétrica. No último ranking de eficiência energética internacional (International Energy Efficiency Scorecard), o Brasil aparece na 20ª posição em um grupo de 25 países. Além disso, segundo levantamento da TR Soluções, empresa brasileira de tecnologia aplicada ao setor elétrico, a conta de luz deve ter um aumento médio de 14,5% em 2021, o que deve ampliar os esforços das empresas no uso eficiente de energia.

Por isso mesmo, na mesma medida em que crescem as iniciativas de digitalização da economia e da sociedade, aumenta a preocupação com o consumo deste recurso natural. É essa preocupação que tem levado cada vez mais empresas a se preocupar com a gestão da energia e com a busca de eficiência energética, ou o melhor modo de usar o recurso com consciência e sustentabilidade. No caso das empresas, essa busca está fortemente relacionada também com a redução de custos.

É isso que tem feito muitas delas buscarem soluções de tecnologia que as ajudem nesse sentido, ao mesmo tempo em que adotam práticas de gestão mais inteligentes. Na intersecção entre estas duas demandas, o mercado tem visto o surgimento de soluções que, baseadas em conceitos avançados de machine learning e internet das coisas (IoT), agem nas duas frentes: economia e gestão.

Um exemplo é a solução Facilities Eficiência Energética, recentemente lançada pela Oi Soluções, que além de auxiliar no controle da quantidade de energia consumida, apresenta o padrão de gasto do usuário, possibilitando a gestão e a otimização do consumo. Com isso, a plataforma permite a tomada de ações corretivas ainda no mês vigente, evitando que as empresas tenham consumo excedente aos seus contratos.  A solução é composta por módulos de inteligência de dados on-line/off-line, monitoramento via dashboards e atuação remota, que podem ser combinados de acordo com a necessidade de cada cliente.

Mais do que identificar oportunidades de otimização de consumo, soluções como a oferecida pela Oi, detectam automaticamente anomalias, fazendo recomendações de ajuste, monitoram circuitos, controlam a temperatura e a abertura e o fechamento de portas. Além disso, auxiliam no cumprimento das metas e possibilitam ligar e desligar equipamentos de modo remoto e automatizado.

Tudo isso pode ser utilizado em larga escala e é altamente customizável, sendo recomendado para as mais diversas verticais de negócios como indústria, varejo, saúde, logística e hotelaria. Como a eficiência energética está diretamente relacionada à integração dos processos produtivos com as inovações tecnológicas, é preciso inovar para evitar o desperdício de energia.

Por isso a Oi Soluções vem adotando a estratégia de prover soluções de IoT para as empresas, impulsionando a economia de custos e a sustentabilidade.

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EM IOT