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Soluções em Pauta

IA como destaque no IBM Think 2023

IA como destaque no IBM Think 2023

CRESCER 11/05/2023

Oi Soluções esteve presente no Think 2023, conferência anual da IBM com especialistas que abordaram o futuro da tecnologia nos negócios e na tomada de decisões.

Com o tema central "Accelerate new discoveries about our planet with AI" (Acelere novas descobertas sobre nosso planeta com a IA) aconteceu esta semana, de 9 a 11 maio 2023, o Think 2023, a conferência anual da IBM que trouxe pautas relevantes sobre o futuro da tecnologia.
 
A empresa lançou durante o evento o Watsonx, nova plataforma de inteligência artificial (IA) e de dados que permitirá às empresas escalar e acelerar o impacto dessa tecnologia com dados mais confiáveis.
 
A nova solução oferece ferramentas para construção de modelos de IA, além de acesso a modelos pré-treinados.
 
Everaldo da Guarda Júnior, head de Cloud da Oi Soluções, acompanhou a edição do evento e compartilhou os principais insights dos assuntos mais abordados: tecnologia, IA, sustentabilidade e foundation model. “Um convite a pensar em como alinhar o desenvolvimento tecnológico com a responsabilidade social corporativa" – disse Everaldo. Confira.
 
 
O que foi o IBM Think 2023?
 
Essa experiência não poderia ser melhor: estava imerso num dos maiores eventos de tecnologia do mundo, assistindo palestras, conhecendo soluções e sendo provocado a “pensar” em como a IA pode resolver milhões de problemas, sejam eles empresariais, de segurança e saúde pública, financeiro, sustentabilidade e mais diversas possibilidades! Saio daqui com a certeza de que não existe “limite” para aplicação da IA. Aliás, se pararmos para “pensar” a IA nos provoca de uma maneira tão profunda, que o grande desafio, na minha opinião, é delimitar o problema a ser resolvido, pois cada possibilidade imaginada te remete à impossibilidade de não fazer uma auto provocação e estimular a nossa mente em avançar um pouco mais, e mais...
 
Se tivesse que resumir o evento em soluções:
 
Aplicação da Inteligência Artificial para melhorar o dia a dia das empresas, dos seus colaboradores e clientes, além de cuidar do planeta com o brilhante apelo à sustentabilidade trazido no evento. Um convite a pensar em como alinhar o desenvolvimento tecnológico com a responsabilidade social corporativa:
 
Talvez uma das expressões mais faladas de todo esse evento foi “foundation model”, que  são modelos treinados em um amplo conjunto de dados não-rotulados e que podem ser usados para diferentes tarefas com mínimos ajustes. 

Vimos a IBM, com o Watsonx.ai, trazendo o foundation models para o ambiente enterprise, viabilizando o sucesso na experiência do cliente em qualquer negócio com níveis altíssimos de assertividade: que tal obter um código de barra para pagamento de contas no seu atendente virtual? Ou trocar de plano para determinado serviço sem necessitar falar com um atendente humano? 

Certamente isso não será a novidade, mas o que você espera que o atendente virtual faça ao receber uma pergunta que não esteja treinado para responder? Se sua resposta foi o desvio para uma posição de call center é aí que presenciamos algo incrível. Neste momento, o seu atendente virtual irá analisar uma série de documentos no contexto da pergunta e, com linguagem natural, te responder tudo o que “aprendeu” nessa leitura, e com alto grau de assertividade. Essa é uma experiência sensacional. Para mim, a melhor aplicação da IA focada no clientecentrismo!
 
Vimos também em como a IBM está atuando em todo ecossistema de computação: hybrid cloud, computação quântica, arquiteturas capazes de entregar a velocidade necessária para o treinamento da inteligência baseado no foundation model. A IBM trouxe ainda muito fortemente o Cibersecurity, sobretudo nas automações possíveis com aplicação da IA para mitigar os riscos de segurança, atuando de maneira proativa na blindagem das arquiteturas computacionais e reduzindo o tempo de reação na detecção das tentativas de ataques cibernéticos.
 
Por fim, um painel muito interessante começou com a provocação: e se o seu dia tivesse mais horas? Ou se a semana tivesse mais dias? O Think trouxe, na minha opinião, o estado da arte da automação de processos empresariais. Com o Watson Orcherstrator, vimos exemplos práticos da utilização de Inteligência Artificial no mapeamento e execução de processos empresariais, reduzindo tempo em “atividades mecânicas” e elevando, em escala, a produtividade dos colaboradores.
 
Esse foi o Think, um convite a pensar em como podemos tornar a nossa vida melhor com a aplicação da inteligência artificial.

 

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