Soluções em Pauta

Com plataforma de observabilidade, Oi atinge 100% de cobertura em sistemas críticos e otimiza monitoramento de desempenho do negócio
Tempo de implantação de monitoramento cai 75% e companhia amplia visão estratégica com dados em tempo real
A Oi alavancou sua eficiência operacional ao implantar soluções de observabilidade em seu ambiente de TI, passando a monitorar integralmente suas aplicações críticas, além de reduzir em 75% o tempo necessário para configurar o monitoramento de novos serviços — de dois meses para somente duas semanas.
A modernização veio em resposta à crescente complexidade da infraestrutura de TI da empresa, que combina sistemas legados on premise, ambientes em nuvem e aplicações modernas.
O monitoramento, que antes dependia de ferramentas desconectadas entre si e processos manuais, teve sua gestão de dados centralizada e automatizada, eliminando lacunas de visibilidade e passando a atuar com maior agilidade na prevenção de falhas, o que otimizou as operações com escalabilidade e altos níveis de disponibilidade sistêmica.
Além da operação de TI, a capacidade analítica da nova solução implementada passou a ser utilizada no monitoramento de resultados do negócio. Com isso, a liderança consegue cruzar dados técnicos e comerciais para identificar gargalos com mais agilidade e precisão.
“Após integrar a observabilidade, transformamos dados brutos em inteligência acionável, coletando insights em tempo real que sustentam decisões estratégicas do negócio. A confiabilidade dos nossos sistemas e a experiência do cliente são inegociáveis”, afirma Alexandre Furtado, Diretor de Infraestrutura e Operações de TI da Oi.
A solução permitiu também reforçar o gerenciamento da cibersegurança, utilizando recursos de IA e Machine Learning para monitorar padrões de acesso e detectar possíveis anomalias e comportamentos suspeitos. Atualmente, as equipes de TI identificam incidentes e possíveis tentativas de intrusão em tempo real, atuando preventivamente em sistemas críticos.
O executivo explica que o ganho foi imediato: “A automatização encurtou drasticamente o tempo de resposta a incidentes cibernéticos, possibilitando uma atuação proativa ao detectar ameaças antes que se tornem violações reais”, destaca Furtado.
Alinhada à atual estratégia da companhia, focada em oferecer integração de soluções digitais ao mercado corporativo através da unidade de negócios Oi Soluções, a implementação da solução de observabilidade fortalece a posição da Oi como uma parceira tecnológica estratégica aos seus clientes, capaz de antecipar riscos, garantir alta disponibilidade sistêmica e de serviços, além de apoiar a tomada de decisões com base em dados — atributos essenciais para empresas que buscam inovação com segurança e eficiência operacional.