Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

Cloud: Desafios e perspectivas para acelerar a jornada

Cloud: Desafios e perspectivas para acelerar a jornada

DEBATER 07/07/2022

CEO da Oi, Head da Oi Soluções e Diretor da AWS abordaram as estratégias para uma jornada bem-sucedida na nuvem em mais uma edição do Soluções em Debate

Adotada em larga escala por empresas de todos os portes, as soluções de cloud têm um papel fundamental na otimização da infraestrutura e na redução de custos. Mas a jornada para a nuvem envolve alguns desafios, entre eles, gestão de provedores, convergência de soluções e escolha de parceiros. As estratégias para uma jornada eficaz na nuvem foram tema de mais uma edição do Soluções em Debate, que aconteceu em 1º de julho no showroom da Oi Soluções em São Paulo.

Desenvolvido em parceria com o jornal Valor Econômico e mediado pelo jornalista Vinicius Donola, o evento contou com a participação do CEO da Oi, Rodrigo Abreu, da Head da Oi Soluções, Adriana Viali, do Diretor da Amazon Web Services (AWS) no Brasil, Cleber de Morais, e do palestrante e especialista em inovação Andrea Iorio.

Rodrigo Abreu começou o debate relembrando a aceleração da transformação digital provocada pela pandemia do coronavírus, que levou a Oi a colocar 9 mil colaboradores em trabalho remoto em apenas uma semana.

“Os mecanismos tecnológicos, as ferramentas e soluções já existiam e as soluções de cloud sem dúvidas foram importantes para que as coisas pudessem ser feitas de uma maneira acelerada.  Às vezes as barreiras estão nas nossas cabeças e nos nossos processos. Mas é preciso que a infraestrutura esteja preparada”, ponderou.

A modernização da infraestrutura foi abordada por Adriana Viali que falou sobre os resultados do INEXTI, indicador de excelência em tecnologia e inovação desenvolvido pela Oi Soluções em parceria com a IDC para medir o grau de maturidade das empresas. A executiva acredita que a segunda edição da pesquisa, com previsão de lançamento ainda no segundo semestre deste ano, deve mostrar importantes avanços na migração de data centers para soluções de cloud.

“Certamente o retrato da jornada para a cloud está muito mais acelerado. Nós da Oi Soluções por exemplo nesta torre de serviço crescemos quase 200% nos últimos 24 meses. Então, os dados mostram que cloud não é mais uma tendência. Já é uma realidade”, completou Adriana Viali.

Morais falou sobre o pioneirismo da Amazon e o surgimento da nuvem há cerca de 15 anos como estratégia para fornecer computação de servidores e armazenamento de serviços via internet sob demanda. A tecnologia foi imediatamente abraçada pelas startups que viram no modelo um diferencial competitivo:

“Esse advento começou a ser o grande alavancador dessas startups e essas empresas começaram a crescer e ganhar um dimensionamento muito grande, trazendo uma competividade cada vez maior, agilidade no lançamento de produtos, levando outras empresas a entrar nessa jornada”, explicou.

Gestão, especialização e parcerias

A necessidade de uma baixa latência com uma conectividade de fibra ótica, a previsibilidade dos gastos e a flutuação cambial foram enumeradas como desafios na jornada para a cloud. Viali reforçou o fato de existirem diversas soluções no mercado para facilitar a gestão, como o Oi Cloud Hub, plataforma que possibilita uma visão gerencial centralizada dos recursos contratados e dos respectivos gastos com faturamento em reais. A Head da Oi Soluções chamou atenção ainda para o surgimento de profissionais especializados na gestão dos gastos na nuvem:

“Muitas empresas já contam com profissionais dedicados para cloud economics. Está sendo criada uma nova competência nesse ecossistema”, afirmou.

Abreu alertou para a necessidade de complementar a massa crítica especializada com parceiros. “Trabalhando com grandes provedores como a AWS existe todo um programa de capacitação, de especialização. Fazer tudo dentro de casa é muito difícil. É preciso uma assessoria de qualidade para criar uma estratégia, criar uma visão, criar um roadmap, criar uma equipe e se cercar de parceiros competentes”.

Cloud nos conselhos

Embaixador da Oi Soluções e palestrante de inovação, Andrea Iorio apresentou dados de uma pesquisa de 2021 feita pela McKinsey que mostra que apenas 27% das empresas privadas têm cloud computing na pauta dos conselhos de administração das principais empresas.

“Muitas vezes o CIO, o CTO tenta levar essa pauta, mas cloud é visto apenas como uma ferramenta. Ainda é colocado em um nível pouco estratégico em relação ao que ele verdadeiramente é. Falta uma compreensão de que o tema não deve ser apenas técnico, falta entendimento do potencial que ele também traz ao negócio”, completou.

Abreu, por sua vez, reforçou que tecnologia e cloud especificamente não são assuntos apenas de TI, mas sim dos principais executivos e também do conselho:

“Sem essa visão da tecnologia como um enabler de negócio de mudança de negócio, de abertura de oportunidade, de diferencial competitivo, de ruptura de negócio, de transformação efetiva do negócio e não da tecnologia, qualquer outra discussão acaba sendo secundária”, concluiu.

Veja o evento na íntegra no LinkedIn da Oi.

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EM CLOUD