Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

Adoção de multinuvem traz novos desafios para o mercado

Adoção de multinuvem traz novos desafios para o mercado

CRESCER 01/11/2021

Adotar múltiplas nuvens exige a adoção de estratégias e ferramentas específicas. Tema foi debatido durante evento Cloud Evolution Forum, realizado em setembro de 2021, do portal TI Inside.

A adoção de múltiplas nuvens tem se tornado cada dia mais comum entre empresas e, com ela, as exigências de técnicas de gerenciamento automatizados de acordo com as necessidades das aplicações, previsibilidade, custo/benefício, orquestração, governança e melhor resultado para o negócio. O tema foi o mote do Cloud Evolution Forum, que reuniu especialistas em cloud computing para abordar os desafios da ação de nuvem pelas organizações, entre eles o diretor de pré-vendas da Oi Soluções, Fernando Sá.

Um estudo divulgado pela Forrester Research aponta que nos próximos anos 93% das empresas vão implementar seus workloads em duas ou mais nuvens. O uso dos chamados ambientes multicloud, mesmo garantindo alta disponibilidade e processos mais eficientes, também traz desafios, principalmente quando se fala no gerenciamento e na entrega de aplicações em ambientes distintos e heterogêneos. Para se deslocar com êxito para este novo modelo, as organizações devem encontrar uma solução que possa integrar, otimizar e orquestrar todos os elementos individuais dentro de uma arquitetura de nuvem híbrida.

E é nesse sentido que o mercado de soluções de TI tem se movimentado. Fernando Sá lembrou durante o evento que a Oi Soluções tem oferecido a seus clientes consultoria para uma jornada completa para a nuvem e destacou o Oi Cloud Hub como uma solução que permite a gestão integrada de múltiplas nuvens em uma única plataforma com o intuito de simplificar o dia a dia das empresas. “É uma plataforma multicloud que engloba os mais avançados recursos, já integrados com inteligência artificial e machine learning”, completou.

Fernando Sá reforçou que as soluções de cloud desempenham um papel fundamental na otimização de processos, automatização de tarefas e redução de custos para empresas das mais variadas verticais e tamanhos e não somente para os setores tradicionais como varejo, finanças e saúde. Com isso, a utilização do Oi Cloud Hub garante escalabilidade, disponibilidade, segurança e gestão.

 “É neste contexto que o Oi Cloud Hub atua como integrador das principais nuvens públicas – AWS e IBM Cloud – por meio de um dashboard para provisionamento de carga de trabalho com visão gerencial centralizada dos recursos e dos respectivos gastos com faturamento em reais”, destacou. Além disso, ele traz a possibilidade de as empresas terem suporte na jornada para a cloud por meio de consultoria e auxílio técnico aos projetos de acordo com a necessidade de cada negócio.

E esta é uma demanda que está apenas começando. De acordo com o INEXTI, indicador de excelência em tecnologia e inovação da Oi, mais de 80% das empresas brasileiras ainda são dependentes de infraestruturas tradicionais de TI, seja um data center próprio ou terceirizado. “Nosso objetivo é contribuir para a evolução deste cenário e o lançamento do Oi Cloud Hub é uma impulsionadora desse movimento que tem impacto direto nos negócios”, afirmou Fernando Sá.

Para o diretor de pré-vendas da Oi Soluções, essa jornada de transformação não é algo simples para as empresas, mas a Oi Soluções vem se transformando para acompanhar e atender as necessidades dos clientes. “Nos tornamos um grande integrador de soluções para atender estas demandas de ponta a ponta”, ressaltou.

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSA SOLUÇÃO CLOUDHUB