Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

Varejo aposta em cibersegurança

Varejo aposta em cibersegurança

INOVAR 18/12/2023

Datas sazonais, como o Natal, costumam sofrer com aumento de ataques cibernéticos. Conheça soluções que podem evitar esse problema

Nos últimos anos o varejo brasileiro acelerou o desenvolvimento do seu comércio on-line devido a fatores como aumento do acesso à internet no Brasil, consolidação dos marketplaces, digitalização do comportamento do consumidor e melhoria na logística das transportadoras. 

Segundo o relatório Neotrust 2T22, que aborda os números do segundo trimestre de 2022 para o e-commerce, o público brasileiro fez 15,4 milhões de pedidos no período — um crescimento de 9,8% com relação a 2021 —, gerando R$ 6,5 bilhões de faturamento (0,3% de aumento).

Com a alta das compras, vem também o aumento dos ataques cibernéticos. Conforme o Relatório Varejo 2023, realizado pela empresa de pagamentos Adyen, as tentativas de fraude de pagamento no Brasil aumentaram 36% em 2022, resultando em ataques cibernéticos ou vazamentos de dados (22% a mais com relação ao ano anterior) e perdas com transações fraudulentas e estornos (51% maiores).

Conheça soluções que ajudam varejistas a adequar seus e-commerces às exigências de segurança da atualidade.

Desafios do varejo e principais soluções em Cibersegurança

Anti-DDoS: contra a indisponibilidade do site 

Em épocas como o Natal, a Black Friday e o Dia das Mães, o número de acessos a e-commerces cresce exponencialmente — e, consequentemente, os ciberataques. Por isso, empresas que necessitam essencialmente de um site para a venda de seus produtos e serviços precisam contar com uma proteção robusta. 

Ataques de negação de serviço distribuído (DDoS), também conhecidos como “ataques em massa”, acontecem através de uma grande quantidade de requisições de acessos em que o sistema do e-commerce não consegue suportar e sai do ar.

Um ataque DDoS pode gerar prejuízos financeiros pela possibilidade de perda de oportunidades de venda e até pela coação a um pagamento de resgate ao hacker.

Assim, a solução Anti-DDoS é um serviço que trabalha para impedir esse tipo de ataque em massa.

O Anti-DDoS atua no backbone Internet sem que haja necessidade de instalar hardware equipamentos no sistema da empresa. Quando contratada, a solução monitora, detecta e impede ataques em massa, garantindo a disponibilidade de acesso ao site em momentos de grande volume de acessos. Por fim, oferece relatórios com os ataques detectados e evitados.

WAF (Web Application Firewall): contra vazamento de dados 

O WAF é uma solução em nuvem que provê a proteção de aplicações web, como sites e e-commerces, contra a exploração de vulnerabilidades, bots, upload de malwares, ataque de dia zero e tráfego de aplicações maliciosas. Quando instalado, o usuário não acessa diretamente o site, passando primeiro por um “filtro” virtual. 

O WAF tem mecanismos para identificar se o visitante é um consumidor comum ou alguém com intenções fraudulentas. 

A solução protege tanto da indisponibilidade do site quanto do roubo e vazamento de informações, dados e cadastro de usuários.

SIEM: visão unificada para a gestão do ambiente de cibersegurança

Imagine o tempo e esforço da sua equipe de Segurança da Informação para lidar com múltiplas ameaças de diversas origens?

O Sistema de Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança (SIEM) centraliza os eventos de segurança provenientes de diversos dispositivos de rede, empregando Inteligência Artificial para correlacionar eventos de alta complexidade. Essa abordagem possibilita uma resposta ágil e eficiente por parte da equipe de SI, reduzindo danos e o tempo de inatividade decorrente de potenciais ameaças.

O SIEM pode chegar a analisar 35 bilhões de eventos de segurança por dia. Por isso, a solução é tão eficaz para ajudar uma equipe de segurança a detectar, analisar e responder a ameaças.

Alguns dos seus benefícios para uma companhia são:

Detecção de ameaças: identificar atividades suspeitas ou ataques cibernéticos em tempo real, protegendo contra roubo de dados ou intrusões.

Monitoramento de transações: acompanhar transações financeiras para detectar atividades fraudulentas ou anomalias nos padrões de compra.

Conformidade regulatória: facilitar o cumprimento de regulamentações de segurança e privacidade, como o PCI DSS, ajudando a evitar penalidades e danos à reputação.

Análise de logs: analisar registros de eventos para entender melhor os padrões de atividade, melhorando a visibilidade sobre o ambiente de TI.

Proteção de dados do cliente: garantir a segurança dos dados dos clientes, construindo confiança e cumprindo normas de privacidade.

Como dar o primeiro passo em segurança cibernética? 

As soluções mencionadas acima são apenas alguns exemplos de como varejistas podem proteger seus e-commerces. Porém, escritórios, filiais e funcionários em home office também precisam estar seguros.  

A melhor estratégia para proteção da empresa é adoção de soluções de segurança por camadas, contemplando um leque de soluções integradas e específicas para a necessidade de cada negócio.

Mais do que atuar na mitigação dos riscos, o ponto de partida da estratégia está na camada de prevenção. E por onde começar?

Análise de Vulnerabilidade: mapeamento de falhas e fraquezas

A Análise de Vulnerabilidade é um serviço que escaneia a rede da empresa, mapeando fraquezas, falhas e vulnerabilidades em sites e aplicações, como erros de programação, configurações e instalações malfeitas que expõem dados e informações confidenciais.  

É essencial que a análise de vulnerabilidade seja recorrente, idealmente uma vez por mês — principalmente se o site for um serviço essencial para a existência do negócio, como o e-commerce por exemplo.

A solução recomenda as correções por ordem de criticidade, direcionando a equipe de segurança na hora de efetuar as correções. Isso permite que as empresas saibam quais ameaças estão deixando o ambiente exposto e, assim, possam se antecipar a ataques. 

Pentest: simulação de ataques reais

Espécie de “invasão do bem”, o Pentest ou teste de intrusão é feito para mostrar se é possível ou não invadir o sistema. Ele simula ataques reais para mostrar quais as vulnerabilidades e fraquezas do ambiente, além de testar controles de segurança, atendendo aos requisitos de frameworks, como ISO27001e LGPD CIS Controls.

Para que aconteça com toda a segurança, o Pentest é feito por uma equipe especializada que avalia o sistema da empresa a partir de um conjunto inicial de informações. Assim, é possível identificar vulnerabilidades na estrutura e desenvolver estratégias para protegê-las.

O Pentest pode ser feito tanto na infraestrutura externa como em aplicações web, atendendo não só o varejo, mas empresas de todos os segmentos.

Como visto, há uma série de recursos que ajudam a sua empresa a ter mais segurança e privacidade, e é imprescindível contar com um parceiro com expertise no assunto para que seja feito um planejamento estratégico com camadas de soluções adequadas para o seu negócio. 

Conte com a Oi Soluções. Converse com nossos especialistas.

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EM SEGURANÇA