Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

Web Application Firewall amplia ainda mais a segurança dos usuários

Web Application Firewall amplia ainda mais a segurança dos usuários

INOVAR 07/05/2021

Baseado em inteligência artificial e aprendizado de máquina, a solução oferecida como serviço funciona como interface entre o usuário e o site ou aplicação, bloqueando o tráfego de dados maliciosos

 

A crescente digitalização da vida tem elevado a preocupação com a segurança. Quanto mais as pessoas interagem com outras pessoas e empresas via internet, mais aumentam as ameaças , principalmente à segurança de seus dados. Com o aumento e a sofisticação dos ataques virtuais, os tradicionais dispositivos de segurança de rede firewalls precisaram ganhar camadas extras de segurança para garantir a proteção dos dados dos clientes e das empresas.

Um passo a mais nessa direção foi dado com a chegada do WAF (Web Application Firewall), um modelo que combina inteligência artificial e aprendizado de máquina para identificar, de forma mais ágil e precisa, os tráfegos maliciosos na rede. De pronto, essa combinação de tecnologias elimina a necessidade de parametrização manual existente nos modelos tradicionais.

Com isso, o uso do WAF vai permitir identificar automaticamente ações fora do padrão. Por exemplo, em um formulário para preenchimento apenas com números, se o usuário digitar um caractere especial ou letra, o sistema transmite um alerta de ação fora do comportamento esperado que pode indicar uma tentativa de violação.

Uma das principais vantagens do WAF é ser 100% baseado em nuvem no modelo SaaS (Software as a Service), não existindo demanda de infraestrutura física e de compra de equipamentos para as empresas que decidirem utiliza-lo. Além disso, a solução também auxilia na economia de gastos, visto que o tráfego proveniente de ataques consome internet, infraestrutura e recursos operacionais.

“O  WAF cria um escudo entre o aplicativo da web e a internet, sendo uma solução fundamental para as empresas sobretudo neste momento de aumento expressivo dos ciberataques em decorrência do avanço da digitalização dos negócios”, defende Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing da Oi Soluções.

O WAF recentemente lançado pela Oi Soluções, por exemplo, oferece proteção contra as dez ameaças de segurança mais críticas identificadas pela comunidade Open Web Application Security Project (OWASP) ou Projeto Aberto de Segurança em Aplicações Web, como os ataques DDoS,  Cross-Site-Scripting, que é a inserção de scripts maliciosos, e o SQL Injection, manipulações feitas a partir de falhas na codificação. A nova solução complementa o portfólio de segurança cibernética da Oi Soluções que já possui os serviços Segurança de Perímetro (MSS), Anti-DDoS, DNS Security, Endpoint Security EDR, VPN Corporativa, Autenticação Multifator e Análise de Vulnerabilidade.

A Oi Soluções possui expertise em soluções de segurança cibernética e registrou crescimento de cerca de 60% na sua receita desses serviços em 2020 em relação a 2019.

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSA SOLUÇÃO EM WAF