Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

Plataforma de experiência do cliente, Zenvia reforça segurança cibernética com a Oi Soluções

Plataforma de experiência do cliente, Zenvia reforça segurança cibernética com a Oi Soluções

INOVAR 19/05/2023

Segmento corporativo da Oi está à frente do monitoramento e bloqueio de ameaças virtuais da empresa, que contribuíram para a obtenção da certificação internacional ISO27001

A Zenvia, primeira empresa SaaS (software as a service) da América Latina a abrir capital na bolsa de valores americana Nasdaq, buscou a Oi Soluções para ampliar suas camadas de segurança contra ameaças virtuais. A empresa oferece uma plataforma com soluções e ferramentas para melhorar a experiência entre negócios  e seus clientes finais. Com 20 anos de atuação no mercado, a brasileira Zenvia também opera atualmente no México e na Argentina.
 
Provedora e orquestradora de soluções digitais para o mercado corporativo, a Oi Soluções é responsável pela integração dos eventos de segurança de diferentes aplicações, como firewalls e antivírus, dando agilidade para a Zenvia no monitoramento e bloqueio de ameaças por meio da solução SIEM (Security Information and Event Management). Além disso, a empresa também conta com suporte integral do Centro de Operações de Segurança (SOC, na sigla em inglês) da Oi Soluções, para o monitoramento de mais de 500 elementos da empresa no modelo 24x7.
 
ISO27001
 
As soluções de segurança cibernética da Oi Soluções adotadas pela Zenvia tiveram um papel fundamental para que a empresa obtivesse a certificação ISO27001. A norma padrão e referência internacional para a gestão de segurança da informação tem como premissa a adoção de requisitos, políticas, processos e procedimentos para gerenciar riscos de segurança da informação e proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados essenciais aos negócios.
 
“Com a implementação do SIEM e SOC, elevamos nosso nível de agilidade de resposta a uma possível ameaça ao nosso ambiente, além do monitoramento centralizado desses eventos. Isso nos facilitou a atender diversos requisitos da ISO27001 além de implementar uma nova camada de segurança para as aplicações da empresa”, explica o coordenador de TI da Zenvia, Bolivar Bilhalva Andrade.
 
“A sofisticação dos ataques virtuais e o crescente número de regulamentações, padronizações e normas de segurança da informação exigem reforços nas camadas de segurança. Para a Zenvia, que trabalha com experiência com o cliente, é fundamental ter um ambiente protegido e seguro, que transmita confiança para as empresas”, complementa a diretora de Vendas de Serviços e Utilities da Oi Soluções, Karin Camba.
 
Sobre o SIEM
 
Solução de gerenciamento de informações e eventos de segurança, o SIEM é capaz de centralizar e correlacionar os eventos gerados por aplicações diversas, como firewalls e antivírus, proxy, servidores em geral e IPS, possibilitando a identificação e resposta em tempo real. O sistema aumenta exponencialmente a capacidade de analisar informações com agilidade e de forma integrada em um dashboard. Usando inteligência artificial, o SIEM identifica quando um login de usuário faz acesso de um local onde ele não costuma trabalhar, ou identifica uma máquina que está tentando acessar a rede sem sucesso e com insistência incomum, por exemplo.
 
Disponível na nuvem (SaaS), o SIEM tem como uma das principais vantagens o direcionamento do trabalho do analista de segurança para os eventos mais importantes do ambiente monitorado. Sem a solução, é preciso analisar cada ocorrência individualmente, o que pode ser inviável dependendo do volume de dados. Com a coleta e agrupamento das informações é possível aplicar uma série de análises, classificar a gravidade dos eventos e gerar relatórios de alerta sobre atividades potencialmente maliciosas em tempo real. As empresas conseguem ganhar mais eficiência no monitoramento e ainda contam com o suporte integral do Centro de Operações de Segurança da Oi Soluções (SOC).
 

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EM SEGURANÇA