Digitalização da economia torna mandatório o uso de serviços gerenciados | Grandes Empresas

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Digitalização da economia torna mandatório o uso de serviços gerenciados

Digitalização da economia torna mandatório o uso de serviços gerenciados

DEBATER 20/12/21

Em entrevista ao soluções em debate, Daniel Loff, gerente da Oi Soluções, fala sobre a importância dos serviços e como a companhia vem ampliando seu portfólio para atender o mercado.

Um dos efeitos mais comentados da pandemia foi a aceleração da digitalização da economia. De uma hora para outra, até mesmo  microempresas foram obrigadas a se inserir digitalmente, sob o risco de desaparecerem. Tanto é assim que, segundo o Comitê Gestor da Internet, as compras on-line passaram de 37% para 64% na classe C e de 18% para 44% nas classes D/E, enquanto as transações financeiras na Internet subiram de 33% para 43% em 2020.

Por trás dessa mudança, está o uso intensivo da tecnologia. E tão intensivo que, na grade maioria dos casos, quem não perceber a importância da tecnologia para o gerenciamento dos negócios pode ficar para trás. Um dos pontos críticos aqui é o investimento em gerenciamento de TICs, fundamental para alavancar negócios. Nesta entrevista ao Soluções em Debate, o gerente da Oi Soluções, Daniel Loff, explica as razões.

 

- Por que a contratação de serviços gerenciados é tão importante neste momento?

A pandemia trouxe desafios imensos em termos de gerenciamento. Há dois anos, o comerciante estava preocupado se a maquininha de cartão estava funcionando, agora, ele tem que se preocupar com a experiência de uso do cliente. Tudo ficou mais complexo e, quando se perde o momento de conquistar o cliente na relação digital, talvez este cliente não volte nunca mais. Esse é o desafio: como gerenciar a experiência de uso no mundo web? Como se administra um negócio que não é mais físico e, sim, digital? O uso de serviços gerenciados digitais vão auxiliar as empresas a se adaptarem a este novo momento, utilizando serviços e profissionais especializados em TI e a tecnologia como fator estratégico.

 

- O que pode impactar uma empresa que não utiliza esse tipo de serviço?

Elas precisam saber que os riscos aumentam na medida em que cresce o uso da tecnologia. Quantas empresas não descobrem que a logística não está funcionando só quando as pessoas ligam? Imagina o potencial de receita quando se gerencia a experiência de uso dos clientes, identificando quais são as lojas que estão vendendo mais, as que estão vendendo menos e o tempo de processamento de uma venda. É muita coisa para se acompanhar sem um time focado nisso.

 

- É melhor a terceirização de uma empresa especializada do que a formação de um time para isso?

Na grande maioria das vezes, sim. O custo-benefício da contratação fica ainda mais evidente quando se contrata uma empresa especializada para atendimento de TI todos os dias, por 24 horas. A terceirização é muito menos dispendiosa do que contratar uma equipe para realizar o gerenciamento tecnológico.

 

- Que outros fatores devem ser levados em conta?

Um fator crítico é o foco no negócio. Dependendo do mercado onde a empresa está inserida, gerenciar soluções de tecnologia não é seu negócio principal e aí há a necessidade de contratar um gerente de TI ou, dependendo do tamanho, um diretor de TI, só para tomar conta de um segmento que pode ser terceirizado para uma empresa que certamente terá um grau muito maior de pessoas especializadas. Isso deve ser levado em conta.

 

- As empresas têm percebido essa necessidade?

Sim, e a demanda é crescente. De 2020 para 2021, a Oi Soluções observou um aumento de 80% na venda desses serviços.

 

- Qual o principal serviço oferecido hoje pela Oi Soluções para esta demanda?

A Oi Soluções conta hoje com o  sistema Gestão Digital 360°, que permite o gerenciamento integrado dos serviços de TI e Telecom, a gestão do desempenho e da experiência de uso do cliente, além de avaliar indicadores estratégicos de negócios. Com o sistema, a empresa pode focar no negócio, enquanto especialistas da Oi Soluções garantem a gestão tecnológica.

 

- Como o Gestão Digital 360° funciona?

Ele se baseia em três pilares: gestão do negócio, gestão da infraestrutura e experiência do usuário. Com monitoramento em tempo real e acompanhamento de indicadores estratégicos de atividades e processos, a gestão dos negócios apresenta vantagens como visão em tempo real do comportamento do negócio, que aponta, por exemplo, a identificação imediata de problemas na internet ou no sistema digital. Na gestão de infraestrutura, a tecnologia proporciona mais segurança digital, além de respostas rápidas para demandas técnicas.

 

- Como você define o serviço?

É um trunfo da Oi Soluções, que apresenta a expertise não só no gerenciamento de clientes, mas também na gestão de sua própria infraestrutura. Com presença nacional, estamos presentes nas maiores empresas públicas e privadas do país e contamos com uma carteira de clientes composta por 40 mil empresas dos mais variados setores.

 

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