Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

Wi-Fi 6E movimenta diversos setores e complementa a tecnologia 5G afirma Head de Produtos da Oi Soluções

Wi-Fi 6E movimenta diversos setores e complementa a tecnologia 5G afirma Head de Produtos da Oi Soluções

INOVAR 31/10/2022

Renato Simões fala sobre os benefícios desta evolução da conectividade sem fio que acaba de ser incorporada ao portfólio da Oi Soluções

“O Wi-Fi 6E  movimenta diversos setores e complementa a tecnologia 5G”, avalia o Head de Produtos da Oi Soluções, Renato Simões, em entrevista ao blog Soluções em Pauta. O executivo fala sobre os benefícios desta evolução da conectividade sem fio que acaba de ser incorporada ao portfólio da Oi Soluções, explica as vantagens dessa faixa exclusiva e prevê impacto positivo nos negócios, impulsionando o mercado de internet  das coisas (IoT) e da realidade virtual.

Confira a entrevista na íntegra.
 
Blog- O que é o Wi-Fi6E?
RS- É uma extensão do padrão Wi-Fi 6 que atua com exclusividade na frequência 6GHz, além das bandas 2,4GHz e 5GHz. Ou seja, enquanto os outros tipos de Wi-Fi utilizam apenas duas bandas, o Wi-Fi 6E utiliza três, sendo uma delas exclusiva.
 
Blog- Quais são as vantagens desta faixa exclusiva? 
RS- A liberação da frequência 6GHz para o Wi-Fi 6E fornece maior largura de banda, gerando uma conectividade mais estável, segura, com menos interferências e congestionamentos, proporcionando assim um melhor desempenho nos dispositivos compatíveis.
 
Blog- Qual é o impacto dessa tecnologia nos negócios?  
RS- Terá um impacto significativo nos negócios, uma vez que aumentará a velocidade e a capacidade de rede, permitindo que as empresas melhorem a produtividade. A Anatel destinou o canal 1.200 MHz para o Wi-Fi6E, o que permite que a tecnologia funcione com até sete canais de 160MHz de largura. Desta forma, o aumento da capacidade da rede impulsiona o mercado de internet das coisas (IoT) e da realidade virtual. 
 
Blog- Que benefícios você destacaria por setor? 
RS- O Wi-Fi 6E movimenta diversos setores e complementa a tecnologia 5G. Na indústria e no comércio, por exemplo, o Wi-Fi 6 possibilita o acesso à Internet em áreas de alta densidade de usuários como lojas, fábricas e depósitos, ao permitir que cerca de 1.200 equipamentos estejam conectados ao mesmo tempo na rede. No setor financeiro, propicia o desenvolvimento de aplicações em tempo real, que requerem alta velocidade e baixa latência.  
 
Blog- De que forma o Wi-Fi 6E complementa o 5G?
RS- Assim como o 5G, o Wi-Fi 6E oferece uma experiência de conectividade mais rápida e consistente. A escolha por um ou outro vai levar em conta uma série de fatores como tipo de ambiente (indoor, outdoor) e os custos. De toda forma, o Wi-Fi 6E atua no aprimoramento da cobertura interna das redes 5G, fazendo com que o usuário não perceba a transição de uma tecnologia para a outra no uso de smartphone ou outro dispositivo. Sendo assim, o aumento das redes 5G no Brasil vai impulsionar a adoção do Wi-Fi 6E.
 
Blog- Qual a vantagem do Wi-Fi6E da Oi Soluções? 
RS- Os hardwares da Oi Soluções que suportam o Wi-Fi 6E já estão integrados com uma plataforma de big data e analytics própria, que fornece informações importantes sobre o comportamento do usuário, facilitando a tomada de decisões, permitindo traçar estratégias comerciais e impulsionar os negócios. 
 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EM CONECTIVIDADE