logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

ChatGPT: o que é e como usar a IA

Um chat que dá respostas relevantes, conselhos amorosos e até mesmo receitas culinárias? Com o chatGPT, é possível fazer de tudo um pouco. Conheça!

5,4 minutos
|
30/08/2023 14:42
|
mulher
mulher

Se você tem acessado a internet ultimamente, é bem provável que tenha lido alguma coisa sobre chatGPT. Divulgada como uma tecnologia inovadora, ele é, na verdade, uma versão bem desenvolvida e robusta do chatbot — aquele que você usa quando conversa com uma empresa, por exemplo, antes de conversar com o atendimento humano.

Mas se o chatbot já é uma tecnologia tão comum no nosso dia a dia, qual o diferencial do chatGPT? Por que ele é tão inovador? Será que ele pode ser usado no nosso dia a dia? Tire essas e outras dúvidas neste post!

Afinal, o que é o chatGPT?

O chatGPT é um chatbot (mistura de chat com robot, ou seja, um “robô de bate-papo”) com a inteligência artificial (IA) desenvolvida pela OpenAI. Seu nome é uma abreviação de Chat Generative Pre-trained Transformer ou Conversa com Transformador Pré-Treinado Generativo, em tradução livre. 

O grande diferencial dessa tecnologia é sua capacidade de emular respostas humanas e com conteúdo coerente e relevante. Isso é possível graças à arquitetura GPT-3.5, que usa aprendizagem profunda (ramo de machine learning) para reproduzir textos com a maior similaridade possível à linguagem humana.

Resumindo: se fornecermos algumas palavras como entrada, o GPT-3.5 gera outros termos que provavelmente as seguem nos dados de treinamento. 

O que é inteligência artificial?

Também chamada de IA, a inteligência artificial é o estudo da capacidade de sistema ou máquina de realizar tarefas que, antes, eram possíveis apenas com a inteligência humana. Seu objetivo é emular cada vez mais a habilidade humana a ponto de que a máquina consiga realizar o trabalho de maneira autônoma.

Como usar o chatGPT?

É simples: basta entrar no chat e fazer seu cadastro — pode ser com sua conta Google, por exemplo —, preencher o número do celular e colocar o código enviado para ele. Depois que a ferramenta liberar seu uso, vá em “Send a message” e escreva o que você deseja que ela faça. 

Para que serve o chatGPT?

O chatGPT é normalmente utilizado para tirar dúvidas, como se fosse uma ferramenta de pesquisa. Aqui, a diferença é que, em vez de mostrar uma série de links com potenciais respostas, como o Google faz, a ferramenta utiliza todo o seu banco de dados para trazer uma resposta única, mas com relevância.

Então, você pode: 

  • pedir recomendações baseadas no seu gosto para música, filmes e séries;
  • pedir conselhos até mesmo amorosos (mas não leve as respostas tão a sério);
  • solicitar uma revisão bruta de algum texto;
  • receber insights baseados em dados;
  • usá-lo como assistente de compras;
  • resolver problemas matemáticos;
  • resumir um texto ou entrevista;
  • automatizar tarefas repetitivas;
  • pedir receitas culinárias.

Enfim, dá para fazer uma infinidade de ações com o chatGPT. Além disso, você pode usar comandos para adequar as respostas ao que mais necessita. Por exemplo:

  • explique exatamente o que você deseja que o chatGPT faça;
  • peça para que a resposta não seja genérica;
  • diga como você deseja que a resposta seja;
  • use o botão Regenerate response para que a ferramenta refaça a resposta.

É possível usar o chatGPT em português?

Sim! O chatGPT responde ao que é solicitado no idioma do usuário. Portanto, se você fizer uma pergunta em português, a resposta será na linguagem PT-BR.

Há algum aplicativo para chatGPT?

No final de maio, a OpenAI liberou o app do chatGPT para iOS e, no final de julho, para Android. Se você quiser apenas experimentar a ferramenta, pode abrir o site no celular. Seu layout é simples, leve e intuitivo.

O chatGPT pode substituir o trabalho humano?

Não, pois apesar de ser uma ferramenta com inteligência artificial, suas respostas precisam de crivo, apuração, contextualização e revisão — coisas que só o trabalho humano pode proporcionar. Além disso, apenas copiar as respostas é plágio. Por fim, é preciso lembrar que seu banco de dados cruza informações que foram disponibilizadas até o ano de 2021. 

Uma coisa é certa: o chatGPT é excelente para otimizar e aprimorar trabalhos, principalmente para quem trabalha com textos. Ele fornece uma série de informações muito relevantes e auxilia nas tarefas rotineiras — desde fazer uma lista de compras e a decidir qual será o almoço do dia. Com criatividade, dá para fazer de tudo um pouco. Mas para dados mais atuais de pesquisas, por exemplo, é melhor fazer uma busca apurada no Google.

Pronto para usar o chatGPT? E para continuar no assunto tecnologia, veja o que é e como funciona a NFT!

Veja também