logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

NFT: o que é e como funciona

O que são NFTs, esses certificados digitais que podem valer uma fortuna?

2,49
|
17/08/2022 11:33
|
mulher
mulher

NFTs são novos e fascinantes. Mas o que exatamente é um NFT? Essa dúvida é normal, afinal, o assunto é complexo! Mas como você já sabe, aqui não precisa se preocupar. A gente te ajuda a entender tudo sobre NFT de um jeito simples e descomplicado. 

O que significa NFT?

NFT significa token não fungível. Vamos começar do início: o que significa não fungível? “Fungível” é um termo econômico que se refere a um bem ou ativo que pode ser trocado por outro bem ou outro ativo de mesmo valor. Por exemplo, uma nota de libra esterlina é fungível porque pode ser facilmente trocada por outra nota de libra esterlina do mesmo valor. Um item "não fungível" não pode ser trocado por algo de igual valor. Para simplificar, vamos usar o exemplo de um terreno. Um terreno não é fungível, pois cada terreno tem características próprias, e encontrar outro terreno com exatamente o mesmo valor é difícil, algo quase que impossível. A arte é outro exemplo de bem não fungível, pois seu valor é altamente subjetivo. É aí que entram os NFTs. 

Como funcionam os NFTs? 

Um NFT garante a propriedade exclusiva de um ativo digital, como uma obra de arte, uma compra em um videogame ou um tweet - sim, um tweet! Você pode comprar um NFT a um determinado preço, mas o fato de não ser fungível permite que seu valor de mercado flutue.

Eles são criptomoedas?

Embora as transações NFT sejam feitas principalmente em criptomoedas, eles não são criptomoedas em si. Como outras moedas, as criptomoedas são fungíveis. Se você trocar um bitcoin por outro bitcoin, ambos terão o mesmo valor. E você sempre terá um bitcoin do mesmo valor em sua carteira. Como os NFTs são únicos, eles não têm valor equivalente e estão sujeitos à volatilidade do mercado.

O que você realmente ganha quando compra um NFT?

Como um NFT pode ter apenas um proprietário por vez, quando você o compra, está comprando a propriedade exclusiva de um ativo digital. Mas isso não significa que você tem direitos exclusivos sobre quem pode visualizar ou compartilhar seu trabalho. Comprar um NFT é como comprar um trabalho autografado. A assinatura do NFT é endereçada a você, mas qualquer pessoa pode ver o trabalho.

Conheça alguns ativos digitais que podem se tornar um NFT:

Gifs

Testes
Tweets
Músicas

Videogame
Trabalhos de arte
Nomes de domínio

É um bom negócio investir em tokens não fungíveis?

Destinadas principalmente a investidores que gostam de correr riscos, os NFTs oferecem uma oportunidade única de obter lucros consideráveis. Mas esteja ciente de que isso raramente acontece! Embora menos legal e moderno, se você está procurando uma maneira mais confiável de investir seu dinheiro, considere investimentos tradicionais em vez de um GIF de gato arco-íris. No entanto, se você quiser mergulhar e entrar no mundo dos tokens não fungíveis, precisará começar abrindo uma carteira digital. Ele será usado para armazenar suas criptomoedas e seus NFTs. 

Qual é o NFT mais caro já vendido?

O NFT mais caro já vendido é a obra Everyday 's: The First 5000 Days, do artista Beeple. Foi vendido na Christie's para Vignesh Sundaresan por US$ 69,3 milhões, 10 vezes mais do que qualquer outro NFT vendido até agora. Esse preço exorbitante o coloca no top 100 das obras de arte mais caras da história.

Qual é o NFT mais estranho já vendido?

É muito difícil responder a esta pergunta, pois a concorrência é dura. Entre William Shatner e seus cartões comerciais, um dos quais mostra um raio-x de seus dentes, e a coleção digital War Nymph com tema de bebê de Grimes, não faltam NFTs estranhos no mercado. Escolher um vencedor é impossível, mas alguns candidatos ainda se destacam.


E o
metaverso? Quer ficar por dentro desse assunto também? Aproveite o post que preparamos sobre o tema e saiba tudo sobre o novo mundo virtual. 

Veja também