logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Como usar o Google Agenda

Saiba como usar o Google Agenda para gerenciar os seus eventos, conheça os recursos disponíveis e nunca mais perca nenhuma data importante.

3,39
|
03/02/2023 08:00
|
mulher
mulher

O Google Agenda é uma daquelas ferramentas que surgiram para facilitar o nosso dia a dia. Com ela, você programa reuniões e eventos com rapidez e recebe lembretes sobre as atividades para acompanhar tudo e não deixar que nada passe despercebido. A agenda do Google facilita o compartilhamento da sua agenda pessoal ou profissional com outras pessoas. Se você ainda não a utiliza, veja tudo que dá para fazer com o recurso e aproveite ao máximo todas as funcionalidades! 

Crie uma conta no Google

Para começar a utilizar a agenda, primeiro você deverá ter uma conta no Google. Depois da conta criada, você irá fazer login e será apresentado as ferramentas da plataforma, entre elas, a agenda. O Google Agenda é compatível com as versões atuais e as principais versões anteriores dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge, Firefox e Safari. 

Ver os detalhes de um evento

Ao abrir um evento no app Google Agenda ou em um navegador, você vê informações como o local, data e horário de uma reunião, por exemplo. Você também vê um link para o e-mail que criou o evento. Se você sincronizar os eventos com um app ou programa de computador que não seja a agenda do Google, ainda poderá vê-los no Gmail, mas sem alguns detalhes.

Notificações

Você recebe notificações de eventos do Gmail com base nas suas configurações de notificação padrão. É possível mudar as configurações de notificação para o evento específico ou alterar as configurações padrão. 

Atualizações do evento

Depois que o evento é adicionado à sua agenda, ele continua a ser atualizado com novas informações. Por exemplo, se você mudou o horário de uma reserva para jantar e recebeu um e-mail de confirmação, o horário do evento da agenda também mudará.

Usar uma mensagem do Gmail para criar um evento

Você pode criar um evento da agenda usando uma mensagem do Gmail. O evento da agenda convida automaticamente as pessoas que estão na mensagem do Gmail e a inclui na descrição do evento. Para criar, basta acessar o Gmail, abrir a mensagem, na parte superior da tela, clicar em ‘Mais’,  e na sequência ‘Criar evento’. O Google Agenda cria um evento, copiando o texto e o título da mensagem do Gmail. A agenda convida automaticamente as pessoas relacionadas à mensagem do Gmail. Para convidar mais pessoas, à direita, em "Convidados", digite um endereço de e-mail. Ao terminar, clique em Salvar.

Remover eventos do Gmail

Você pode excluir um único evento da sua agenda ou desativar eventos criados automaticamente pelo Gmail. É só abrir o Google Agenda, clicar no evento que deseja remover e em seguida clicar em 'Excluir'. 

Não mostrar eventos criados no Gmail

Quando você desativa a configuração de mostrar eventos do Gmail, todos os eventos criados pelo Gmail ficam ocultos na sua agenda. Se você ativar essa configuração novamente, todos os eventos criados pelo Gmail serão exibidos novamente.

Quem pode ver seus eventos

Por padrão, só você pode ver os eventos adicionados a partir do Gmail, mesmo que tenha compartilhado sua agenda com outras pessoas Isso inclui pessoas com acesso "Fazer alterações E gerenciar compartilhamento" à agenda e seus colegas de trabalho ou outras pessoas que normalmente vêm os eventos. Se você compartilhar a agenda, verá opções para mudar quem pode ver seus eventos do Gmail por padrão e eventos específicos. Fique atento! Qualquer pessoa com um dispositivo conectado à sua Conta do Google verá seus eventos da agenda, inclusive os do Gmail.

Mudar a visibilidade padrão

Você só verá essa opção se tiver compartilhado sua agenda com pelo menos uma pessoa. Para mudar a visibilidade padrão, abra o Google Agenda, no canto superior direito clique em ‘Configurações’. Ao lado de "Eventos do Gmail", escolha uma opção de visibilidade. Você tem a opção de aplicar a nova configuração de visibilidade somente aos novos eventos ou aos antigos também. Na parte inferior da página, clique em ‘Salvar’.

Viu só quanta coisa legal dá para fazer com essa ferramenta! Agora é só aproveitar tudo que a agenda do Google tem para te oferecer e não perder nenhuma data importante. 

Veja também