logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Telemedicina, uma prática mais comum a cada dia

Conheça um pouco mais sobre a consulta médica on-line.

3,6
|
12/07/2022 15:01
|
mulher
 

A telemedicina é uma prática médica remota que utiliza novas tecnologias tanto de informação quanto de comunicação. É uma maneira ''tecnológica'' e descomplicada que visa promover o acesso à saúde para todos em toda parte do mundo, e que foi amplamente utilizada em 2020, durante a epidemia de Covid-19. No Brasil, foi sancionada a lei nº 13.989, de 15 de abril de 2020, que autoriza o uso da telemedicina no país. Mas afinal, do que se trata a telemedicina, como é feita a consulta, pedido de exames e diagnósticos? Se você também tem essas e outras questões sobre o tema, esse post é para você! 


O que é a telemedicina na prática? 

A telemedicina é uma consulta médica que permite a realização de procedimentos como avaliação clínica, diagnóstico, tratamento e interpretação de exames complementares, tudo de maneira virtual. Ou seja, dependendo da complexidade, a consulta pode ser realizada por uma videochamada, por uma ligação telefônica ou por uma troca de e-mail. 


Controle os gastos com a saúde

Outra vantagem da telemedicina é a economia. A teleconsulta simplifica o acesso para pessoas com problemas de mobilidade e reduz os custos gerados pela locomoção do paciente. 


Sem perda de tempo com locomoção

Imagine ficar horas dentro do transporte para chegar a consulta médica! Além da economia financeira, a telemedicina também promove o ganho de tempo. 


Prevenir é melhor do que remediar

Imagine que você sentiu uma leve dor de cabeça e esse incômodo vem se prolongando por dias… qual a causa da dor? Eis a questão! Ao invés de deixar que isso se arraste,  vire uma bola de neve sem diagnóstico, ou pior, que o paciente pare no hospital, o ideal é investigar o que está causando o desconforto. E, este é outro ponto onde a telemedicina também pode ajudar e muito! Você não precisa procurar o médico somente na hora da doença. Com a telemedicina, o paciente pode fazer consultas preventivas, e dessa forma, se antecipar a qualquer enfermidade que possa aparecer a curto, médio ou longo prazo, melhorando sua qualidade de vida e evitando sustos maiores. 


Telemedicina, uma resposta aos desafios do sistema de saúde?

A telemedicina surgiu como uma possível solução para os principais problemas que a saúde pública mundial enfrentou nos últimos anos com a crise do coronavírus. Não substitui as práticas médicas tradicionais, mas no Brasil, pode facilitar o acesso da população aos cuidados básicos, suprir a falta de profissionais em algumas unidades de saúde e fortalecer a relação entre médico e paciente. 


Sim, sabemos que a prática é nova e que ainda pode gerar algum tipo de desconfiança, mas se estamos cada vez mais caminhando para um mundo conectado, nada mais justo que a medicina também acompanhe esse movimento. No final das contas, quem ganha somos nós, pacientes.  

Fonte de pesquisa: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13989.htm 
 

Veja também