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#PerguntaPraQuemFaz: Leonardo Gonçalves e Marcelo Serapião

Gerente nacional de trademarketing da Oi e gerente de Vendas nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte contam como a companhia vem se aproximando do consumidor nordestino

4,4 minutos
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21/12/2023 15:14
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mulher
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Disseram que a Oi fechou? Lo-ro-ta! Presente em mais de 4 milhões de lares brasileiros e líder em diversas capitais do país, a Oi trabalha diariamente para oferecer a melhor internet fibra ótica do mercado.

E é assim que a campanha de regionalização do Nordeste vem mostrando que a Oi está firme e forte oferecendo uma internet rocheda para você. Leonardo Gonçalves de Pinho, gerente nacional de trademarketing da Oi, explica como essa ação foi pensada, a escolha de agências nordestinas para elaborar a campanha e por que ter o influenciador digital Max Petterson Monteiro como rosto principal. Marcelo Serapião, gerente de vendas nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, completa o bate-papo.

Bora conhecer a campanha?

Qual a importância e por que a Oi resolveu adaptar sua  linguagem de comunicação para o Nordeste?

Leonardo: A regionalização é um trabalho no qual acredito muito; venho trabalhando nisso desde que assumi a área de trade marketing da Oi.

Como somos uma empresa de atuação nacional, temos esse desafio de uma comunicação local mais regionalizada. Então, nossa fala é mais generalista, que vem de uma peça de campanha da matriz da Oi e é desdobrada para diferentes lugares do país. 

Eu sempre senti essa necessidade de ser mais próximo do consumidor, e nada melhor do que aproveitar a campanha de reputação, que tem esse tom sincero com o público.

A Oi olha e foca no Nordeste, portanto a gente tem que olhar e focar na comunicação regional. 

As agências que criaram a campanha são regionais. Pegamos todo esse filtro de palavras e expressões e testamos com o público e os colaboradores nordestinos, que indicaram as melhores para fazer parte da campanha.

Como o planejamento de vendas funciona?

Marcelo Serapião: Todo trabalho na Oi começa por um planejamento minucioso, executado por uma equipe multidisciplinar composta por várias áreas da empresa. Essa equipe monta plano de venda sustentada em 3 pilares: canais de venda, oferta e comunicação. Sendo assim, todas as etapas são focadas na personalização de acordo com as necessidades e segmentação de cada cliente, fortalecendo ainda mais a relação de confiança da Oi com seus parceiros. Isso permite que a empresa tenha flexibilidade de adaptar sua linguagem de vendas para algo mais regional.

Quais as estratégias de comunicação usadas para esta  campanha para aproximar a Oi  do público nordestino?

Marcelo: Os serviços são apresentados, principalmente, por pontos de venda, mídias sociais, porta a porta, teleagentes e televendas. Já na parte de comunicação, focamos na regionalização da nossa linguagem e na segmentação de nossos clientes. Esta aproximação com o mercado tem sido muito bem recebida pelos nossos clientes.

Leonardo: Foi uma estratégia de comunicação 360, com esforços em digital e mídia exterior (nas ruas) com alta cobertura de mídia, ações promocionais,campanha de incentivo e engajamento de vendas. 

Escolhemos pontos estratégicos  no Nordeste; entramos com reforço de mídia e ações promocionais. Fizemos um mix de meios muito adequado à alta visibilidade: empenas, outdoors, relógios… Deixamos as cidades vestidas de Oi.

Como surgiu a ideia de  convidar o influenciador Max Petterson para essa campanha?

Leonardo: A ideia de convidar o Max surge dessa vontade de criar uma interlocução mais próxima com os consumidores nordestinos. Vimos essa necessidade de ter uma campanha com um influenciador local a fim de ampliarmos a nossa visibilidade de marca.

O Max é a cara do Nordeste. Ele é cearense, ator e youtuber. As marcas já notaram como ele é um influenciador de potência na região. Além disso, o público demonstrou ter fit com ele na pesquisa que fizemos. 

A campanha também teve amplifiers (influenciadores menores) nas praças prioritárias, como Recife e Aracaju, com a proposta de espalhar essa nova abordagem da Oi com o Nordeste.

Como tem sido a resposta do público?

Leonardo: A receptividade do público tem sido ótima. Além disso, as peças no digital tiveram um engajamento muito maior do que as nossas tradicionais. As primeiras impressões foram maravilhosas.

Quais as previsões da Oi para o Nordeste?

Leonardo: De expansão da marca, aumento de canal de vendas, de colocar a Oi no Nordeste rumo à liderança das praças. Hoje,  já somos líderes em algumas cidades e nossa intenção é aumentar o market share  (participação no mercado) na região.

E se você mora no Nordeste e deseja ter a internet com o consumidor mais satisfeito, a sua resposta é Oi Fibra. A Oi foi considerada a melhor operadora de internet fibra ótica do país na última análise de pesquisa feita pela Anatel*.

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*Segundo a Pesquisa de Satisfação e Qualidade percebida da Anatel 2022

 

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