logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Como a internet chega até a sua casa?

Já parou para pensar no caminho que os dados fazem até chegar a sua residência? Davi Calazans explica como isso acontece!

6,5 minutos
|
24/08/2023 10:56
|
Como a internet chega até a sua casa? video
 

Você abre o YouTube ou escolhe um filme na Netflix e, magicamente, o vídeo começa a aparecer na sua tela. Quem viveu a era da internet discada sabe como essa rapidez parece algo mágico, não é verdade?

Embora hoje as coisas estejam muito mais ágeis, a curiosidade permanece: afinal, como o vídeo faz para chegar até o nosso dispositivo?

Parando para pensar, o vídeo é uma conquista humana que desafia tempo e espaço. Quando você abre o YouTube, consegue acessar filmes de décadas atrás, músicas de lugares que a gente nem sabia da existência e lives em idiomas inimagináveis. Incrível, né? Neste post, Davi Calazans, do canal Ponto em Comum, explica como isso é possível. Confira:

Como a internet funciona?

Quando você assiste a um vídeo, é bem capaz que ele esteja em um servidor a milhares e milhares de quilômetros de distância da sua residência. É isso que permite que você tenha conteúdos produzidos em qualquer canto do planeta. Então, como fazer para que um computador tão distante tenha acesso a outro?

É aí que a internet entra: ela funciona como uma rede de redes que conectam máquinas em todo o mundo.

Internet de cabo a cabo 

Quando a gente fala do plano de internet do seu celular, é bem provável que ele funcione por meio de satélites e antenas, mas essa ainda é uma parcela relativamente pequena das conexões. 

O “grosso” da transmissão de dados é feito por cabos — muitos deles beeem compridos. Sério, são enormes: juntos, todos os cabos no mar combinam 1,4 milhão de km de comprimento (!) . 

De volta às grandes navegações

O navio parte de um litoral a outro desenrolando o cabo gigantesco, que afunda até encostar no fundo do mar e ficar por lá. 

Acredite se quiser: a espinha dorsal da internet fica casualmente exposta no meio do mar. Pode até parecer uma ideia errada, mas funciona graças às medidas de precaução. Por exemplo, na hora de deitar esses cabos no chão oceânico, presta-se muita atenção em qual o caminho mais seguro. 

Gigante por fora, pequeno por dentro

E como fazer para que a natureza não destrua tudo e acabe com o fio que liga a internet? Os cabos contam com revestimentos espessos para protegê-los de danos mecânicos e da umidade do ambiente. 

Apesar de quilométrico, cada cabo conta com uma espessura de centímetros de diâmetro. Mas o núcleo onde a informação passa é bem mais fino — algo por volta da espessura de um fio de cabelo humano!

Proteção UV

É muito importante que a qualidade do sinal seja boa, ou seja, que o que sai do emissor seja exatamente igual ao que chega no receptor dessa luz. Portanto, no meio do caminho a luz não pode ficar fraca ou sofrer interferência externa. 

Para evitar esse problema, nada melhor do que usar um cabo de fibra ótica. Sua construção de fibras de vidro rodeadas de espelhos por baixo de algumas camadas de proteção formam a solução perfeita.

Nem tudo são fibras

A tecnologia da fibra ótica é relativamente recente e ainda está sendo instalada a infraestrutura necessária para que ela chegue até a sua casa. E esses últimos metros são mais difíceis.

Parece complicado de entender: como podem existir submarinos gigantescos com milhares de quilômetros de fibra ótica, mas não ter um de alguns metros até a minha casa?

Para explicar isso, temos que ver a demanda. Um único cabo pode abastecer milhões de pessoas, enquanto o fio que vai até sua casa só supre a demanda de uma família.

Resumindo: é fácil investir dinheiro em cabos que milhões de pessoas vão se beneficiar e pagar por isso, mas é mais difícil ter um cabo para somente uma casa.

Por isso, algumas empresas apenas passam um cabo de fibra ótica na rua e ligam os últimos poucos metros com cabos de cobre, que não têm a qualidade de sinal da fibra — o que impacta diretamente na qualidade da conexão que chega até a sua casa.

A fibra ótica de verdade é aquela que chega dentro da sua residência, fechando os últimos metros dessa grande conexão de fios.

Fibra ótica de verdade é com Oi Fibra

Na hora de contratar sua provedora de internet, fique atento para saber se está adquirindo fibra ótica de verdade. E a melhor maneira é com a Oi Fibra!

No momento da contratação até o último metro, Oi Fibra garante fibra de verdade até você. 

A Oi traz a fibra ótica para dentro do seu lar, entregando uma conexão mais rápida, estável e confiável.

Tudo graças ao poder da fibra ótica, essa tecnologia capaz de transmitir quantidades gigantescas de informação à velocidade da luz. E a chave para aproveitar ao máximo essa maravilha tecnológica é ter fibra ótica até o último metro. Por meio da dedicação e do trabalho árduo da Oi Fibra, podemos ter o futuro em nossas mãos.

O acesso à informação é capaz de transformar vidas e mudar o mundo. Com a Oi Fibra, não estamos apenas construindo uma rede — estamos construindo o futuro. E você está convidado a fazer parte dessa jornada inspiradora. Vamos juntos, iluminando o caminho com a luz brilhante da fibra ótica, rumo a um mundo mais conectado e promissor, um bit de informação de cada vez. Conheça os planos Oi Fibra!

Veja também