logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Velocidade de internet: como medir a velocidade do meu plano

Aprenda a usar o teste de velocidade para medir a velocidade da sua internet e verifique a velocidade de download, upload e mais detalhes do desempenho do seu plano

4,26 minutos
|
29/04/2022 16:05
|
mulher
mulher

Com o teste de velocidade, é possível verificar dados sobre o desempenho do seu plano de internet residencial — por exemplo, a velocidade da internet que está recebendo do provedor naquele momento —, além de dados sobre a estabilidade do sinal.

Você pode fazer o teste de velocidade para descobrir a performance da sua internet residencial ou do plano de internet do seu celular. O velocímetro apresenta informações como as velocidades de download, upload, latência ou ping e jitter. A gente trouxe todos os detalhes dos indicadores do teste de velocidade para você entender melhor os resultados.

Qual o teste de velocidade de internet mais popular?

A ferramenta mais popular para fazer o teste de internet é o Speed Test, que pode ser acessada on-line de forma gratuita e ilimitada, no seu desktop ou notebook, e também conta com um aplicativo para celular. 

O Speed Test carrega rápido e possui uma interface intuitiva e muito fácil de usar. Não é preciso criar uma conta no site para realizar o teste básico. Mas é possível criar uma conta para acessar recursos extras, como o histórico do medidor de velocidade.

Além do Speed Test, o Brasil Banda Larga, o Fast e o Minha Conexão são outras opções interessantes.

Como usar o medidor de velocidade de internet?

Você deve adotar alguns procedimentos para garantir um resultado mais real do teste de velocidade, uma vez que diversos fatores podem interferir no resultado. Confira abaixo:

- conecte-se pelo cabo da internet, não pelo Wi-Fi;
- feche softwares e abas do navegador;
- atualize o navegador de internet;
- ative o JavaScript do seu navegador.

Teste de velocidade da internet residencial Wi-Fi funciona?

Ao realizar o teste de velocidade com o computador conectado pelo cabo de rede, é possível verificar a velocidade exata do seu plano. Ele também pode ser feito pelo celular e tablet conectados pela rede Wi-Fi. Mas fique atento: a velocidade da internet Wi-Fi diminui conforme você se afasta do roteador Wi-Fi principal. 

Então, se você medir a velocidade pelo celular em outro cômodo da casa, por exemplo, é normal que a velocidade não atinja o máximo. Outro ponto de atenção é que alguns provedores de internet disponibilizam as redes Wi-Fi 2,4GHz e 5GHz.

Você deve verificar em qual Wi-Fi está conectado antes de fazer o teste. Isto porque a rede 2,4GHz alcança no máximo 72 mega de velocidade de download. Já a rede 5GHz chega a 520 mega.

Fique por dentro

- Ficou sem sinal de internet da Oi? Solicite o reembolso. Conheça o Compromisso Oi Fibra!

Como funciona o resultado do teste de internet?

Agora que você fez o teste de velocidade da sua internet banda larga, entenda mais detalhes sobre o resultado. 

O que é velocidade de download? 

A velocidade de download mede a velocidade para receber ou baixar dados da internet. É o indicador mais importante do teste, pois influencia sua experiência ao assistir a filmes e séries na Netflix, ouvir música no Spotify e baixar arquivos.

A velocidade de download é o número que aparece nas ofertas de planos de internet residencial, geralmente em mega ou giga. Por exemplo: Oi Fibra Start 200 Mega tem 200 megabytes de velocidade de download, enquanto o Oi Fibra 1 Giga tem 1 gigabyte de velocidade.

O que é velocidade de upload? 

A velocidade de upload mede a velocidade média da sua internet para enviar dados. É um indicador importante para enviar arquivos à nuvem ou por e-mail, subir ou postar fotos e vídeos no TikTok e Instagram, fazer reuniões on-line por videoconferência, por exemplo. A velocidade de upload, em geral, é bem menor do que a de download e costuma ser informada na oferta do plano. 

O que é ping ou latência?

Latência é o tempo que um pacote de dados leva para ir e voltar do seu computador até o servidor. Latência baixa é indicador de melhor desempenho da internet banda larga. Ping é importante para você jogar on-line, uma vez que gamers precisam enviar e receber dados com rapidez. Para jogar on-line com qualidade ou fazer videoconferências, o Ping deve estar abaixo de 100 milissegundos.

O que jitter? 

O jitter mostra a variação do ping ao longo do tempo: quanto maior seu número, mais instável é a conexão. Segundo a Anatel, uma internet com qualidade mínima deve apresentar jitter de até 50 milissegundos em pelo menos 95% das medições.

Quer saber como anda o desempenho da sua conexão? Então, use um medidor de velocidade!

Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium levam a velocidade da internet para casa toda 

Se você mora numa casa ampla ou com muitas barreiras próximas ao Wi-Fi (paredes grossas, micro-ondas ou telefone sem fio, por exemplo), Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium são as soluções ideais. Com planos de alta velocidade, você tem mais qualidade de conexão nos locais onde mais utiliza sua internet.

As soluções contam com alta tecnologia para ampliar o sinal do seu Wi-Fi, usando pontos em outros locais onde você costuma se conectar com mais frequência.

Saiba mais sobre os planos na página de Oi Fibra!

Veja também