logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Velocidade de internet: como medir a velocidade do meu plano

Quer conferir a velocidade do seu plano de internet está sendo entregue? Veja com fazer o teste de velocidade e entender os resultados.
3,5 minutos
|
29/04/2022 16:05
|
mulher
mulher
 

O que é mais importante para você: baixar arquivos ou subir arquivos? Se a sua resposta for uma das duas opções, ou as duas, você já sabe a importância de ter uma velocidade de internet que atenda às suas expectativas. Mas se você respondeu que nenhuma das opções é importante, afinal você só usa a internet para jogar online ou postar seus reels no Instagram, saiba que velocidade de download e de upload, assim como a latência e ping da sua internet, são fundamentais para uma conexão de boa qualidade.

Velocidade de download e velocidade de upload

Fazer download nada mais é do que baixar um arquivo. Quando você joga online, por exemplo, você já está fazendo um download. Já o upload é o contrário. Ao invés de baixar um arquivo, você sobe algo na rede, tipo quando você salva um pdf no Google Drive. Tanto para subir quanto para baixar um arquivo, uma coisa é fundamental: velocidade de upload e velocidade de download. Quanto maior a velocidade, melhor! 

Ping e latência

A latência é a medida do tempo em que sua internet recebe o pacote de dados ou banda larga do servidor. Já o ping trata-se de um comando, que mede a velocidade da sua internet. Essa dupla é indispensável para analisarmos a qualidade das conexões de internet e seus dispositivos. Se você vende um produto ou oferece um serviço online, verificar a latência e o ping da sua rede é fundamental para o sucesso dos seus negócios. E isso também serve para os gamers. Saber como anda o desempenho da sua conexão para jogar online é imprescindível caso você queira ser campeão.

Na dúvida sobre como anda a sua banda larga, existem testes de velocidade de internet que você encontra gratuitamente na web. É uma opção rápida e descomplicada para conferir como está sua conexão, medir a velocidade de download e velocidade de upload, e a latência ou o ping da sua internet, sem que você precise de um técnico para isso. Afinal, se a sua internet não está 100%, isso vai influenciar diretamente na sua experiência de navegação.

Acesse o site www.brasilbandalarga.com.br e faça o "Teste de Velocidade de Internet" para medir sua conexão. Esse teste é gratuito, e você pode fazer sendo cliente Oi Fibra ou não. 

Novo_novo_bannerprovacao.jpg

 

Veja também