logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

O que considerar na hora de escolher a internet de fibra para sua casa?

Quer trocar seu plano de internet por um de fibra ótica? Rafaella Ballerini conta tudo o que você precisa saber para fazer sua escolha!

6,1 minutos
|
11/08/2023 15:51
|
O que considerar na hora de escolher a internet de fibra para sua casa? video
 

Você já parou para pensar em como seria a vida sem internet? Hoje, parece até impossível imaginar uma rotina off-line — sua conexão está presente no notebook, celular, videogame e até na sua geladeira ou lâmpada

Para que tudo funcione conforme suas necessidades, é essencial escolher um bom plano de internet. Hoje, a melhor tecnologia é a fibra, que oferece a qualidade, a velocidade e a estabilidade que você precisa. Mas o que levar em consideração na hora de escolher uma conexão do tipo para sua casa?

Para que você entenda melhor, convidamos Rafaella Ballerini para contar tudo o que é preciso considerar antes de escolher seu plano de fibra ótica. Confira!

O que levar em consideração na hora de escolher sua internet fibra

Veja como escolher o melhor plano para sua casa!

Qual a principal finalidade da sua conexão?

Como você viu, a internet está presente para inúmeras atividades do dia a dia. Mas quais as principais na sua rotina? É para jogar videogame? Assistir a bons filmes no streaming? Trabalhar? Fazer videochamadas? Gravar vídeos para o TikTok? Fazer lives na Twitch? Tudo isso influencia na sua escolha.

Planos que exigem muitas videochamadas ou lives precisam de uma conexão ainda mais potente. Já quem trabalha mais com textos, por exemplo, pode ter um plano mais básico. Já quem gosta de ver filmes e séries precisa de um pacote intermediário para ter o melhor de som e imagem. 

Ah, e quanto mais aparelhos estiverem conectados à sua internet, maior o plano deve ser.

Seu aparelho é apto para rodar toda a sua conexão?

É comum que o usuário contrate um plano de altíssima velocidade, mas o celular não tenha os recursos necessários para rodar a internet plenamente. Por exemplo: você conta com um plano de 1 giga, mas seu celular é linha de entrada. 

Para saber se seu celular consegue rodar sua conexão, faça um teste de velocidade. Para isso, é só abrir o site do teste e deixar conectado apenas o dispositivo que você deseja testar. Resumindo: nada de fazer download no notebook enquanto o celular está em teste.

Assim, você consegue ver qual a condição real da internet na sua casa em cada dispositivo, além de escolher o melhor pacote de dados para sua residência.

Velocidade de download x velocidade de upload

Quando você fizer o teste de velocidade, provavelmente verá valores diferentes para download e upload. Antes de tudo, é preciso entender: o que é velocidade da internet?

Sua conexão é a transferência de dados entre o seu dispositivo e o servidor. Portanto, a velocidade é o desempenho que sua internet tem em bytes/segundo, ou seja, quantos dados ela consegue transferir a cada segundo. Essa velocidade pode ser medida em kilobits (kbps), megabits (mbps) e, mais recentemente, em gigabits (gbps). 

Seu plano de internet vai ter duas velocidades: a de download e upload. A primeira é a de dados que você recebe quando assiste a um filme no streaming, baixa um jogo ou ouve uma música no Spotify. Como ela costuma ser um pouco mais utilizada pelo usuário, é também a que costuma ter uma velocidade maior.

Já a de upload é a transferência de dados entre o usuário e o servidor. Por exemplo: é relacionada a quando você faz uma live ou está numa videoconferência — algo muito comum no home office. 

Mesmo que você receba mais dados do que transfira, é fundamental que haja um equilíbrio entre as duas. Por mais que o uso do download seja bem alto, se você é um streamer ou trabalha a distância sabe como é importante que a velocidade de upload também seja alta. Novamente é preciso se lembrar das suas prioridades do dia a dia.

Cabo de cobre ou fibra?

Antes da chegada da fibra, a internet mais popular era a de cobre. Contudo, a tecnologia de fibra ótica veio para mudar esse cenário.

Por ser feito de metal, o cabo de cobre consegue conduzir eletricidade, ou seja, a conexão é feita por meio de correntes elétricas. 

Já a fibra ótica tem o núcleo formado por finíssimos filamentos de vidro, e a conexão ocorre por feixe de luz. Legal, né?

O mais bacana é que o cabo de fibra ótica não sofre com oxidação, corrosão, ferrugem nem interferência magnética. Por isso, sua internet tem mais velocidade e estabilidade. Então, independentemente do tipo de uso, a fibra é a melhor opção em conexão para sua casa.

Onde encontrar internet fibra ótica?

Oi Fibra é a internet fibra ótica da Oi feita especialmente para você. Com planos de 400 mega, 500 mega e 1 giga, você tem as melhores opções de plano para suas necessidades — e tudo com as vantagens que só a Oi traz :).

Quer internet com qualidade fibra ótica de ponta a ponta na sua casa? Entre em contato com Oi Fibra!

Além disso, a Oi conta com o técnico virtual e atendimento personalizado. Confira a disponibilidade de Oi Fibra por CEP!

 

 

Veja também