logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Qual padrão Wi-Fi é mais rápido?

Entenda o que é padrão de Wi-Fi, qual o mais veloz e como escolher a velocidade ideal para sua residência!

6 minutos
|
27/04/2023 13:00
|
mulher
mulher

Quando vamos procurar por um roteador, a intenção é de que o sinal de internet seja o mais rápido possível. Mas você sabia que há diferentes padrões de Wi-Fi? 

Neste texto, você vai entender o que é padrão de Wi-Fi e quais os tipos disponíveis no Brasil. Confira!

O que é padrão Wi-Fi?

Wi-Fi é o nome comercial da tecnologia IEEE 802.11 b Direct Sequence, que permite a conexão entre diversos aparelhos sem fio. Para isso, ela funciona por meio de ondas de rádio, que se ligam por meio de um adaptador — no caso da internet residencial, um roteador.  

O adaptador recebe os sinais, decodifica e os transmite para os outros aparelhos por meio de uma antena. Mas para que ele consiga passá-los para outros dispositivos, é preciso que eles estejam dentro de um determinado raio, chamado “hotspot”. Sua abrangência varia de acordo com a capacidade do roteador e da antena.

Um padrão de Wi-Fi, portanto, é um dos diferentes tipos existentes dessa tecnologia.

Ao contrário do que se pensa, Wi-Fi não é uma abreviação de um nome técnico, e sim de "Wireless Fidelity", que significa fidelidade sem fio, em português. Acredita-se que seja inspirada na expressão High Fidelity (Hi-Fi), usada desde a década de 1950 pela indústria fonográfica.
Em 2005, Phil Belanger, um dos membros fundadores da Wi-Fi Alliance, disse que o termo não significa nada em especial — foi apenas uma estratégia de marketing.

Qual o padrão de Wi-Fi mais rápido?

Há diversos padrões de Wi-Fi. O mais interessante é que todos são compatíveis entre si, o que faz com que um aparelho Wi-Fi 5 consiga se conectar a aparelhos com Wi-Fi 3.

Todo padrão de Wi-Fi é medido em GHz (gigahertz). O hertz é uma unidade de medida que significa ciclo por segundo. Portanto, pode aferir desde a velocidade da batida do seu coração até a da sua internet. Um gigaheartz é o equivalente a cinco bilhões de hertz (!). Então, uma rede 2,4 GHz tem 2,4 bilhões de ciclos completos por segundo.

Os padrões mais conhecidos atualmente, que costumam aparecer em roteadores de internet residencial Wi-Fi, são as redes 2,4 GHz e 5 GHz.  Como visto, se o primeiro faz 2,4 bilhões de ciclos, a rede 5 GHz consegue fazer cinco bilhões no mesmo período, ou seja, é mais rápida.

Atualmente, o padrão de Wi-Fi mais rápido é o 6E (IEEE 802.11ax), uma versão atualizada do Wi-Fi 6. Ele consegue ser bem superior ao 5 — ele trabalha com velocidade de 6 GHz, ou seja, de seis bilhões ciclos completos por segundo. O Wi-Fi 6E será bastante importante para o uso de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).

Em 2022, o Wi-Fi 6 começou a ser disponibilizado para o mercado corporativo, principalmente para operadoras.

Conheça os diferentes padrões de Wi-Fi

- IEEE 802.11a: padrão para frequência de rede 5 GHz com capacidade de até 54 Mbps (megabits por segundo). Conta com alta velocidade de internet e não sofre interferências. Por isso, é mais utilizada por empresas com altíssimo tráfego de informações

- IEEE 802.11b: é o mais usado em residências e pequenas empresas. Conta com rede 2,4 GHz e capacidade de até 11 Mbps

- IEEE 802.11g: semelhante ao anterior, o padrão g é mais veloz, mas não tem um alcance tão bom. Também é bastante utilizado em casas e empresas de pequeno porte. Sua rede é de frequência 2,4 GHz com capacidade de até 54 Mbps 

- IEEE 802.11n (Wi-fi 4): é um padrão já considerado ultrapassado. Utiliza tanto a rede 2,4 GHz quanto a 5GHz (opcional). Sua taxa de transferência  varia entre 54Mbit/s (mebabytes por segundo) e 600Mbit/s

- IEEE 802.11ac (Wi-fi 5): é a tecnologia mais utilizada atualmente. Permite uma taxa de transferência que varia entre 210 Mbps e 1 Gbps (gigabytes por segundo).

Se a sua internet estiver oscilando, vale fazer um teste de velocidade para aferi-la. Além de fácil e rápido, é totalmente gratuito.

Oi Fibra X Premium: Wi-Fi 6 e tecnologia exclusiva FTTR

Se você deseja ter o máximo de velocidade de internet, precisa conhecer Oi Fibra X Premium! Além de tecnologia mesh, que cria uma rede inteligente e única, a solução premium da Oi conta com Wi-Fi 6 tanto no roteador principal quanto no segundo ponto.

Outro benefício é a tecnologia FTTR (fiber to the room ou fibra até o cômodo), que amplia a cobertura residencial com a máxima performance. O cabeamento é discreto, quase imperceptível e não necessita de obra na sua casa. Demais, né?

E a gente ainda tem Oi Fibra X, solução da Oi com rede mesh e Wi-Fi 5. Para quem deseja ampliar a cobertura da internet, é a solução ideal e atende à necessidade da maior parte das famílias.

Agora que você já sabe como funcionam os padrões de Wi-Fi, conheça Oi Fibra, a internet ideal para sua residência!

Veja também