logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Afinal, o que é fibra ótica?

Já pensou em ter mais qualidade e estabilidade na sua internet? A fibra ótica oferece isso é muito mais. Gesiel Teixeira te explica como funciona!

7,4 minutos
|
20/09/2023 12:47
|
Homem sorrindo e com a mão no queixo olha a tela de um notebook video
 

Aqui no blog, você com certeza já leu vários textos falando sobre como a fibra ótica vai fazer a diferença na sua rotina. De ver um filme no streaming até montar uma casa inteligente, a adoção da tecnologia vai permitir que você tenha mais velocidade e estabilidade mesmo estando com vários aparelhos conectados. Então, vem a dúvida: o que é fibra ótica? O que isso quer dizer?

Neste post, Gesiel Taveira vai te explicar melhor o que é e como funciona a fibra ótica, além de dar dicas de como você pode aproveitá-la ao máximo. Confira!

O que é fibra ótica?

A fibra ótica é um cabo formado por filamentos finíssimos, que podem ser de vidro ou plástico, por onde as ondas de luz passam enviando informações. E como a luz é o elemento com a velocidade mais alta conhecida no universo, você pode imaginar que ela deixa a internet a cabo — que utiliza a eletricidade — parecendo uma carroça andando em uma estrada velha.

Se você quiser assistir a um filme, por exemplo, vai ser mais rápido fazer o download do que estourar a pipoca! 

Mas a fibra ótica também dá um show na hora do upload. Quando você quiser mandar arquivos pesados, principalmente de áudio e vídeo, pode contar com a fibra ótica.

Qual a diferença entre a fibra ótica e a comum?

De primeira, pode parecer que a diferença entre a fibra ótica e a internet a cabo, a mais comum no Brasil até então, seja apenas de estrutura. Mas ao contrário: é como comparar um carro zero quilômetro a um já antigo com aquela carroça velha que citei aqui em cima. Você pode até ficar hesitante, afinal você já está acostumado com a tecnologia mais antiga, mas é só experimentar o novo para perceber a diferença.

Corrida maluca

A internet antiga, feita de cabos de cobre, é como um carro mais antigo: você consegue utilizar e fazer o básico — ela “quebra o galho” — mas velocidade e estabilidade são um pouco comprometidas. Ou seja: você não consegue manter o ritmo e qualquer empecilho pode atrapalhar sua navegação.

E o que isso quer dizer? Se você conecta mais aparelhos, a qualidade do seu sinal fica bem mais comprometida do que quando comparada à fibra ótica (o nosso carro zero da internet residencial). Além disso, quando chove, sua conexão fica muito mais instável.

Isso ocorre porque, apesar de os filamentos de fibra ótica serem sensíveis — não dá para deixá-lo perto de onde seus animais costumam circular, por exemplo —, o cabo externo é mais rígido e muito resistente a fatores externos. Sol, chuva e interferências eletromagnéticas não atrapalham sua conexão. Portanto, ela é bem mais estável e exige menos manutenções.

Só fibra de verdade!

Ah! Antes de contratar um plano, você precisa saber que a tecnologia só vale quando é FTTH (fiber to the home ou fibra para a casa, em tradução livre). Isso significa que a empresa utiliza fibra ótica da própria central até a sua casa, sem que haja colocação de fios de cobre na “parte final” do caminho (ou seja, a sua residência).

Algumas operadoras, porém, utilizam o cabo de cobre na parte final, que vai até a sua residência. É o que chamamos de FTTC (fiber to the curb ou fibra até o meio-fio), em que a fibra ótica vai até a um poste ou caixa próxima a sua residência e, na conexão até a sua casa, a operadora utiliza cabo de cobre. Dessa forma, a performance do sinal é comprometida — você não tem a velocidade e a estabilidade que só uma internet 100% fibra ótica é capaz de proporcionar

Para saber se seu plano de internet é de fibra ótica de verdade, observe o conector. O do cabo de internet fibra ótica é do tipo SC/APC ou SC/UPC.

O celular interfere na qualidade da fibra ótica?

Sim! Por exemplo: se sua internet é 5G e o seu celular só suporta conexão 4G, ele não será capaz de rodar com toda a potência que o sinal Wi-Fi pode proporcionar. 

Por isso, um smartphone antigo pode piorar sua sua experiência de uso tanto por possíveis incompatibilidades de hardware com a internet quanto por seu software estar desatualizado.

Atualize-se!

Como dito, não apenas o celular precisa ser mais atual; os softwares também precisam! Sempre verifique se os aplicativos e o sistema operacional estão nas versões mais recentes. 

Como aproveitar minha internet fibra ótica ao máximo?

Veja mais algumas dicas para que o seu sinal tenha mais qualidade:

Roteador centralizado

Na sua casa, há uma série de “inimigos do Wi-Fi” — micro-ondas, telefone sem fio e até a parede impedem que o sinal circule livremente. Veja mais alguns:

  • babá eletrônica
  • vaso de planta
  • caixa d’água
  • espelhos
  • banheiro
  • aquário
  • metais

Na hora de instalar seu roteador, ele deve ficar em um local estratégico, livre desses “obstáculos”. O ideal é que ele fique no centro da casa para que o sinal consiga chegar em todos os cômodos de forma igual.

Repetidor ou roteador mesh?

A fibra ótica envia o sinal de maneira linear e horizontal. Mas quando a casa é mais extensa, nem sempre o roteador consegue enviar o sinal com a mesma potência em todos os cômodos. Então, para que a internet rode melhor longe do roteador, muitas pessoas 

investem em um repetidor, aparelho que recebe o sinal e o amplifica para que alcance uma área maior.

Com o avanço da tecnologia, será que o repetidor ainda é a melhor escolha? Atualmente, também temos os roteadores mesh, que formam uma espécie de rede inteligente na sua casa. Dual band, os aparelhos utilizam tanto a rede 2,4 GHz quanto a 5 GHz, permitindo que sua internet seja mais rápida e estável.

Operadora de qualidade

De nada adianta investir em melhores aparelhos se você não conta com uma operadora de qualidade. E  claro que Oi Fibra está aqui para te ajudar! 

Com a fibra ótica da Oi, a experiência de navegação é levada a um novo patamar. Conheça os planos!

Veja também