logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Como saber se minha internet é fibra ótica de verdade?

Quer saber se sua operadora trabalha com fibra ótica da central até a sua casa? Neste post, vamos te mostrar como identificar uma fibra ótica de verdade. Confira!

10,8 minutos
|
19/06/2023 16:48
|
Como saber se minha internet é fibra ótica de verdade? video
 

 

Você já tem conexão fibra ótica na sua casa? Atualmente, é a melhor tecnologia de banda larga oferecida pelo mercado, mas é preciso saber se sua conexão conta com fibra ótica de ponta a ponta.

Para isso, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Veja o que você deve analisar:

Afinal, o que é fibra ótica?

A tecnologia é formada por filamentos finíssimos, um pouco mais grossos que um fio de cabelo, que transmitem informações por meio de sinais de luz em vez dos sinais elétricos. É muito utilizada em sistemas de telecomunicações por permitir o envio de uma grande quantidade de dados em altíssima velocidade.

Conheça os planos de quem oferece fibra ótica de verdade.

Fique por dentro

- Ficou sem sinal de internet da Oi? Solicite o reembolso. Conheça o Compromisso Oi Fibra!

Como saber se minha internet é fibra ótica de verdade?

Para saber se sua internet é fibra ótica de ponta a ponta, é essencial observar os conectores. 

O cabo coaxial — aquele que costumamos ver na televisão e em conexões via cabo —, tem um conector bastante específico: é uma ponta fina envolta por uma proteção sextavada. 

Quando a tecnologia utilizada é FTTC (fiber to the curb ou fibra até o meio-fio), o cabo de fibra ótica costuma ir até o poste e, de lá até a sua casa, a empresa usa um cabo coaxial com esse conector.

Outro cabo que costuma ser utilizado na FTTC é o cabo de rede, semelhante aos antigos cabos de telefone fixo. 

O conector de um cabo de internet fibra ótica é do tipo SC/APC ou SC/UPC.

Você pode até notar que o cabo utilizado na área externa é mais rígido que o da área interna. Isso ocorre porque a fibra ótica é um filamento muito fino e sensível, portanto a proteção precisa ser maior. Se o conector internet for SC/APC ou SC/UPC, sua internet é realmente fibra ótica.

Quando a fibra chega à sua casa, é chamada de rede FTTH (fiber to the home ou “fibra para a casa”). 

Oi Fibra é um exemplo de fibra ótica que utiliza a FTTH. A internet banda larga da Oi está presente em 277 cidades em todos os estados do país

Como a fibra ótica é instalada na minha residência?

Geralmente, a fibra sai de uma central de distribuição, que é responsável por gerenciar o tráfego de dados, e vai para um “armário” de distribuição, que costuma ficar em um poste instalado próximo à casa. Esse armário vai distribuir o sinal da conexão entre os clientes. 

A partir daí, o cabo também pode passar também (mas não necessariamente) por uma caixa de distribuição, onde acontecem emendas da fibra. Por fim, ele chega até o equipamento que fica dentro da sua residência, que geralmente é uma ONU (Optical Network Units ou Unidade de Fibra Ótica) ou uma ONT (Optical Network Terminal ou Terminal de Rede Ótica). Esse aparelho converte o sinal óptico em elétrico, e ali sim ele te entrega um cabo de rede.

É comum chamar ONU e ONT de roteadores, porque esses aparelhos também contam com antenas que transmitem o sinal para o restante da casa.

Como aproveitar seu plano de fibra ótica ao máximo?

Alguns detalhes fazem toda a diferença na transmissão do sinal. Veja:

Preste atenção no cabo de rede

Você vai encontrar o cabo de rede nas mais diversas cores. Contudo, isso não importa; fique atento à categoria desse cabo. 

Para um plano acima de 100 mega — como todos os oferecidos por Oi Fibra —, você vai precisar pelo menos de um cabo Cat5e, que é a categoria mais básica para esse tipo de conexão. Fuja de cabos cripados para outros fins, como os de alarme ou câmeras. 

Você pode também investir em um Cat6, que é mais avançado. 

No mercado também se encontra o Cat8, o mais avançado da categoria. Porém, não é necessário investir nele; o Cat5e já cumpre os requisitos necessários para te oferecer uma conexão fibra ótica de qualidade.

Portas também influenciam

Quando sua internet tem mais de 100 mega, é comum que o roteador tenha portas Gigabit Ethernet, que permitem que a conexão tenha mais velocidade. Equipamentos com porta Fast Ethernet só possibilitam até 100 mega de conexão. 

Observe a geração do roteador

Além disso, para ter uma velocidade maior, é preciso se conectar à rede 5 GHz. 

Geralmente, a ONT terá uma conexão dual band, ou seja, tanto de 2,4 GHz (maior alcance, menor velocidade) quanto de 5 GHz (menor alcance, maior velocidade). 

A geração dos roteadores também influencia. Os tipos Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E trabalham com a tecnologia mais avançada da atualidade para residências, o que permite que sua internet seja ainda mais veloz. Apenas aparelhos dessas categorias conseguem chegar a altos níveis de velocidade.

O roteador Oi Fibra trabalha com Wi-Fi 6E, um avanço do Wi-Fi 6 para que você possa alcançar até um giga de velocidade, dependendo do plano.

Veja se seus dispositivos são compatíveis

Você tem um plano de 500 mega, mas parece que a conexão do seu celular não chega a 100? Talvez ele não seja compatível com a rede 5 GHz. Portanto, não é capaz de rodar numa velocidade tão alta. O dispositivo também precisa ter o suporte ao Wi-Fi 6, por exemplo, para aproveitar todos os benefícios do plano.

Isso não significa que um aparelho com acesso apenas à rede 2,4 GHz não terá acesso ao Wi-Fi, e sim que a velocidade não será tão alta quanto a contratada.

Vamos conhecer os padrões:

- padrão N: usa rede 2,4 GHz ou Wi-Fi 4;

- padrão AC: usa rede 5 GHz ou Wi-Fi 5, é o mais utilizado;

- padrão AX: Wi-Fi 6 (5 GHz) ou Wi-Fi 6E (6 GHz).

O Wi-Fi 7, que conta com transmissão de dados com ainda mais velocidade,é a tecnologia prevista para chegar em 2024, mas é apenas uma possibilidade. 

O que não fazer com a sua internet fibra ótica?

Veja como manter os cuidados para que sua banda larga funcione plenamente:

Posicionamento da ONT/ONU

É fundamental que seu roteador esteja em um lugar seguro. Ao contrário do que acontece com a internet via cabo convencional, em que o aparelho precisa ficar em um local alto, as ondas de fibra ótica se espalham horizontalmente. 

É preciso, portanto, preocupar-se mais com um posicionamento seguro e livre de obstáculos frontais e laterais. Por exemplo: evite deixar seu aparelho próximo a paredes. 

Dê preferência para uma mesa, em que ele possa ter espaço e segurança. Não deixe o aparelho escondido em uma estante, pois impacta o desempenho. Também evite deixá-lo próximo a micro-ondas, babá eletrônica e telefone sem fio, que causa oscilações na rede.

Distância do aparelho

Seu roteador pode ser potente, mas não faz milagres. Quanto mais perto estiver do aparelho, melhor será sua conexão. 

Para levar internet para cada cantinho da sua casa, a Oi conta com Oi Fibra X, em que pontos adicionais são conectados ao roteador principal da Oi Fibra e formam uma rede inteligente. Melhor: essa rede forma um monitoramento proativo, que identifica eventuais falhas antes mesmo que o cliente perceba.

Senha fraca

Você não vai querer que outros aparelhos desconhecidos estejam conectados à sua rede e causando lentidão, não é verdade? Por isso, coloque uma senha forte para evitar “invasores”.

Por que escolher internet fibra ótica?

Além de maior velocidade e estabilidade, a fibra ótica oferece uma série de benefícios:

- maior largura de banda;

- maior capacidade de transmissão;

- o cabo não sofre corrosões;

- não dissipa calor;

- não há interferência eletromagnética;

- durabilidade acima de 25 anos.

Oi Fibra: internet fibra ótica de ponta a ponta

Como você viu, é necessário prestar atenção no seu conector para ter certeza de que está trabalhando com fibra ótica de verdade. Mas uma garantia você já tem: Oi Fibra trabalha com fibra ótica de ponta a ponta! Isso significa que, desde a matriz até a sua casa, o cabo é feito com filamentos de fibra ótica. Resumindo, é mais velocidade e estabilidade para sua conexão, além de bem menos interferências.

Oi Fibra oferece os seguintes planos: 

- Oi Fibra Start (200 mega de download e 60 mega de upload)

- Oi Fibra 400 Mega (400 mega de download e 200 mega de upload)

- Oi Fibra 600 Mega (600 mega de download e 300 mega de upload)

- Oi Fibra X (verifique velocidades no site da Oi)

- Oi Fibra X Premium (verifique velocidades no site da Oi)

- Oi Fibra 1 Giga (1 giga de download e 500 mega de upload)

Com opções de planos realmente velozes e que oferecem fibra ótica de ponta a ponta, você pode escolher qual o nível de conexão que sua rotina necessita. Conheça Oi Fibra e tenha seu plano ideal!

Veja também