logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Latência no jogo: o que mudar na conexão para diminuir o ping

Lentidão nas suas transmissões via streaming? Seu player começa a se teletransportar do nada? O problema pode estar na latência. Veja como diminuí-la!

8,3 minutos
|
19/12/2023 10:12
|
De headphone, Diego Kerber segura um notebook gamer com a mão esquerda e um mouse com a mão direita video
 

Uma coisa que com certeza faz o gamer levantar da cadeira é a latência (ou ping). Quanto maior seu valor, mais tempo você demora nas jogadas e, consequentemente, as chances de perder aumentam.
Seja por conta da lentidão do streaming, seja porque seu player começa a teleportar pelo mapa no meio da partida, a latência prejudica o jogo e diminui as chances de vitória. E o problema pode estar na sua conexão.

Se você não aguenta mais ver sua live caindo ou suas partidas prejudicadas, veio ao lugar certo. O youtuber Diego Kerber, do canal Adrenaline, vai contar quais são as principais tecnologias relacionadas à conexão para diminuir a latência. Confira!

Como diminuir a latência?

Veja quais as modificações podem ser feitas para que sua internet sofra menos com o ping:

Menos Wi-Fi

A conectividade é formada por uma sequência de dispositivos, tecnologias e infraestrutura que faz a internet chegar até o usuário. É por isso que a galera mais exigente costuma evitar o uso de redes sem fio mesmo com um plano de internet extremamente rápido.

Se você usar o Wi-Fi (especialmente um protocolo mais antigo) ou não tiver um sinal de internet sem fio forte, vai ver um baita afunilamento na velocidade da sua conexão.

Para a internet chegar em mais ambientes da casa pelos cabos, tem outra dor de cabeça: puxar a fiação. Com sorte, você só vai ter a trabalheira de localizar a passagem dos cabos para puxá-los a todos os lugares onde usa sua internet. Mas se tiver azar, terá que quebrar as paredes para colocar os cabos onde quer que sua conexão chegue com mais potência.

FTTN, FTTC, FTTB ou FTTH?

Quem tem fibra ótica precisa conferir qual o tipo de tecnologia empregada no cabeamento da rede. Parece uma sopa de letrinhas, mas a principal mudança entre todas elas é o quanto de fibra você vai ter na sua conexão. Quando você compra internet de fibra ótica, infelizmente nem todo caminho dessa conexão será formado por ela.

A sigla FTT significa fiber to the ou “fibra até o/a”, depois entra a parte que diz até onde ela vai.

- FTTN (fiber to the node ou fibra até o nó): a tecnologia de fibra ótica vai até o último nó na rede de distribuição — provavelmente um daqueles armários que você encontra na calçada ou algum ponto final de distribuição de internet da sua operadora. Nesse caso, a fibra pode estar com mais de  300 metros de distância da residência. O restante é coberto pelos tradicionais e menos eficientes cabos de cobre;

- FTTC (fiber to the curb ou fibra até o poste): há uma aproximação maior da infraestrutura com o FIBRE, algo que costuma ser inferior aos 300 metros. O uso de cabos em fibra óptica termina em uma estrutura na rua mais próxima da sua casa;

- FTTB (fiber to the building/basement ou fibra até o prédio): a fibra ótica chega até um armário posicionado dentro de edifícios ou condomínios;

- FTTH (fiber to the home ou fibra até a casa): o uso de fibra ótica é 100%, ou seja, da central da operadora até o seu roteador.

Dentre todas essas tecnologias, a mais veloz é a FTTH, que leva fibra ótica até a residência.

Roteadores mesh

Fizemos esse caminho todo, mas aqui entra o problema do começo do vídeo: a nossa internet é tão rápida quanto a parte mais lenta da nossa estrutura de rede. Se a fibra chega em casa, quer dizer que o “elo fraco” da nossa conexão vai acontecer dentro de casa, ou seja, como seus dispositivos vão se conectar ao seu roteador. 

Usar uma rede de múltiplos roteadores mesh bem posicionados pode aumentar a eficiência da rede sem fio, mas no mundo ideal, você deve conectar esses roteadores entre si via cabo, trazendo novamente o problema da fiação.

Tecnologia FTTR

Apesar disso, tem como trazer a fibra para ainda mais perto dos seus dispositivos: por meio da tecnologia FTTR (fiber to the room ou fibra até o cômodo). A ideia é continuar puxando o cabo de fibra até todos os pontos Wi-Fi da sua casa. É praticamente um “FTT até o seu PC”, porque a tecnologia de fibra ótica vai parar no local onde está o seu computador.

Oi Fibra X Premium: internet FTTR na sua casa

Quem oferece o serviço FTTR no Brasil (e na América Latina) é a Oi. Com Oi Fibra X Premium, a Oi instala um cabo de fibra extremamente fino e transparente, que vai contornando os cantos das paredes e os móveis, fazendo seu caminho até o seu roteador.

Essa solução já traz dois pontos de acesso, e ambos vão dar suporte ao Wi-Fi 6. Então você já pode posicioná-los para aumentar a área de cobertura ou deixá-los bem próximos de algum dispositivo crítico que precise de mais performance — tipo o PC que você joga ou faz lives. 

Se precisar, dá para ampliar com até 16 pontos Wi-Fi usando esse padrão FTTR. 

Uso de cabo

Mas fizemos tudo isso para chegar até aqui e ter de novo a conexão Wi-Fi. Tão perto e agora vamos pôr tudo a perder?

Você tem a opção de usar o bom e velho cabo para conectar o PC diretamente nesse ponto de acesso. 

Rede Wi-Fi 6

Agora, porém, dá sim para usar a conexão Wi-Fi e ter menos latência, pois a tecnologia avançou muito nos últimos anos. Olha só:

- a rede Wi-Fi 4, também conhecida como 802.11n, entregava apenas 75 MB por segundo;

- já a rede Wi-Fi 5 (ou 802.11ac) subiu para 866 MB por segundo e ainda é referência de velocidade;

- as novas redes Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E, também chamadas de 802.11ax, sobem essa velocidade máxima teórica para 1.200 MB por segundo.

Mas não é apenas a quantidade de dados que importa para nós, gamers. A latência também é reduzida dos 30 ms médios que a gente tem na tecnologia Wi-Fi 5 para 20 ms do Wi-Fi 6. Isso faz com que você tenha uma baixa latência em seus gameplays mesmo se você ligar o seu PC e seus videogames pela rede sem fio.

Fique de olho em dispositivos compatíveis com essa nova geração de conectividade sem fio, especialmente ao suporte Wi-Fi 6 ou até mesmo ao Wi-Fi 6E.

Com o uso de tecnologias como a FTTH e a FTTR, roteadores Wi-Fi mesh e conectividade Wi-Fi 6, você se certifica de não ter nenhum gargalo impedindo a melhor experiência em streaming, gameplays e tudo mais o que você fizer na internet.

Esses são os grandes diferenciais de Oi Fibra X Premium, que oferece o que há de mais moderno quando o assunto é conectividade. Consulte a disponibilidade do plano!

Veja também