logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

O que é Wi-Fi?

Wi-Fi é a tecnologia que permite conexão à internet sem fio. Saiba tudo sobre roteadores e repetidores Wi-Fi e como melhorar sua conexão com a internet!

4 minutos
|
17/05/2022 13:22
|
mulher
mulher

Sempre que entramos em um estabelecimento comercial, logo nos deparamos com uma plaquinha de Wi-Fi. Seja no Brasil, seja do outro lado do mundo, esse tipo de conexão já faz parte do nosso cotidiano. Mas não se engane! Por trás de toda plaquinha bonita, existe uma história muito interessante. 

O que é Wi-Fi?

O termo “Wi-Fi” é derivado da expressão inglesa "Wireless Fidelity", que em tradução livre significa ''Fidelidade Sem Fios''. O Wi-Fi como conhecemos hoje começou a ser desenvolvido no ano de 1997 pela Wireless Ethernet Compatibility Alliance, atualmente Wi-Fi Alliance. Porém, seu primeiro esboço surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, com um sistema de mensagens via rádio. 

Como funciona a internet Wi-Fi?

A conexão Wi-Fi se popularizou como sinônimo de internet sem fio. Essa comunicação acontece via ondas de rádio e é transmitida para os aparelhos por meio de uma antena, que recebe os sinais das ondas, decodifica-os, e os distribui para os dispositivos eletrônicos. 

Senha

Sempre que é feito o serviço de instalação da internet residencial, o técnico pergunta qual a senha o cliente quer colocar. Quando isso não acontece, é disponibilizado um guia de como fazer a mudança da senha original para a de preferência do usuário. O legal é criar seu próprio código e que ele seja forte e seguro. Use e abuse de números, letras maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais. Nada de senha com a data de nascimento do mozão. E lembre-se de trocá-la de tempos em tempos. 

Segurança da rede

Segurança de rede é um ponto que requer atenção. Ninguém gostaria de ter suas informações vazadas. Por isso, sempre siga os protocolos disponibilizados pela sua operadora de internet e periodicamente faça uma varredura em sites, programas e aplicativos. Delete aqueles que só estão ocupando espaço, sempre desconfie de e-mails e mensagens falando que você ganhou algum prêmio ou está sendo intimado, e jamais clique nos links que são enviados com esse tipo de comunicação. Isso é cilada, Bino! 

É também importante medir a internet para ter certeza de que não há nada impedindo ou travando o sinal de sua conexão.

Roteador

O roteador Wi-Fi é o coração da internet. É por ele que o sinal é distribuído pelo ambiente, e também é através dele que sua segurança pode ser comprometida. Por isso, sempre mantenha seu roteador com as configurações atualizadas. Em caso de dúvidas, dê uma olhada no site oficial da operadora. Geralmente lá você encontra as instruções de segurança de acordo com o modelo do seu aparelho. 

Wi-Fi mesh

Esse tipo de Wi-Fi utiliza dois ou mais roteadores que integram uma rede dentro do perímetro da área de cobertura. Com os roteadores Wi-Fi mesh, se uma rede não estiver com um bom sinal, automaticamente a conexão é redirecionada para outro ponto que esteja com o sinal disponível. Com ele, você conecta-se ao roteador principal e pronto. Sempre que precisar transitar entre um cômodo ou outro, estará conectado instantaneamente ao melhor sinal. Além disso tudo, esse dispositivo potencializa a cobertura da sua internet e amplia o sinal por todo o ambiente. 

Repetidor Wi-Fi

Aqui o nome já fala por si só. O repetidor de sinal Wi-Fi é um dispositivo que tem como finalidade a ampliação do alcance do sinal de internet. O chato é que com esse aparelho você precisará se conectar manualmente, ou seja, você mesmo terá que buscar a rede que está disponível, fazer o login e colocar a senha. 

Com todas essas informações, já dá para ter uma ideia de como potencializar o sinal da sua internet residencial sem precisar de manobras mirabolantes. Observe como o sinal chega em cada cômodo da casa e verifique a melhor alternativa para você. Já existem diversas soluções práticas, fáceis de encontrar e que cabem em todos os orçamentos. Então, é só analisar o que poderá te atender melhor e correr para o abraço. 

Para ter certeza de que sua conexão é veloz, você pode usar um medidor de internet.

Fique por dentro

- Ficou sem sinal de internet da Oi? Solicite o reembolso. Conheça o Compromisso Oi Fibra!

Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium: estabilidade e velocidade na casa toda

Se você tem uma casa bem ampla, sabe que o sinal de Wi-Fi não costuma ter a mesma qualidade em todos os cômodos. Para resolver esse problema, agora você tem Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium, soluções em que roteadores são colocados nos locais onde você mais utiliza a internet. 

Conheça os planos:

Oi Fibra X

Oi Fibra X é uma solução criada para você que quer ter uma conexão melhor para a sua família e precisa ter um bom funcionamento em mais ambientes da casa. 

Para formar sua rede Wi-Fi mesh, os pontos são conectados um ao outro via Wi-Fi. Contudo, também pode ser usado cabo, caso você prefira.

Veja o que o plano oferece:

- Ótima solução Wi-Fi para quem deseja ampliar a cobertura, atende a maior parte das famílias

- 2 pontos Wi-Fi 5 (roteador + 1 ponto)  

- É possível personalizar adicionando até 2 pontos Wi-Fi 5 

- Oi Expert Care

Oi Fibra X Premium

Já o plano Oi Fibra X Premium é indicado para quem é mais exigente, que deseja tecnologia exclusiva e inovadora, tem casa ampla e superconectada. E também para quem precisa de alta performance na internet. 

Veja o que o plano oferece:

- A melhor solução Wi-Fi do mercado: a tecnologia FTTR oferece máxima performance Wi-Fi, é pioneira na América Latina e exclusiva da Oi 

- 2 pontos Wi-Fi 6 FTTR (roteador + 1 ponto)

- É possível personalizar adicionando até 14 pontos Wi-Fi 6 FTTR 

- Oi Expert Care

O que é a tecnologia FTTR?

Pioneira na América Latina e exclusiva do Oi Fibra X Premium, a tecnologia FTTR (fiber to the room ou fibra até o cômodo, em tradução livre) permite que o sinal Wi-Fi da sua Oi Fibra se espalhe com a mesma qualidade em todos os cômodos. 

Na FTTR, os pontos Wi-Fi são interligados por um cabo de fibra transparente, fino, flexível e praticamente invisível aos olhos, que leva sua internet à velocidade máxima. A instalação não necessita de obra nem interfere na decoração da casa.

Pronto para ter Wi-Fi rápido na casa toda? Conheça Oi Fibra X!

Veja também