logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

O que é Wi-Fi?

Se você quer melhorar o sinal da internet, ter uma conexão mais segura e tirar todas as dúvidas sobre o Wi-Fi Mesh e o repetidor de sinal Wi-Fi, se liga aqui.
4 minutos
|
17/05/2022 13:22
|
mulher
mulher
 

Sempre que entramos em um estabelecimento comercial, logo nos deparamos com uma plaquinha de Wi-Fi. Seja no Brasil ou do outro lado do mundo, esse tipo de conexão já faz parte do nosso cotidiano. Mas não se engane! Por trás de toda plaquinha bonita, existe uma história muito interessante. 

O que é Wi-Fi?

O termo “Wi-Fi” é derivado da expressão inglesa "Wireless Fidelity", que em tradução livre significa ''Fidelidade Sem Fios''. O Wi-Fi como conhecemos hoje começou a ser desenvolvido no ano de 1997 pela Wireless Ethernet Compatibility Alliance, atualmente Wi-Fi Alliance. Porém, seu primeiro esboço surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, com um sistema de mensagens via rádio. 

Como ele funciona?

A conexão Wi-Fi se popularizou como sinônimo de internet sem fio. Essa comunicação acontece via ondas de rádio, e é transmitida para os aparelhos através de uma antena. Essa antena recebe os sinais das ondas, decodifica-os, e os distribui para os dispositivos eletrônicos. 

Senha

Sempre que é feito o serviço de instalação da internet residencial, o técnico pergunta qual a senha o cliente quer colocar. Quando isso não acontece, é disponibilizado um guia de como fazer a mudança da senha original para a senha de preferência do usuário. O legal é criar sua própria senha e que ela seja forte e segura. Use e abuse de números, letras maiúsculas e minúsculas, e caracteres especiais. Nada de senha com a data de nascimento do mozão. E lembre-se de trocar a senha de tempos em tempos. 

Segurança da rede

Segurança de rede é um ponto que requer atenção. Ninguém gostaria de ter suas informações vazadas. Por isso, sempre siga os protocolos de segurança disponibilizados pela sua operadora de internet e periodicamente faça uma varredura em sites, programas e aplicativos que você utiliza. Delete aqueles que só estão ocupando espaço, sempre desconfie de e-mails e mensagens falando que você ganhou algum prêmio ou está sendo intimado, e jamais clique nos links que são enviados com esse tipo de comunicação. Isso é cilada, Bino! 

Roteador

O roteador Wi-Fi é o coração da internet. É por ele que o sinal é distribuído pelo ambiente, e também é através dele que sua segurança pode ser comprometida. Por isso, sempre mantenha seu roteador com as configurações atualizadas. Em caso de dúvidas, dê uma olhada no site oficial da operadora. Geralmente lá você encontra as instruções de segurança de acordo com o modelo do seu aparelho. 

Wi-Fi Mesh

Esse tipo de Wi-Fi são espécies de nós. São vários dispositivos que integram uma rede dentro do perímetro da área de cobertura. Com os roteadores Wi-Fi Mesh, se uma rede não estiver com um bom sinal, automaticamente a conexão é redirecionada para outro ponto que esteja com o sinal disponível. Com ele, você conecta-se ao roteador principal e pronto. Sempre que precisar transitar entre um cômodo ou outro, você estará conectado automaticamente ao melhor sinal. Além disso tudo, esse dispositivo irá potencializar a cobertura da sua internet e ampliar o sinal por todo o ambiente. 

Repetidor Wi-Fi

Aqui o nome já fala por si só. O repetidor de sinal Wi-Fi é um dispositivo que tem como finalidade a ampliação do alcance do sinal de internet. O chato é que com esse aparelho você precisará se conectar manualmente, ou seja, você mesmo terá que buscar a rede que está disponível, fazer o login e colocar a senha. 


Com todas essas informações, já dá para ter uma ideia de como potencializar o sinal da sua internet residencial sem precisar de manobras mirabolantes. Observe como o sinal chega em cada cômodo da casa e verifique a melhor alternativa para você. Já existem diversas soluções práticas, fáceis de encontrar e que cabem em todos os orçamentos. Então, é só analisar o que poderá te atender melhor e correr para o abraço. 

Novo_novo_bannerprovacao.jpg

 

Veja também