logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Como montar uma casa inteligente

Transforme seu lar em uma casa conectada. Veja como montar uma casa inteligente com a Alexa, a assistente virtual, e muito mais!

4,22
|
28/07/2022 14:16
|
mulher
mulher
 

Imagine poder controlar controlar a temperatura da geladeira ou programar a hora para ligar e desligar as lâmpadas de casa através de um assistente virtual? Tudo de bom, né? Por essas e outras facilidade que a casa conectada ganha cada vez mais adeptos. Para começar a montar sua casa inteligente o ideal é investir nos itens mais utilizados no dia a dia, como geladeira, TV, aspirador, tomada, sensor, lâmpada e assistente virtual. Esses aparelhos possuem diversos modelos e fabricantes, e facilitam muito a vida! 

Geladeira

Porta da geladeira aberta? Nunca mais! A geladeira inteligente identifica praticamente tudo que está acontecendo com o eletrodoméstico. Se a porta está aberta, adequa a temperatura de acordo com os alimentos que tem dentro, e ainda notifica o usuário em relação às datas de validade de alguns produtos. E como se não bastasse, alguns modelos de geladeira ainda preparam sua lista de compras de acordo com o seu consumo, e depois envia pro seu celular através de um QR Code. 

TV

Algumas possuem serviços de streaming integrados, permitem acesso a redes sociais, Youtube, e a sites, tudo pelo controle remoto. Existem modelos onde o usuário ajusta configurações como volume, brilho, saturação e outras funcionalidades somente pelo comando de voz. 

Aspirador

Um aparelho sem tomada e que faz a limpeza sozinho! Isso mesmo. O aspirador inteligente se move livremente por todo o ambiente. Isso é possível porque esse aparelho possui sensores que auxiliam na identificação de obstáculos pelo caminho, fazendo com que ele mude a rota sem parar de funcionar. Os modelos de robô aspirador mais recentes contam com lasers de detecção e câmeras digitais acopladas, fazendo um mapeamento da casa, definindo por onde irá passar e movendo-se em linhas retas, o que torna a limpeza mais precisa, rápida e eficiente. 

Tomada

Uma tomada que além da funcionalidade tradicional que já conhecemos, ainda possui entrada para cabo USB. Ou seja, um só aparelhinho já carrega celular, computador, tablet… Você também pode monitorar o consumo de energia da tomada, economizando na conta de luz no final do mês. Sem falar que também é possível acionar dispositivos por comando de voz e programar os horários para ligar e desligar, direto pelo celular. É muita perfeição! 

Sensor

Além de práticos promovem maior segurança para crianças e idosos, pois ligam e desligam através do sensor de presença, ou seja, de acordo com o movimento no local. Você também economiza na energia elétrica, já que nenhuma luz fica acesa sem necessidade.

Lâmpada 

É possível programar o horário para acender e apagar as luzes, a intensidade e até as cores, pois esse tipo de lâmpada é integrada ao Wi-Fi residencial. Quando você conecta a lâmpada inteligente ao comando de voz, as luzes escutam as suas ordens. Diga o que devem fazer, e elas farão! E como o que é bom sempre pode melhorar, na maioria dos casos as lâmpadas inteligentes diminuem a necessidade dos interruptores. 

Assistente virtual 

E para você ter uma experiência mais completa, você poderá contar com um assistente virtual, como a Alexa. Esse dispositivo é compatível com diversos outros equipamentos de casa conectada que permite programar rotinas que serão acionadas através do comando de voz. Com esse aparelho é possível adicionar lembretes, ouvir músicas e notícias, montar listas de afazeres entre outras diversas tarefas.


Com a casa inteligente você consegue programar sua rotina, e o melhor disso tudo é que você tem acesso a maioria das funcionalidades na palma da sua mão. Sim, está tudo em um app que você pode acessar do celular, tablet ou computador, de onde estiver! Show de bola, aliás, show de tecnologia!

Veja também