logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Casa inteligente: conheça os melhores apps para Android

Descubra alguns dos melhores aplicativos para monitorar sua casa inteligente de onde você estiver.

4,03
|
10/08/2022 14:41
|
mulher
mulher
 

O conceito de tecnologia no lar definitivamente veio para ficar, e o melhor exemplo disso é a casa inteligente. A casa inteligente permite conectar diferentes dispositivos entre si. Novas tecnologias como inteligência artificial, leitura de impressões digitais e reconhecimento de voz ou facial, estão a serviço do conforto e da segurança dos moradores da casa. Esse progresso foi possível graças ao desenvolvimento da Internet das Coisas, também chamada de IoT. Mas o controle de seus dispositivos conectados também pode ser feito através de seu celular de forma centralizada por meio de um aplicativo. No mercado de equipamentos domésticos inteligentes, alguns aplicativos se destacam. 

Conheça alguns desses aplicativos e suas principais funcionalidades:

Philips HUE

A Philips desenvolveu um app com a tecnologia Apple HomeKit, que permite usar o assistente Siri para controlar a iluminação do seu interior. Além de controlar a intensidade das luzes à distância, programar o horário para ligar ou desligar e analisar o consumo de energia, o aplicativo permite automatizar a iluminação para que pareça que alguém está em casa enquanto você está fora. Esse aplicativo também oferece muitos recursos extras, entre eles luzes de sincronização com sua música, filmes e jogos. 

SimpliSafe

Com o app SimpliSafe você pode ativar ou desativar seu sistema de segurança, receber notificações e ser informado de tudo o que acontece em sua casa quando você não está lá, já que o aplicativo permite visualizar e gravar tudo o que suas câmeras estão filmando. 

Vida Digital AT&T

O aplicativo Vida Digital AT&T talvez não seja um dos mais populares, mas isso não compromete em nada a sua performance. Esse app permite gerir a suas câmeras de segurança, controlar as suas portas, trancá-las e destrancá-las, verificar o seu consumo de energia e até detectar eventuais princípios de incêndio. 

Positivo Casa Inteligente

O aplicativo Positivo Casa Inteligente foi desenvolvido para que você possa se comunicar com a sua casa sempre que quiser e de qualquer lugar, de maneira rápida, fácil, segura e inteligente. Monitore sua residência e crie cenas automatizadas com seus dispositivos de controle num só lugar, a qualquer momento, bem na palma da sua mão. Tudo em tempo real e sem pagar a mais por isso!

Bosch Smart Home

A marca oferece uma solução completa composta por uma unidade de controle e um kit para quem está iniciando no universo da casa conectada. Pode ser complementado com diferentes elementos, dependendo das necessidades dos moradores. E você também pode gerenciar sua iluminação e controlar a temperatura do ambiente remotamente. 

Somfy My Link

Outro aplicativo que permite controlar melhor todos os aspectos da sua casa inteligente é o Somfy My Link. Graças a este app, você pode maximizar sua economia de energia, sua privacidade e seu conforto. Com ele você pode abrir e fechar suas persianas, ligar e desligar aparelhos conectados na tomada inteligente, e também monitorar o seu dispositivo de segurança. 

Samsung Smart Home 

A Samsung, por sua vez, desenvolveu o Smart Home, que se baseia na tecnologia de nuvem para sincronizar todos os dados da casa. O Smart Home permite ligar e desligar o forno, ar-condicionado, máquina de lavar, geladeira, aparelho de som, entre outros eletrodomésticos inteligentes. Para utilizá-lo, é preciso ter um dispositivo com Android 4.0 ou versão superior.

Xiaomi

A Xiaomi lançou o Aqara-Home Security, que funciona com o aplicativo móvel Mi4ever. Você programar o preparo do seu café, e também a hora para ligar e desligar as luzes da casa. Ative o modo de alarme do Aqara Hub antes de sair de casa. Se uma porta ou janela for aberta inesperadamente, o Hub emitirá um alarme sonoro e luminoso. Se algo anormal acontecer dentro de casa, você será notificado imediatamente. 

Google Assistente

Usando sua voz ou o teclado do seu smartphone, com o Google Assistant você pode conectar todos os seus dispositivos inteligentes e controlá-los por meio do aplicativo. Seu assistente virtual pode acender ou apagar as luzes, trancar e destrancar portas e, é claro, acionar o alarme de segurança. Você pode até conversar com as pessoas em sua casa por meio dos alto-falantes e dos dispositivos móveis de sua família. 

Nest

O Nest é um aplicativo muito completo. Além das funcionalidades encontradas em outras marcas, ele também te ajuda a descobrir a quantidade de energia que seus aparelhos consome diariamente, fornecendo relatórios mensais e soluções para otimizar o seu consumo de energia. E você pode ajustar tudo isso em qualquer lugar, mesmo quando não estiver em casa. 

O melhor disso tudo é que com qualquer um desses aplicativos da lista, você pode controlar tudo da sua casa conectada remotamente, em qualquer lugar do mundo, desde que tenha uma boa conexão com a internet. E, por falar em conexão com a internet, descubra como escolher o plano de internet perfeito para sua residência.

Veja também