logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

O que é IoT: como a internet das coisas afeta nosso dia a dia

Conheça o conceito de internet das coisas.

2,17
|
05/08/2022 18:23
|
mulher
mulher
 

O que é IoT ou Internet das Coisas? 

O termo IoT em inglês significa Internet of Things, em tradução para o português, internet das coisas. Este conceito está cada vez mais presente em nosso dia a dia. A internet das coisas não apenas tem o potencial de impactar nossa vida, mas também o jeito como estudamos, trabalhamos e nos relacionamos com as outras pessoas, com o mundo e também com a nossa casa. 

E na prática, como funciona?

Com a popularização da internet nos últimos anos, surgiu a criação de diversos dispositivos com conexão via Wi-Fi, o que possibilitou novas tecnologias incorporadas à internet. Um exemplo muito em voga nos últimos tempos é o aparelho inteligente. Já é algo comum entrar em uma loja de eletrodomésticos e encontrar a lâmpada inteligente, o interruptor inteligente, a geladeira inteligente, a TV inteligente, a fechadura inteligente…. 

Internet das Coisas na indústria 

Ou seja, praticamente tudo que você conhecia como eletrodoméstico já tem uma versão smart, e se ainda não tem, pode esperar que em breve será lançado. E isso não se dá somente em conceitos domésticos. Podemos encontrar a internet das coisas nas indústrias de transportes, no agronegócio, nos serviços públicos, nos sistemas de logísticas e até nas plataformas de extração de petróleo. Para exemplificar de uma forma mais direta, a internet das coisas é conectar tudo e todos à uma rede, com o objetivo de otimizar o nosso tempo, evitar o desperdício de recursos e solucionar problemas em tempo real. A ideia é que tudo funcione de maneira mais eficiente através da tecnologia e internet. E isso é só o começo. Talvez o mais curioso nisso tudo é que podemos pensar que o conceito de internet das coisas é algo distante da realidade de meros mortais, só que não. A IoT já está presente em nosso dia a dia. 

Você curte esses temas? Então continue acompanhando nosso blog e siga a gente nas redes sociais.

Veja também