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Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

Conselho de Administração

Efetivo
Data de posse Prazo do mandato
Eleazar de Carvalho Filho - Presidente 19/09/2018 17/09/2020
Claudia Quintella Woods 04/03/2020 17/09/2020
Henrique José Fernandes Luz 19/09/2018 17/09/2020
José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha 19/09/2018 17/09/2020
Marcos Bastos Rocha 19/09/2018 17/09/2020
Marcos Grodetzky - Vice-Presidente 19/09/2018 17/09/2020
Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana 19/09/2018 17/09/2020
Paulino do Rego Barros Jr 19/09/2018 17/09/2020
Roger Solé Rafols 05/12/2018 17/09/2020
Wallim Cruz de Vasconcellos Junior 19/09/2018 17/09/2020
Armando Lins Netto 01/06/2020 17/09/2020

Eleazar de Carvalho Filho

Nascido em 26/07/1957, é sócio fundador da Virtus BR Partners - empresa independente de consultoria financeira - e da Sinfonia Capital. Antes de fundar a Virtus BR Partners, Eleazar foi sócio e CEO do Unibanco Banco de Investimento, Presidente do BNDES, e CEO do UBS Brasil. Anteriormente, Eleazar foi o responsável pela divisão de finanças corporativas do Banco Garantia no escritório do Rio de Janeiro, diretor e tesoureiro da Alcoa Alumínio, e diretor da área internacional do Crefisul (Citigroup). Eleazar possui extensa experiência como conselheiro de grandes empresas listadas no Brasil e no exterior, e foi membro dos conselhos de administração da Tele Norte Leste Participações, Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, Eletrobrás, Alpargatas, dentre outras, e também foi Chairman da BHP Billiton Brasil. Atualmente, Eleazar é conselheiro da Brookfield Renewable Partners L.P., TechnipFMC plc e da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar/Cnova N.V.). É também o presidente do conselho curador da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Eleazar é graduado em Economia pela New York University, com Mestrado em Relações Internacionais pela The Johns Hopkins University.

Claudia Quintella Woods

Nascida em 26/08/1975, possui experiência em planejamento estratégico, marketing e vendas e comprovada expertise em start-ups digitais e multinacionais, a Sra. Claudia Woods é bacharel em Artes pela Bowdoin College, com dupla especialização em Ciências Ambientais e Espanhol e com foco secundário em Economia. É mestre em Administração de Negócios pelo Instituto COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui, ainda, curso de especialização sobre Empreendimentos na América Latina (Building Ventures in Latin America) pela Harvard Business School. É Diretora Geral da Uber Brasil desde fevereiro de 2019, tendo atuado também como Diretora de Varejo do Banco Original e como Superintendente Executiva de Canais Digitais (Corporativo e Varejo) do referido banco. Antes disso, ocupou as posições de Diretora Presidente da Webmotors.com, Diretora de Marketing e Produtos Digitais da Walmart.com, Diretora Presidente da Netmovies, Diretora de Marketing e Inteligência para a América Latina da Clickon, Diretora Geral da Predicta, Gerente de Produtos Sênior da L’Oréal Brazil, Gerente de Marketing de Relacionamento da Ibest Company e Consultora Sênior da Kaiser.

Henrique José Fernandes Luz

Nascido em 08/06/1955, atua como membro dos Conselhos de Administração da Burger King do Brasil, do Grupo Maringá (composto por empresas fechadas, dos ramos siderúrgico e sucroenergético), da Oi S.A. e do IRB RE. Presidente do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi sócio e membro do comitê executivo de liderança da empresa PwC - PricewaterhouseCoopers, em uma carreira de 43 anos até 2018. Graduado em Ciência Contábeis em 1978 pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (Conjunto Universitário Candido Mendes), atendeu diversos cursos e programas executivos em Harvard, Darden, London (Ontario) Business School, Universidad de Buenos Aires e Singularity University. Atua, também, como Vice Presidente do Conselho do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do IBEF São Paulo - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, da Fundação Dorina Nowill para Cegos; é também membro dos conselhos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e do MAM Rio. Acadêmico, titular da Cadeira 59 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.

José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha

Nascido em 4/12/1949, atualmente é membro do Conselho de Administração da Oi S.A., companhia aberta de telefonia, desde setembro de 2018, tendo anteriormente atuado como Presidente do Conselho da referida empresa de 2009 até setembro de 2018. É Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht S.A., holding que atua nos setores de engenharia, petroquímica, construções, açúcar e álcool, desde 16 dezembro de 2019, tendo atuado anteriormente como membro do Conselho de Administração da referida empresa desde outubro de 2019. Também é Presidente do Conselho de Administração da Braskem S.A., desde 20/12/1019 empresa que atua no setor petroquímico. Iniciou a carreira como funcionário do BNDES, onde exerceu diversas funções e ocupou diversos cargos executivos (1974 a 1990), tendo sido também nomeado Diretor (1991 a 1998) e Vice-Presidente, responsável pelas áreas de Operações Industriais, Jurídica e Assuntos Fiscais (1998 a 2002). Suas principais experiências profissionais incluem: (i) Membro titular do Conselho de Administração da Telemar Participações S.A, companhia aberta, holding do setor de telefonia, desde 2008 até a sua incorporação em setembro de 2015; (ii) Membro Titular do Conselho de Administração da Vale S/A (de 2010 a abril/2015); (iii) Diretor-Presidente da Oi S.A. interino (em 2013); (iv) Presidente do Conselho de Administração das seguintes empresas: Tele Norte Leste Participações S.A. (de 1999 a 2003 e de 2007 a 2012), onde também atuou como membro suplente do Conselho de Administração em 2006, Telemar Norte Leste S.A. (de 2007 a 2012), TNL PCS S.A. (de 2007 a 2012), Tele Norte Celular Participações S.A. (de 2008 a 2012), empresas do ramo de telefonia, e Coari Participações S.A. (de 2007 a 2012), empresa de participação em outras sociedades; Dommo Empreendimentos Imobiliários, anteriormente denominada Calais Participações S.A., que desempenha a atividade de holding (de 2007 até dezembro de 2016, quando a referida empresa fechou o capital); (v) Membro titular do Conselho de Administração da Log-In Logística Intermodal S/A (de 2007 a 2011), companhia aberta de transportes intermodais; (vi) Membro titular do Conselho de Administração da Lupatech S/A (de 2006 a 2012), companhia aberta que desenvolve produtos energéticos e desempenha atividades de controle de fluxo e metalurgia; e (vii) Membro titular do Conselho de Administração da Santo Antonio Energia S.A., empresa produtora de energia hidroelétrica de capital fechado (de 2008 a 2016). Além das empresas mencionadas acima, foi Membro titular do Conselho de Administração das seguintes companhias abertas: (a) Braskem S.A (2007 a 2010), empresa petroquímica, na qual exerceu anteriormente o cargo de Vice-Presidente de Planejamento Estratégico (2003 a 2005). ; (b) LIGHT Serviços de Eletricidade S/A (1997 a 2000), distribuidora de energia elétrica; (c) Aracruz Celulose S.A. (1997 a 2002), fábrica de papel; (d) Politeno Indústria e Comércio S/A (2003 a 2004), empresa petroquímica; (e) BANESTES S.A. - Banco do Estado do Espírito Santo (2008 a 2009), instituição financeira; e (f) Pharol, SGPS, S.A., empresa portuguesa do setor de telefonia (2015 a 2017). Graduou-se em engenharia mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro, em dezembro/1971. Concluiu o Executive Program in Management na Anderson School, Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA, em dezembro/2002.

Marcos Rocha

Nascido em 26/08/1964, graduado em Engenharia Eletrônica em 1985, no Instituto Militar de Engenharia - IME, com MBA em Finanças na PUC-RJ em 1989 e MBA Executivo em Gestão - PDG/EXEC - SDE/IBMEC, em 1993. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Paranapanema S.A. (desde março de 2020), Membro Independente do Conselho de Administração do IRB Brasil RE (desde março de 2019), Membro do Conselho de Administração da Invepar S.A. (desde setembro de 2019), Membro do Conselho de Administração de GRU Airport (desde novembro de 2019) e Membro do Conselho da Brazil Fast Food Corporation desde 2009. É, ainda, Senior Partner da DealMaker, desde julho de 2015. Foi Non-Executive Senior Advisor da Roland Berger Strategy Consultants, de setembro de 2015 a dezembro de 2019. Foi ainda Membro do Conselho da BC2 Construtora, de abril de 2016 a maio de 2019 e Membro Suplente do Conselho de Administração da Light S.A. entre setembro de 2018 e abril de 2019. De 2010 a 2015, o Sr. Rocha foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro da Invepar - Investimentos e Participações em Infraestrutura e Membro do Conselho de Administração das empresas do portfolio. Foi conselheiro fiscal na Abril Educação entre 2012 e 2015. De 2008 a 2009, foi Diretor Executivo de Finanças, RI e TI, bem como Diretor Executivo de Serviços Compartilhados, RH e TI na Globex Utilidades. Ocupou o cargo de Diretor Geral no Banco Investcred Unibanco S.A.-Pontocred de 2005 a 2008 e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Sendas S.A. de 2003 a 2005. Foi Chief Financial Officer nas seguintes empresas: Horizon Telecom International (2001-2002), GVT - Global Village Telecom (2001), Global Telecom S.A. (2000 - 2001), Brazil Fast Food Corp (Bob´s) (1996 -1998) e Diretor Administrativo Financeiro na Sony Music Entertainment (1998-1999). De 1991 a 1996, o Sr. Rocha foi Controller na Cyanamid Química do Brasil.

Marcos Grodetzky

Nascido em 24/11/1956, atua como Vice-Presidente do Conselho de Administração da Oi S.A. desde setembro de 2018 e membro do referido Conselho desde Janeiro de 2018. Anteriormente atuou como membro suplente do Conselho de Administração da Oi S.A. de Setembro de 2015 até Julho de 2016 e como membro efetivo de Julho de 2016 até Setembro de 2016. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Constellation Oil Services, da Vicunha Aços e Elizabeth S.A. Indústria Textil e Presidente do Conselho de Administração da Burger King Brasil. É sócio fundador da Mediator Assessoria Empresarial Ltda., empresa que desde 2011 atua com mediação entre empresas e acionistas, além de oferecer serviços de consultoria estratégica e financeira. Até outubro de 2013, o Sr. Marcos Grodetzky foi Presidente Executivo da empresa DGB S.A., holding de logística pertencente ao Grupo Abril S.A. e controladora das empresas: Dinap - Dist. Nacional de Publicações, Magazine Express Comercial Imp e Exp de Revistas, Entrega Fácil Logística Integrada, FC Comercial e Distribuidora, Treelog S.A. - Logística e Distribuição, DGB Logística e Distribuição Geográfica e TEX Courier (Total Express). Entre os anos de 2002 e 2011, foi vice-presidente de finanças e relações com investidores da Telemar/Oi, Aracruz Celulose/Fibria e Cielo S.A. Graduou-se em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1978 e participou do Senior Management Program da INSEAD /FDC em 1993.

Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana

Nascida em 23/06/1959, atua como membro do conselho de administração e presidente do comitê de auditoria da XP Inc., empresa de serviços financeiros listada na Nasdaq. Foi trustee da International Financial Reporting Standards Foundation, entre janeiro de 2014 e dezembro de 2019. Foi membro do conselho de administração de Bolsas y Mercados Españoles - BME, gestora dos mercados de valores espanhóis, entre abril de 2016 e julho de 2020; membro do comitê de auditoria da Itau Unibanco Holding S.A., empresa de serviços financeiros, entre junho de 2014 e julho de 2020; membro do conselho de administração da Companhia Brasileira de Distribuição, empresa de varejo, entre fevereiro de 2013 e junho de 2017; membro do conselho de administração da Totvs S.A., empresa de tecnologia da informação, entre abril de 2013 e março de 2017; membro do conselho de administração da CPFL Energia S.A., empresa do setor de energia, entre abril de 2013 e abril de 2015. Foi presidente, entre julho de 2007 e julho de 2012 e diretora, entre julho de 2006 e julho de 2007, da Comissão de Valores Mobiliários. Foi presidente do comitê executivo da IOSCO - International Organization of Securities Commissions entre 2011 e 2012. Trabalhou na B3 entre julho de 1994 e maio de 2006, tendo sido desde 2000 responsável pela supervisão das companhias listadas, pela atração de novas companhias e pela implementação do Novo Mercado. É formada em Economia pela Universidade de São Paulo.

Paulino do Rego Barros Jr

Nascido em 04/06/1956, é membro do Conselho de Administração da Oi S.A. desde Setembro de 2018. Atuou entre setembro de 2017 a abril de 2018 como CEO interino da Equifax, Inc. Com sede em Atlanta, a Equifax é líder global em soluções de tecnologia e informações, operando em 24 países e empregando, aproximadamente, 10.000 funcionários em todo o mundo. Anteriormente, Paulino liderou os negócios da empresa na região Ásia-Pacífico (de julho a setembro de 2017) e, no período de novembro de 2015 a junho de 2017, liderou os negócios da U.S. Information Solutions (USIS) da empresa, maior unidade de negócios da Equifax. De abril de 2010 a outubro de 2015, liderou a unidade de negócios internacionais da Equifax com responsabilidade pela América Latina, Europa, Ásia-Pacífico e Canadá. Antes de ingressar na Equifax, fundou, em novembro de 2008, a PB & C - Global Investments (LLC), uma empresa internacional de consultoria e investimento, a qual preside desde sua criação. No período de janeiro de 2007 até novembro de 2008 foi Presidente de Operações Globais da AT & T. Ocupou diversos cargos executivos na BellSouth Corporation de dezembro de 2000 a janeiro de 2007, antes da BellSouth ser adquirida pela AT & T, em janeiro de 2007, incluindo Diretor Corporativo de Produto, Presidente da BellSouth Latin America, Vice Presidente Corporativo regional da América Latina, além de Diretor de Planejamento e Operações da BellSouth International. De fevereiro de 1996 até dezembro de 2000 trabalhou na Motorola, Inc., tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente Corporativo e Diretor Geral - Latin America Group e o cargo de Vice Presidente Corporativo e Diretor Geral de Operações de Mercado - Américas, para a unidade de negócios de telefonia móvel. Também ocupou vários cargos na The NutraSweet Company, bem como na Monsanto Company nos EUA e na América Latina. Entre 2012 e 2015 também atuou no Conselho Consultivo da Cingular Wireless, Converged Services Group, Alianza - BellSouth Corporation Latino Association - Presidente, NII Holdings (NASDAQ: NIHD) - Conselheiro e membro do Comitê de Risco, e atualmente faz parte do recém criado McKinsey & Company, Inc. - Crisis Response Advisory Board. No período de 2006 a 2010 atuou no Comitê de Auditoria e Finanças da Westminster Schools e da Cruz Vermelha (Red Cross), capítulo Georgia-US entre 2005 e 2008, ambos sem fins lucrativos. É formado em engenharia mecânica e elétrica pela Escola de Engenharia Industrial e pela Faculdade de Engenharia de São José dos Campos, em São Paulo, e possui mestrado em administração de empresas (MBA) pela Washington University in St. Louis.

Roger Solé Rafols

Nascido em 10/04/1974, com 23 anos de experiência em telecomunicações, nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos, inovação, estratégia e gestão de P&L. O Sr. Roger é desde Abril de 2020 Vice-Presidente de Marketing (CMO) da WeWork. Antes, serviu como CMO da Sprint Corporation de 2015 a 2020, a onde teve papel fundamental no turnaround da empresa e processo de fusão com a T-Mobile. Antes disso, exerceu os cargos de Vice-Presidente de Marketing (CMO) (2009-2015) e Diretor de Marketing Consumer (2009-2011) na Tim Brasil. Anteriormente foi o Diretor de Marketing (2006 a 2008) e Diretor de Produtos e Serviços de Valor Agregado (2001 a 2006) na Vivo, tendo atuado também na DiamondCluster, atual Oliver Wyman (1996 a 2001). Possui diploma em Business Bachelor and Master in Business Administration pela ESADE - Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas, Barcelona, e pós-graduação em Gestão de Empresas Audiovisuais pela UPF - Universitat Pompeu Fabra, Instituto Desarrollo Continuo (IDEC), Barcelona. Também cursou programa de intercâmbio de MBA na UCLA - University of California, Los Angeles; Advanced Management Program (Programa de Desenvolvimento da Alta Direção) na IESE Business School, Universidad de Navarra, São Paulo-Barcelona; e programa de educação executiva em Finanças e Estratégia para Criação de Valor na Wharton, University of Pennsylvania, Philadelphia.

Wallim Cruz de Vasconcellos Junior

Nascido em 24/01/1958, trabalhou cerca de 30 anos na área financeira, especialmente em operações de fusões e aquisições, reestruturação de dívida, investimentos de private equity e operações de emissão pública de ações. Tem sólida experiência em funções executivas e participação em conselhos de administração no Brasil e no exterior. Fundou, em 2004, a Iposeira Capital Ltda., empresa independente especializada em assessoria corporativa no Brasil, tendo trabalhado em inúmeras transações de fusões e aquisições, restruturação financeira e captação de recursos. Foi sócio da Lakeshore Partners de mar/2013 até dez/2014, empresa de assessoria corporativa. Foi sócio fundador da gestora de recursos STK Capital de 2010 a 2013, empresa especializada em investimentos em ações listadas na Bolsa de Valores. De jun/2003 a jun/2008, atuou como Senior Representative no Brasil da Área de Operações Especiais do International Finance Corporation - IFC, empresa do Banco Mundial, com foco na recuperação de crédito e em investimentos em equity realizados no Brasil, administrando uma carteira de cerca de US$ 300 milhões. De set/2002 a jan/2003, foi Diretor da Área de Indústria do BNDES, sendo responsável pelos projetos do Banco com as empresas dos setores de indústria, comércio e serviços. Foi responsável pela estruturação da Área de Renda Fixa do BNDES, onde atuou como Superintendente entre out/2001 e ago/2002, e cuja atividade consistia na análise, estruturação e contratação de todos os projetos de financiamento do Banco. De abr/1998 a set/2001, foi Diretor da BNDESPAR, com atuação em investimentos em equity e debêntures conversíveis, responsável pelas áreas de investimentos e desinvestimentos, compreendendo reestruturação de empresas, gestão da carteira de ativos, elaboração de operações estruturadas nos mercados doméstico e internacional, estruturação de fundos de private equity e de governança. Atuou como membro do Conselhos de Administração das empresas: Cremer, Sendas, Aracruz Celulose, Vale, Marlim Participações, Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro - CEG e Santos Brasil Participações. Atualmente é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Pilgrim’s Pride Corporation, empresa sediada no Colorado - US. Em 2013, participou do grupo que assumiu e liderou a reestruturação do Clube de Regatas do Flamengo. Foi Vice-Presidente de Futebol de jan/2013 a mai/2014, tendo comandado o futebol na conquista da Copa do Brasil de 2013 e Campeonato Carioca de 2014, e jun/2014 a jun/2015, atuou como Vice-Presidente de Patrimônio. Em 2019 foi Vice-Presidente de Finanças do Clube de Regatas do Flamengo. É formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com Pós-graduação em Finanças pela mesma Universidade (1986). Também tornou-se Mestre em Gestão Esportiva pelo Cruyff Institute em 2017.

Armando Lins Netto

Nascido em 15/12/1968, é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 1990), o Sr. Armando Netto é mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 1993) e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB - 1999). Diretor Presidente da Fleetcor no Brasil desde junho de 2014, responsável por todos os negócios e empresas na região, o Sr. Armando Netto também já atuou na TIVIT, empresa brasileira multinacional de serviços digitais, como Vice-Presidente responsável pelos negócios e serviços de tecnologia de dezembro de 2006 até maio de 2014. Antes disso, foi Diretor da Unisys para serviços no setor bancário de agosto de 2004 até novembro de 2006 e consultor da McKinsey & Company nos escritórios de São Paulo e Londres de outubro de 1999 até janeiro de 2004.

(¹) This translation is still subject to the auditors review

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