Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

Os caminhos da jornada para a maturidade digital

Os caminhos da jornada para a maturidade digital

DEBATER 27/08/2021

Em entrevista ao Soluções em Pauta, a head da Oi Soluções, Adriana Viali, fala da importância da tecnologia na transformação das empresas e, mais que isso, da necessidade de se medir e quantificar resultados

A transformação digital é uma realidade e, já em curso, começa a trazer novos desafios para as empresas. Um dos principais é acertar a mão no uso da tecnologia, fazendo com que a jornada esteja alinhada aos objetivos, às estratégias e aos propósitos de cada empresa. O papel da tecnologia é óbvio, mas para além dele é preciso definir onde se quer chegar e como medir isso. É sobre o alcance da maturidade digital que o Soluções em Pauta conversa com a head da Oi Soluções, Adriana Viali. Acompanhe:

- Como as empresas devem encarar o papel da tecnologia em suas jornadas de transformação? Por que isso é importante?

É inquestionável o papel da tecnologia na transformação das empresas e seu impacto na otimização de processos, segurança e sustentabilidade dos negócios. E para falar destes benefícios é essencial medi-los, quantificá-los. Porque a transformação digital não deve ser vista como um fim em si mesma, mas antes de tudo como uma trajetória a ser percorrida pelas empresas para alcançar a maturidade tecnológica.  Conhecer e refletir sobre o estágio das organizações nesta jornada é importante justamente para sabermos quais caminhos seguir.

- Como estes caminhos devem ser definidos?

O percurso rumo à excelência tecnológica é complexo, longo e precisa levar em conta as particularidades de cada negócio. No entanto, a aceleração da digitalização observada nos últimos tempos em virtude da pandemia trouxe à tona alguns desafios em comum para empresas das mais diferentes verticais e tamanhos.

- Como a segurança?

Sim. A segurança cibernética se tornou um tema central na agenda das organizações como consequência de ataques virtuais cada vez mais frequentes e sofisticados, gerando uma associação direta entre risco de segurança da informação e risco corporativo. Recentemente, fomos surpreendidos com a notícia de que uma empresa brasileira, uma das maiores do ramo alimentício no mundo, foi vítima de hackers e teve um prejuízo de 11 milhões de dólares.

- Mas há outros desafios, não?

Claro! É preciso se preocupar também com a modernização da infraestrutura de TI e a consolidação das empresas no ambiente cloud, o que na verdade já não é mais apenas uma opção e sim uma necessidade ao considerarmos a complexidade e o volume de dados com os quais as organizações precisam lidar hoje em dia. Estes temas, segurança da informação e modernização da infraestrutura, são dois pilares do INEXTI.

- Já falamos aqui, mas é sempre bom reforçar o que é o INEXTI.

O INEXTI é o indicador de excelência em tecnologia e inovação que a Oi Soluções lançou ao mercado em 2021 como resultado de um estudo com 200 empresas brasileiras de médio e grande porte de diversos segmentos em todo o país. Desenvolvida pela IDC, referência mundial em consultoria no setor de tecnologia, a pesquisa trouxe um panorama claro e preciso sobre a realidade das nossas empresas em seus processos de digitalização.

- Qual a principal constatação do INEXTI?

Constatamos por exemplo que apesar de as organizações demonstrarem preocupação com a segurança da informação, os investimentos ainda não são suficientes. Este foi o pilar em que o índice médio foi mais baixo, totalizando 40.1 pontos numa escala de 0 a 100. O estudo apontou ainda que apenas 36% das empresas têm todo o seu ambiente de segurança monitorado e que 18% não têm qualquer tipo de monitoramento.

- Que outros dados relevantes podemos destacar sobre o INEXTI?

Observamos que a jornada para cloud vem avançando e que 35% das empresas já combinam recursos de TI tradicionais com algum tipo de cloud, seja pública, privada ou ambas, e apenas 3% utilizam apenas nuvem, seja pública ou privada.  O terceiro e último pilar, sobre os serviços de TI aplicados ao negócio, mostrou que 55% dos entrevistados já correlacionam adoção de tecnologia e potencialização dos resultados, provando que a tecnologia da informação vem se firmando como grande impulsionadora dos negócios.

- O que esses dados mostram?

Na verdade eles servem de referência para o mercado. Agora empresas de qualquer porte ou segmento podem preencher a pesquisa no site da Oi Soluções,  avaliar seus índices e obter recomendações exclusivas da IDC.

- Eles podem medir seu nível de maturidade digital?  

Sim, mas é importante ter em mente que a  maturidade digital é um processo dinâmico. As empresas podem avançar ou retroceder de acordo com suas decisões e investimentos em tecnologia ao longo do tempo. Por isso, um indicador como o INEXTI, atualizado de forma recorrente, é uma bússola fundamental para acertarmos a rota e contribuirmos para a evolução e sustentabilidade dos negócios das empresas brasileiras.

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA AQUI O INEXTI