Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

Oi Labs traz inovação ao desenvolvimento de soluções digitais

Oi Labs traz inovação ao desenvolvimento de soluções digitais

DEBATER 16/09/2020

Em entrevista ao Soluções em Pauta, a head da Oi Soluções, Adriana Viali, explica como vai funcionar o laboratório de inovações recentemente inaugurado pela companhia

 

A Oi Soluções anunciou em agosto a entrada em operação do Oi Labs, um laboratório de inovação que vai expandir a atuação consultiva da companhia no mercado corporativo, ajudando os clientes da empresa a mapear demandas, direcionar recursos e desenvolver soluções. Mas como isso acontece na prática?

Nesta entrevista ao Soluções em Pauta, a head da Oi Soluções, Adriana Viali, explica em detalhes a iniciativa.

O que é o Oi Labs?
O Oi Labs é um laboratório de inovação que vai se dedicar a processos de cocriação de soluções digitais para nossos clientes. Isso será feito por meio de trabalhos colaborativos, utilizando conceitos como design thinking, lean startup e métodos ágeis. Com o Oi Labs, nós expandimos nossa atuação consultiva no mercado corporativo. Vamos ajudar empresas de diversas verticais de negócios a mapear suas necessidades, direcionar seus recursos e desenvolver soluções utilizando as tecnologias adequadas para cenários que exigem mudanças rápidas com o objetivo de aprimorar a operação, reduzir custos ou aumentar o retorno financeiro destas operações.

E o que ele traz de diferencial para as empresas?
Com o Oi Labs as empresas poderão contar com diagnósticos e soluções mais aderentes às suas necessidades. Estimulando a inovação e a digitalização com o uso de metodologias como design thinking e lean startup, o laboratório vai ajudar estas empresas a fazer investimentos de forma mais otimizada, além de conseguir uma visão holística de seus problemas de eficiência operacional. Com isso, elas poderão mapear as oportunidades de ganhos com mais facilidade e agilidade.

Você citou o design thinking, lean startup e métodos ágeis. Por que eles são tão importantes?
O design thinking é fundamental não apenas para criar novos produtos e serviços, mas também para forçar o pensamento inovador, que é o que toda empresa busca para se diferenciar no mercado. Estamos falando aqui de um processo que faz com que colaboradores e líderes pensem como designers. Com isso eles fogem dos métodos tradicionais de raciocínio e tentam abordagens diferentes, quase sempre trazendo soluções inéditas e criativas. A metodologia pode ser usada também para pensar em soluções para os mais diversos problemas, sempre trazendo empatia, colaboração e experimentação para o processo.

E o lean startup?
É um conceito que anda junto com os métodos ágeis e foi criado por empreendedores para testar hipóteses rapidamente antes que se tornassem produtos ou serviços. Ele defende a criação de protótipos, projetados para validar estas hipóteses e receber o feedback de clientes. Tudo isso feito de forma muito mais rápida, utilizando os métodos ágeis. A ideia aqui é diminuir o ciclo de desenvolvimento, reduzir o desperdício e ampliar o contato com o cliente, que passa a participar destas etapas de validação, dando sua opinião sobre o produto ou serviço. No nosso caso, seu uso é essencial para validarmos as soluções que se adequem perfeitamente às demandas identificadas, da forma mais rápida e com o menor custo.

O que estas três metodologias têm em comum?
Elas são bem diferentes das soluções tradicionais, que são inteiramente desenvolvidas e só então testadas pelo cliente. Neste modelo, qualquer ajuste pode significar ter que refazer todo o projeto. As três metodologias têm com foco o usuário final e seu feedback direto. Com isso, é possível garantir que nenhuma solução ou inovação seja criada sem um propósito para a empresa. Outro ponto em comum que as três metodologias apresentam é o compartilhamento de informações e isso promove uma aprendizagem muito mais rápida entre os membros da equipe, além de reduzir as falhas no processo. As semelhanças entre elas também permitem que a solução seja continuamente adaptada com base nos feedbacks do cliente. Com isso, elas trazem tremendas oportunidades de inovação, que é o que o Oi Labs quer trazer para o mercado.

Como será a oferta dos serviços do Oi Labs?
Para atender diferentes demandas, o Oi Labs conta com quatro frentes de atuação que atendem aos diferentes momentos da jornada digital de uma empresa. A primeira delas é a Experience, na qual serão oferecidos workshops de um dia que permitirão aos usuários experimentar na prática as ferramentas e dinâmicas do design thinking para a solução de problemas. A segunda é a Dive, onde as empresas poderão testar sua suposição a partir de um protótipo, utilizando uma abordagem centrada no usuário e no negócio. Aqui, elas poderão mapear o problema, realizar o diagnóstico e desenvolver uma solução em cinco dias. Estas duas ofertas podem ser contratadas no modelo remoto, sendo realizadas por meio de videoconferência.

E como são as outras duas ofertas?
A terceira frente, nós chamamos de Deep Dive, vai além de uma análise voltada para o usuário e o negócio. Aqui a empresa pode contar com consultoria de soluções digitais que vão ajudá-la na compreensão dos problemas existentes e na criação de insights de digitalização. Esse trabalho é feito em etapas que podem durar de cinco a treze semanas. Por fim, temos a Aquarium, que pode durar o mesmo período, mas com foco na materialização da solução digital idealizada, utilizando metodologias de design thinking, lean startup e métodos ágeis. Ela também dá à empresa uma visão estratégica para as suas próximas implantações. Estas duas frentes incluem a prototipação da solução.

Como estas frentes serão atendidas?
Para dar conta destas frentes, o Oi Labs conta com equipes multidisciplinares capacitadas para realizar atividades com foco na experiência do usuário, além de um ecossistema de parceiros estratégicos e, claro, todo o portfólio de tecnologia da informação e comunicações da Oi Soluções.

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EM UC & C