SOLUÇÕES EM PAUTA

Oi Labs traz inovação ao desenvolvimento de soluções digitais

Oi Labs traz inovação ao desenvolvimento de soluções digitais

DEBATER 16/09/20

Em entrevista ao Soluções em Pauta, a head da Oi Soluções, Adriana Viali, explica como vai funcionar o laboratório de inovações recentemente inaugurado pela companhia

 

A Oi Soluções anunciou em agosto a entrada em operação do Oi Labs, um laboratório de inovação que vai expandir a atuação consultiva da companhia no mercado corporativo, ajudando os clientes da empresa a mapear demandas, direcionar recursos e desenvolver soluções. Mas como isso acontece na prática?

Nesta entrevista ao Soluções em Pauta, a head da Oi Soluções, Adriana Viali, explica em detalhes a iniciativa.

O que é o Oi Labs?
O Oi Labs é um laboratório de inovação que vai se dedicar a processos de cocriação de soluções digitais para nossos clientes. Isso será feito por meio de trabalhos colaborativos, utilizando conceitos como design thinking, lean startup e métodos ágeis. Com o Oi Labs, nós expandimos nossa atuação consultiva no mercado corporativo. Vamos ajudar empresas de diversas verticais de negócios a mapear suas necessidades, direcionar seus recursos e desenvolver soluções utilizando as tecnologias adequadas para cenários que exigem mudanças rápidas com o objetivo de aprimorar a operação, reduzir custos ou aumentar o retorno financeiro destas operações.

E o que ele traz de diferencial para as empresas?
Com o Oi Labs as empresas poderão contar com diagnósticos e soluções mais aderentes às suas necessidades. Estimulando a inovação e a digitalização com o uso de metodologias como design thinking e lean startup, o laboratório vai ajudar estas empresas a fazer investimentos de forma mais otimizada, além de conseguir uma visão holística de seus problemas de eficiência operacional. Com isso, elas poderão mapear as oportunidades de ganhos com mais facilidade e agilidade.

Você citou o design thinking, lean startup e métodos ágeis. Por que eles são tão importantes?
O design thinking é fundamental não apenas para criar novos produtos e serviços, mas também para forçar o pensamento inovador, que é o que toda empresa busca para se diferenciar no mercado. Estamos falando aqui de um processo que faz com que colaboradores e líderes pensem como designers. Com isso eles fogem dos métodos tradicionais de raciocínio e tentam abordagens diferentes, quase sempre trazendo soluções inéditas e criativas. A metodologia pode ser usada também para pensar em soluções para os mais diversos problemas, sempre trazendo empatia, colaboração e experimentação para o processo.

E o lean startup?
É um conceito que anda junto com os métodos ágeis e foi criado por empreendedores para testar hipóteses rapidamente antes que se tornassem produtos ou serviços. Ele defende a criação de protótipos, projetados para validar estas hipóteses e receber o feedback de clientes. Tudo isso feito de forma muito mais rápida, utilizando os métodos ágeis. A ideia aqui é diminuir o ciclo de desenvolvimento, reduzir o desperdício e ampliar o contato com o cliente, que passa a participar destas etapas de validação, dando sua opinião sobre o produto ou serviço. No nosso caso, seu uso é essencial para validarmos as soluções que se adequem perfeitamente às demandas identificadas, da forma mais rápida e com o menor custo.

O que estas três metodologias têm em comum?
Elas são bem diferentes das soluções tradicionais, que são inteiramente desenvolvidas e só então testadas pelo cliente. Neste modelo, qualquer ajuste pode significar ter que refazer todo o projeto. As três metodologias têm com foco o usuário final e seu feedback direto. Com isso, é possível garantir que nenhuma solução ou inovação seja criada sem um propósito para a empresa. Outro ponto em comum que as três metodologias apresentam é o compartilhamento de informações e isso promove uma aprendizagem muito mais rápida entre os membros da equipe, além de reduzir as falhas no processo. As semelhanças entre elas também permitem que a solução seja continuamente adaptada com base nos feedbacks do cliente. Com isso, elas trazem tremendas oportunidades de inovação, que é o que o Oi Labs quer trazer para o mercado.

Como será a oferta dos serviços do Oi Labs?
Para atender diferentes demandas, o Oi Labs conta com quatro frentes de atuação que atendem aos diferentes momentos da jornada digital de uma empresa. A primeira delas é a Experience, na qual serão oferecidos workshops de um dia que permitirão aos usuários experimentar na prática as ferramentas e dinâmicas do design thinking para a solução de problemas. A segunda é a Dive, onde as empresas poderão testar sua suposição a partir de um protótipo, utilizando uma abordagem centrada no usuário e no negócio. Aqui, elas poderão mapear o problema, realizar o diagnóstico e desenvolver uma solução em cinco dias. Estas duas ofertas podem ser contratadas no modelo remoto, sendo realizadas por meio de videoconferência.

E como são as outras duas ofertas?
A terceira frente, nós chamamos de Deep Dive, vai além de uma análise voltada para o usuário e o negócio. Aqui a empresa pode contar com consultoria de soluções digitais que vão ajudá-la na compreensão dos problemas existentes e na criação de insights de digitalização. Esse trabalho é feito em etapas que podem durar de cinco a treze semanas. Por fim, temos a Aquarium, que pode durar o mesmo período, mas com foco na materialização da solução digital idealizada, utilizando metodologias de design thinking, lean startup e métodos ágeis. Ela também dá à empresa uma visão estratégica para as suas próximas implantações. Estas duas frentes incluem a prototipação da solução.

Como estas frentes serão atendidas?
Para dar conta destas frentes, o Oi Labs conta com equipes multidisciplinares capacitadas para realizar atividades com foco na experiência do usuário, além de um ecossistema de parceiros estratégicos e, claro, todo o portfólio de tecnologia da informação e comunicações da Oi Soluções.

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EM COLABORAÇÃO

Você pode gostar

Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar