Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

Hora de pensar em segurança

Hora de pensar em segurança

DEBATER 11/11/2021

Nesta entrevista ao Soluções em Pauta, o gerente de marketing da Oi Soluções, Renato Simões, fala sobre o aumento das ameaças digitais e sobre o produto de segurança SIEM

 

Um dos efeitos negativos da aceleração da digitalização da economia foi o aumento das ameaças digitais às empresas e seus dados. Este crescimento tem colocado a segurança em posição de destaque nas estratégias das empresas, já que proteger seus dados, e os de seus clientes, tem se tornado cada vez mais crítico. Na entrevista abaixo, o gerente de marketing da Oi Soluções, Renato Simões, conta ao Soluções em Pauta como o mercado vem reagindo e como a empresa vem ajudando seus clientes.

- As empresas estão mesmo sob ameaça?

Sim, especialmente no Brasil. O país está entre os dez mais atingidos por ataques virtuais em todo o mundo. Só no primeiro trimestre de 2021, foram três bilhões de tentativas de invasão. Em escala global, a União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da Organização das Nações Unidas especializada em tecnologia da informação, previu que até o final de 2021 o mundo teria perdido até US$ 6 trilhões em dados financeiros e pessoais.

- E nós estamos prontos para enfrentar essas ameaças?

Estamos nos preparando. Em 2020, o Brasil passou do 71º para o 18º lugar no Índice Global de Segurança Cibernética, da UIT, que avalia justamente o compromisso dos países em responder a estas ameaças. O estudo avalia o desempenho de 193 países e, nas Américas, estamos atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá.

- O mercado corporativo tem acompanhado essa evolução?

Quando falamos em empresas, ainda há um certo descompasso entre o discurso e a prática. O Índice de Excelência em Tecnologia e Inovação (INEXTI), lançado em 2021 pela Oi Soluções, aponta que a maioria das empresas demonstra preocupação com o tema, mas seus investimentos em segurança não traduzem isso. Por exemplo, apenas 36% das 200 empresas de médio e grande porte têm seus ambientes de segurança totalmente monitorado. Na outra ponta, 18% delas não contam com qualquer tipo de monitoramento.

- Mas, no geral, as empresas estão se preparando?

Sim. O mercado de segurança digital tem crescido. Entre 2019 e 2020, a Oi Soluções registrou um crescimento de 60% na receita vindas destas soluções. No primeiro semestre de 2021, o crescimento foi de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.

- De onde vem esse crescimento?

Ele é consequência do aumento na procura por produtos e serviços cada vez mais completos, que são desenvolvidos para dar conta do aumento da quantidade, da diversidade e da complexidade dos ataques.

- E como a Oi Soluções tem respondido a essa demanda?

A Oi Soluções conta hoje com uma série de soluções de segurança cibernética que inclui os serviços Segurança de Perímetro (MSS), Anti-DDoS, DNS Security, Endpoint Security EDR, VPN Corporativa, Autenticação Multifator, Análise de Vulnerabilidade, Web Application Firewall, Casb SaaS (Cloud Access Security Broker — Software-as-a-Service), Casb IaaS (Cloud Access Security Broker), MSS Firewall Virtual+SOC e Pentest. A esse portfólio incluímos a solução SIEM (Security Information and Event Management), que atende empresas com alguma maturidade em seus componentes de segurança e que podem levar o potencial de monitoramento a um outro nível.

- Quais as soluções mais procuradas?

O MSS, serviço de segurança de perímetro, tem grande procura pelas empresas, já ultrapassa os 100 clientes, que somam mais de 4 mil firewalls para monitoramento e gestão de segurança cibernética. A receita gerada por este serviço cresceu 23% em 2020. Já o número de consumidores do Security Operations Center (SOC) aumentou 50% de janeiro a dezembro de 2020 e somou mais de 30 TB de tráfego mitigado, o equivalente a aproximadamente 6,6 milhões de músicas.

- E a solução SIEM? O que é e que tipo de demanda ela atende?

É uma solução de gerenciamento de informações e eventos de segurança, capaz de centralizar e correlacionar os eventos gerados por aplicações diversas, como firewalls e antivírus, proxy, servidores em geral e IPS, possibilitando a identificação e resposta em tempo real. O sistema aumenta exponencialmente a capacidade de analisar informações com agilidade e de forma integrada em um dashboard. Usando inteligência artificial, o SIEM identifica quando um login de usuário faz acesso de um local onde ele não costuma trabalhar, ou identifica uma máquina que está tentando acessar a rede sem sucesso e com insistência incomum, por exemplo.

- De que forma isso acontece?

Disponível na nuvem (SaaS), o SIEM tem como uma das principais vantagens o direcionamento do trabalho do analista de segurança para os eventos mais importantes do ambiente monitorado. Sem a solução, é preciso analisar cada ocorrência individualmente, o que pode ser inviável dependendo do volume de dados. Com a coleta e agrupamento das informações é possível aplicar uma série de análises, classificar a gravidade dos eventos e gerar relatórios de alerta sobre atividades potencialmente maliciosas em tempo real. As empresas conseguem ganhar mais eficiência no monitoramento e ainda contam com o suporte integral do nosso Centro de Operações de Segurança.

 

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSA SOLUÇÃO SIEM