Usamos cookies pra melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios. Pra mais informações, veja nossaPolítica de Privacidade. Fechar

Soluções em Pauta

É hora de reforçar a segurança

É hora de reforçar a segurança

INOVAR 04/03/2021

Crescimento dos processos de digitalização dos negócios aumenta a preocupação com segurança e a busca por serviços de gerenciamento de vulnerabilidades

 

Na mesma medida em que trouxe benefícios para os mais diferentes negócios, a aceleração dos processos de transformação digital vivida ao longo de 2020 trouxe também novos desafios a serem enfrentados por estas empresas. Um deles é a preocupação com os ciberataques, que também cresceram.

De acordo com um estudo divulgado no final de fevereiro pelo FortiGuard Labs, laboratório da Fortinet, o Brasil sofreu 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos ao longo de 2020. Deste total, 5 bilhões ocorreram somente nos últimos três meses do ano. Diante desse crescimento, uma alternativa viável para muitas empresas – principalmente aquelas que não contam com uma equipe focada em segurança da informação – tem sido recorrer a serviços de análise e gerenciamento de vulnerabilidades, que detectam falhas e brechas de segurança em sites e aplicativos.

O fato é que muitas destas falhas ou brechas são causadas por erros de programação, configuração ou mesmo instalações malfeitas, além de falhas humanas. É a partir delas que dados e informações confidenciais das empresas e de seus clientes se tornam passíveis de vazamentos.

Com a contratação de uma solução Análise de Vulnerabilidade, as empresas ficam sabendo a quais ameaças estão suscetíveis, podendo assim agir de forma proativa. Na prática, o serviço consiste no mapeamento, validação e classificação das vulnerabilidades quanto ao risco e ao impacto que ele pode causar à segurança da informação. Ele também reforça as práticas e processos que promovem ambientes seguros e estáveis, permitindo a documentação para fins de auditoria e compliance.

A partir desta classificação são apresentadas as respectivas recomendações de correção. Em provedores como a Oi Soluções, o serviço está disponível em duas modalidades: one shot, que resulta em um relatório com o estado global das vulnerabilidades; e recorrente, em que uma equipe especializada é responsável pela gestão contínua sobre as correções das vulnerabilidades e fraquezas encontradas.

Nos dois casos, uma equipe especializada é responsável por gerar os relatórios e apresentar o resultado da análise de vulnerabilidade, facilitando o direcionamento dos esforços, por parte do cliente, na correção de vulnerabilidades mais críticas para o negócio.

A Oi Soluções possui expertise em serviços de segurança com portfolio robusto e completo, monitorando e gerenciando mais de 170 mil elementos de mais de 870 empresas do setor público e privado, garantindo a continuidade das operações e dos negócios.

Como atualmente a maioria das empresas conta com sites, e-commerce ou serviços hospedados na internet, analisar vulnerabilidades e corrigi-las torna-se indispensável para proteger informações e garantir a conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

O serviço de Análise de Vulnerabilidades faz parte da família de segurança cibernética da Oi Soluções, que tem portfólio completo e integrado de Segurança, Cloud, Colaboração, IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz via fibra ótica.

 

Vamos construir um futuro juntos?
CONHEÇA NOSSA SOLUÇÃO ANÁLISE DE VULNERABILIDADE