logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

QR Code: saiba o que é e como funciona

Saiba tudo sobre esse código que veio para ficar!

1,27
|
05/08/2022 17:00
|
mulher
mulher
 

Sabe aquela imagem de um quadrado grande cheio de pixels preto e brancos que não dá pra entender nada? Então, esse é o tal do QR Code. Quer saber mais? Então só vem! 

Como surgiu o QR Code

O QR Code foi desenvolvido na década de 90 pelo engenheiro Hara Masahiro para uso interno de uma fabricante de componentes automotivos do Grupo Toyota. A partir daí nasceu oficialmente o QR Code, um desenho padrão, que pode assumir diferentes combinações de pixels, formando um código. 

O que é 

O QR Code é uma espécie de código de barras com muito mais espaço de armazenamento de informações. Essas informações podem ser criadas, acessadas e lidas instantaneamente por dispositivos digitais compatíveis com essa tecnologia. Quando o dispositivo é apontado para o QR Code, o aparelho decodifica esses dados e entrega a informação contida neste ''desenho''. 

Como ter acesso

Ah, essa é a parte mais simples. Basta ter um smartphone e baixar um aplicativo de leitura de QR Code. E já são tantas as opções de Apps, que fica a seu critério escolher aquele com melhor desempenho para o seu modelo de celular. Com o aplicativo instalado, é só apontar a câmera do celular pro código QR Code que você deseja fazer a leitura e pronto! 

O que esse código oferece 

Um código QR Code pode guardar os mais diversos dados, entre eles o cardápio de uma hamburgueria, um boleto para pagamento, uma transferência bancária, informações de um museu ou um passeio turístico, um mapa, uma página de internet e até mesmo um resultado de exame de covid e muito mais. Inclusive, foi por conta da pandemia do coronavírus que o QR Code se popularizou de vez ao redor do mundo. 

Como criar o meu próprio QR Code

E como tudo que é bom  sempre pode melhorar, com o QR Code não seria diferente. Sim, já dá pra criar seu próprio código e colocar as informações que você deseja. Vale desde seu portfólio, ao seu cartão de visitas e tudo o que sua imaginação permitir. É só acessar um desses programas de edição de imagem, e começar a criar o seu QR Code a partir de um desenho já existente ou totalmente do zero, seguindo as orientações de cada plataforma. 

Veja também