logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

VPN: o que é e como funciona

Entenda como funciona e as vantagens de usar essa rede!

2,02
|
05/08/2022 17:51
|
mulher
mulher
 

Virtual Private Network ou VPN, em tradução livre significa Rede Privada Virtual. A VPN é um tipo de conexão criptografada, mais segura que a conexão doméstica, tornando mais difícil uma invasão online e o roubo de dados. 

Como a VPN funciona?

A VPN esconde seu IP permitindo que a rede te direcione por meio de um servidor remoto. Logo um provedor de internet comum não pode identificar quais sites você visitou ou quais dados você enviou e recebeu, dessa maneira, tornando sua conexão praticamente irrastreável. 

Quais são as principais utilidades de um VPN?

• Manter a privacidade e a segurança das suas conversas, sem precisar se preocupar com a segurança de redes públicas de Wi-Fi. 

• Baixar e subir arquivos com muito mais segurança. Aproveite e veja esse post onde a gente te conta tudo sobre download e upload

• Desbloquear seus sites favoritos quando estiver viajando, acesse suas contas de banco, redes sociais e muito mais. 

Quais são as VPNs mais utilizadas?

VPN Cliente-a-Provedor

Esse é um tipo de VPN muito flexível pois com ela, o funcionário de uma empresa que a utiliza, pode, por exemplo, acessar os mais diversos arquivos e comandos, como se estivesse fisicamente dentro do estabelecimento, podendo até mesmo acionar ou desligar um alarme. 

SSL VPN

Esse é o tipo de VPN mais acessível e digamos, menos complicado. Inclusive foi a mais requerida durante o período de quarentena, já que sua instalação pode ser feita através de um HTML, do computador particular de qualquer pessoa. Por esse motivo, também é a mais popular. 

VPN site-a-site

Geralmente são as mais usadas por empresas multinacionais, mais complexas de implementar e não tão flexíveis quanto as mostradas acima. Porém é uma das mais eficientes quando o assunto é segurança a nível global.

Viu só como dá para ter segurança e privacidade na internet?

Veja também