logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Três dicas para proteger sua rede Wi-Fi

Se você adora uma comprinha online, cuidado! Você pode ser um alvo fácil para os criminosos da internet.
2,9
|
25/05/2022 11:16
|
mulher
mulher
 

Sabe os dois caras em uma moto? Então, na internet também tem essas coisas. Por isso, fique esperto, confira as três melhores dicas que selecionamos para você e saiba como proteger sua rede Wi-Fi dos criminosos da web. 

Configurações atualizadas

Mantenha atualizadas as configurações do seu dispositivo e roteador Wi-Fi. Periodicamente, os fabricantes desses aparelhos disponibilizam atualizações dos sistemas de segurança. Geralmente, esse tipo de atualização é simples de ser feita e basta um clique para que seja realizada. Isso também vale para o repetidor de sinal Wi-Fi. E se você ficar com alguma dúvida, sempre tem um tutorial na internet mostrando todas as coordenadas. 

Mensagens de desconhecidos

Se você recebeu aquele e-mail, SMS ou WhatsApp lindo, falando sobre uma premiação milionária, ou que um parente seu morreu e deixou uma herança extraordinária em seu nome, saiba que essas são algumas das artimanhas que os golpistas usam para chamar a atenção da vítima. Geralmente, no corpo dessas mensagens tem um link para você clicar. A partir do momento em que você abre esse link, suas informações já estão sendo rastreadas. 

Compras online 

Quem não ama uma promo? Com frete grátis, então! Tudo de bom, né? Mas veja bem por onde você está deixando seus dados bancários. Sempre que for fazer uma compra online, verifique se na barra de endereço do navegador, no lado esquerdo da tela, tem um cadeadinho. Esse é o símbolo do certificado de segurança do site. Isso significa que o site possui o certificado de uma organização independente e que toda sua comunicação é criptografada, e que dessa forma os dados bancários de quem efetua a compra de fato estão protegidos. 

Senha forte

Pode parecer algo simples, mas uma senha forte faz toda a diferença quando o assunto é a proteção da sua rede Wi-Fi. Afinal, se a senha do seu banco é algo de extrema importância, por que a senha do seu Wi-Fi também não seria? Se estamos falando de crimes de internet, uma senha fraca pode ser tudo que um criminoso virtual sempre sonhou. E isso vale para todos os dispositivos, inclusive para o repetidor Wi-Fi. Pense nisso! 


A verdade é que todo mundo está vulnerável a um golpe na internet. Mas é importante que cada um faça sua parte, e que essas práticas virem hábitos. Contra os crimes da internet, todo cuidado é pouco. 


 

Veja também