logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Qual velocidade de internet é melhor: giga ou mega?

Saiba a diferença entre mega e giga, e como isso influencia na velocidade da sua internet residencial e de celular!

5,3 minutos
|
29/04/2022 15:24
|
mulher
mulher
 

Conhecer a diferença entre mega e giga é importante na hora de assinar seus planos de internet e de celular. Em ordem de grandeza, giga é sempre maior que mega. Então, quando você encontra ofertas de celular com 20 giga e de internet fixa com 500 mega, quer dizer que tem mais internet no celular do que no seu plano de banda larga, certo? Não! Pelo contrário.

Em geral, você consegue consumir muito mais dados na sua internet residencial do que no móvel. Antes de tudo, entenda melhor a diferença entre mega e giga.

Qual a diferença entre mega e giga na internet?

De maneira simples, “giga” e “mega” são prefixos usados para representar a ordem de grandeza de uma unidade de medida. Eles podem medir energia elétrica, peso de produtos e quantidade de líquido em um recipiente, por exemplo. No caso da internet, os prefixos servem para medir a velocidade ou a quantidade de dados enviados e recebidos. 

No caso da internet do celular, os prefixos apresentam a quantidade de dados que você pode consumir. Por exemplo, no plano controle você pode ter 20 giga de internet para consumir, independentemente da velocidade das conexões 4G e 5G. Quando você consome toda sua franquia de dados, sua navegação é interrompida.

Giga no plano de internet mede a velocidade

Já nos planos de internet residencial, mega e giga se referem à velocidade de upload e download máxima com que os dados são transmitidos. A velocidade de download é para receber dados; a de upload, para enviá-los.

Enquanto no celular seu limite é a quantidade de dados, independentemente da velocidade da sua conexão 4G ou 5G, na internet fixa é a velocidade, independentemente da quantidade de dados que você vai enviar e receber. É possível saber mais sobre a velocidade da internet e fazer o teste de velocidade de internet para verificar a qualidade da sua conexão.

O plano de internet residencial permite que você consuma muito mais dados por mês. Para você ter uma ideia: um episódio de 1 hora em 4K da sua série favorita consome cerca de 4,1GB. Em qualidade HD, o consumo cai para 1,3GB. 

Agora imagine que você assiste a um episódio por dia. Então, notou que sua franquia de dados do mês já foi embora apenas assistindo a séries, sem considerar as fotos e vídeos que postou nas redes, as músicas que ouviu no streaming e outras atividades que também consomem dados.

Conheça os planos Oi Fibra:

- Oi Fibra Start (200 mega de download e 60 mega de upload)

- Oi Fibra 400 Mega (400 mega de download e 200 mega de upload)

- Oi Fibra 600 Mega (600 mega de download e 300 mega de upload)

- Oi Fibra X (verifique velocidades disponíveis no site da Oi)

- Oi Fibra X Premium (verifique velocidades disponíveis no site da Oi)

- Oi Fibra 1 giga (1 giga de download e 500 mega de upload)

A disponibilidade de planos varia de acordo com a cobertura por região.

Fique por dentro

- Ficou sem sinal de internet da Oi? Solicite o reembolso. Conheça o Compromisso Oi Fibra!

Entenda mais sobre mega, giga e outros prefixos

Além de mega e giga, existem diversos outros prefixos que você com certeza já conhece e usa na sua vida: micro, mili e quilo são alguns exemplos.  

No supermercado você pode comprar 1 quilograma de carne, ou seja, mil gramas. Quando você vai à farmácia, é comum levar um remédio para dor de cabeça de 500 miligramas ou 0,5 gramas. Como você viu, esses prefixos servem para indicar medidas muito grandes ou muito pequenas. Para entender de vez, vamos dar outro exemplo: a unidade de medida de potência de energia elétrica é watt. 

Você pode conferir seu consumo de energia por mês na sua conta de luz. Geralmente, você vai ver um valor em kWh (quilowatt-hora). Pode ser 150 Kwh ou 150 mil watts-hora. Já quando falamos da quantidade de energia produzida por uma hidrelétrica como a Itaipu, o valor é muito maior. Em 2021, a hidrelétrica gerou mais de 66 mil gigawatts, ou seja, 66 trilhões de watts, segundo dados da Itaipu Binacional. Para não ter que usar tantos zeros, foram criados esses prefixos.

Confira abaixo uma lista com os principais:

- Nano (n): equivale a 0,000000001

- Micro (µ): equivale a 0,000001

- Mili (m): equivale a 0,001

- Centi (c): equivale a 0,01

- Deca (d): equivale a 10

- Quilo (k): equivale a 1000

- Mega (M): equivale a 1000000

- Giga (G): equivale a 1000000000

Faça também um teste de velocidade para conferir qual o desempenho da sua conexão.

Entendeu qual a diferença entre giga e mega? Agora que já está pronto para escolher o plano de internet ideal para suas necessidades, conheça Oi Fibra!
 

Veja também