Quais são as diferenças entre IP dinâmico e IP estático?
Entenda a diferença entre IP dinâmico e IP estático. Veja como eles podem influenciar a sua conexão
Black Friday Oi Fibra Prorrogada
Vem garantir seu plano de Internet com Wi-fizão!
Oi Fibra X 500 Mega com 2 pontos Wi-Fi por R$ 119,90 por mês. Oferta prorrogada com fibra de verdade só tem na Oi.
Pode até ser que você nunca tenha se perguntado o que é IP ou que nunca tenha notado a diferença. Mas até mesmo para ter um melhor desempenho em seu roteador, entender quais são as diferenças entre IP dinâmico e IP estático é muito importante.
Sabemos que, às vezes, parece que o mais importante é a velocidade da conexão (e isso realmente importa), mas conceitos como o tipo de IP também têm seu valor. Se você não sabe nada sobre o assunto ou já tem alguma noção, mas quer se aprofundar, este texto é para você!
Aqui, você vai esclarecer as suas principais dúvidas sobre IP!
O que é um IP?
O IP ou Internet Protocol (Protocolo de Internet) é uma sequência de caracteres utilizada como um identificador único. Ele é associado a cada dispositivo que se conecta a uma rede de internet e funciona como uma espécie de "CPF" digital, permitindo que os computadores se reconheçam e se comuniquem.
Existem dois tipos de protocolo:
- IP Interno: Usado dentro de uma rede local, como em residências ou empresas. Ele identifica os aparelhos conectados nessa rede, permitindo que eles se comuniquem entre si sem a necessidade de se conectar à internet.
- IP Externo: é o que usamos na rede, ele verifica o dispositivo para o mundo exterior. É este tipo de IP que pode ser dinâmico ou estático.
Como funciona o protocolo IP?
O funcionamento do IP é muito parecido com o envio de cartas: você tem um endereço único no "envelope" que indica onde os dados devem ser entregues. O IP divide as informações em pacotes, que são enviados pela rede. Cada pacote contém o endereço de origem e destino, permitindo que os roteadores encaminhem corretamente os dados até chegarem ao destino final.
O que é IP dinâmico?
O IP dinâmico é um tipo de endereço gerado automaticamente assim que o dispositivo se conecta à internet. A cada nova conexão ou após um determinado período, um novo endereço é atribuído. Esse processo é gerenciado pelo protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), que possibilita que o roteador ou servidor da rede associe automaticamente os IP disponíveis aos dispositivos.
Características do IP Dinâmico
- Mudança Frequente: por ser dinâmico, o IP pode ser alterado a cada vez que um aparelho se conecta à rede ou após um período determinado pelo provedor de internet.
- Associação Automática: os aparelhos que usam DHCP recebem seus endereços IP sem precisar de configuração manual, facilitando o gerenciamento da rede.
- Reutilização de Endereços: este é um tipo de IP que possibilita que os endereços sejam reutilizados entre diferentes dispositivos.
O que é IP estático?
Já nesse caso, o IP fixo é um endereço permanente associado ao dispositivo em uma rede. Isso significa que, uma vez atribuído a um computador, ele não muda, a menos que seja alterado manualmente por um administrador de rede ou pelo provedor de serviços de internet (ISP).
Características do IP Estático
- Endereço Fixo: o IP estático é constante, garantindo que o dispositivo mantenha sempre o mesmo endereço.
- Ligação Manual: a configuração do IP estático é feita manualmente, o que costuma exigir conhecimentos mais técnicos do usuário.
- Uso em Servidores: é mais usado em empresas, já que permite maior segurança na conexão.
Quais são as diferenças?
Bem, a principal diferença entre IP dinâmico e estático é que o primeiro pode mudar a cada nova conexão ou após um determinado período de tempo, enquanto o IP estático mantém o mesmo endereço, mesmo que o dispositivo se reconecte.
Qual é o melhor IP estático ou dinâmico?
Ok. Agora que você sabe que o IP dinâmico muda frequentemente e o IP estático é permanente, qual seria a melhor opção para o seu roteador? Isso depende das suas necessidades.
Se você precisa de uma conexão estável e confiável, especialmente para serviços mais específicos, como o uso de servidores, o IP estático é a melhor escolha. Por outro lado, se seu objetivo é simplicidade e economia em uma rede doméstica, o IP dinâmico pode ser mais adequado..
Escolha a Oi Fibra e tenha acesso aos melhores roteadores
Seja IP estático ou dinâmico, uma coisa é certa: é essencial ter bons roteadores para garantir uma boa conexão. Por isso, o seu plano de internet deve incluir aparelhos de qualidade desde a instalação.
A Oi Fibra se destaca justamente por oferecer tecnologia de ponta quando o assunto é roteadores. Os planos Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium vêm com roteadores mesh, capazes de distribuir a conexão de forma igual em todas as áreas da casa. Além disso, eles utilizam as gerações Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6, respectivamente, proporcionando mais velocidade e estabilidade para sua navegação
Quer saber mais sobre a Oi Fibra? Então veja os planos de internet da Oi disponíveis na sua cidade.
Leia Mais