logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Oi Fibra: tudo sobre a internet de fibra ótica da Oi

Saiba tudo sobre a Oi Fibra. Veja como funciona a internet fibra ótica, conheça planos, velocidades e mais. Acesse e descubra!

13 minutos
|
29/04/2022 14:38
|
mulher
mulher

Certamente você já se deparou com termos como fibra ótica, upload e download, latência ou ping... Mas, afinal, o que é isso tudo? O que podemos fazer com todos esses recursos? Existe uma internet melhor do que outra? Aqui você vai descobrir como escolher a melhor internet residencial e entender por que Oi Fibra é a sua melhor escolha!

O que é a internet Oi Fibra?

Oi Fibra é uma internet banda larga de ponta, que utiliza fibra óptica. A internet Oi Fibra também proporciona maior liberdade e conforto. Como? Bom, digamos que você tenha celular, tablet, computador, Smart TV ou qualquer outro aparelho, e necessite conectá-los todos ao mesmo tempo. Será que seu plano de internet vai dar conta? Com a internet Oi Fibra você nunca mais terá essa preocupação. Além de planos com até 1 giga de velocidade, você também leva o modem Wi-Fi UP para conectar vários dispositivos ao mesmo tempo. 

Como funciona a internet fibra ótica?

A fibra ótica é um cabo fino e flexível usado para transmitir dados na velocidade da luz. Simplificando, é como se a internet saísse da central da Oi e fosse direto para a sua casa, em alta velocidade e sem interrupções pelo caminho. Mas qual é a diferença entre a internet fixa convencional por cabo e a internet fibra ótica? Essa é fácil de responder: conexão mais rápida, mais estável e com qualidade superior. A gente preparou um post para explicar tudo sobre a internet fibra ótica.

Fique por dentro

- Ficou sem sinal de internet da Oi? Solicite o reembolso. Conheça o Compromisso Oi Fibra!

Por que a internet fibra é melhor que as outras?

Vamos entender a diferença entre FTTH e FTTC. O termo FTTH significa fiber to the home (fibra até a casa). Isso quer dizer que a fibra ótica sai diretamente da Oi para a sua casa. Já a sigla FTTC significa fiber to the curb (fibra até o poste). Nesta modalidade, a fibra também vai até o poste, geralmente perto da residência do usuário. De lá, segue por cabo de cobre convencional, ou seja, é instabilidade na certa! 

Você não precisa se preocupar: ao contratar a internet Oi Fibra, contará com tecnologia de fibra ótica de ponta a ponta. Com a internet fibra FTTH, o sinal é transmitido com mais estabilidade e sem perda de velocidade, o que garante a melhor experiência de conexão.

Como escolher a melhor internet para minha casa?

Quem poderia imaginar que um dia iríamos trabalhar, estudar, fazer um exercício físico ou até mesmo participar de encontros 100% on-line? E tudo isso sem sair de casa! Mas em um universo de pessoas conectadas, como escolher a melhor internet residencial, a mais rápida? O ideal é que você analise a quantidade de upload e download que costuma fazer, o peso desses arquivos, se a internet será para trabalho, estudo ou lazer, entre outras particularidades da sua rotina. Com essas informações, você conseguirá encontrar o melhor plano de internet para sua residência ou escritório.

O que é velocidade de upload e download?

O famoso download nada mais é do que baixar um arquivo, e não se resume somente a documentos. Quando você baixa ou assiste a um filme na Netflix, por exemplo, você está fazendo um download. O upload é o contrário. Ao invés de baixar um arquivo, você sobe algo na rede, como quando você posta fotos nas redes sociais. Mas nos dois casos, uma coisa é fundamental: velocidade de upload e downloadQuanto maior a velocidade, mais rápido você vai subir ou baixar esses arquivos. Por isso, é importante medir a velocidade do plano de internet banda larga, assim como adotar as melhores práticas para melhorar a velocidade da internet.

Conheça os planos Oi Fibra e suas taxas de upload e download

Veja as soluções que Oi Fibra oferece*:

Oi Fibra Start

Taxa de download: até 200Mbps
Taxa de upload: até 60Mbps

Oi Fibra 400 Mega

Taxa de download: até 400Mbps
Taxa de upload: até 200Mbps

Oi Fibra 600 Mega

Taxa de download: até 600Mbps
Taxa de upload: até 300Mbps

Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium

Consulte velocidades no site da Oi.

Oi Fibra 1 Giga

Taxa de download: até 1 Giga 
Taxa de upload: até 500Mbps

*Verifique a disponibilidade na sua região.

Qual é a diferença entre giga e mega?

Se você nasceu até o final da década de 90, provavelmente ouviu falar nos termos megahertz, que é a frequência de rádio, e gigawatts, que é a potência da eletricidade. No universo da web, não é muito diferente. As palavras "mega" e "giga" são derivadas desses termos e usadas para quantificar a velocidade e os dados que você recebe do seu plano de internet, seja móvel ou residencial. A diferença é simples: se neste exato momento você estiver lendo esse texto conectado aos seus dados móveis, você está usando gigabytes. Agora, se você estiver conectado por meio da sua internet banda larga, aquela da sua casa ou escritório, aí você está usando megabytes. 

De forma geral, giga e mega são medidas para calcular a quantidade de dados (em bytes) que está sendo transmitido. De forma simples, giga é maior que mega. Para você ter uma noção, 1 gigabytes equivale a 1.024 megabytes. Mas aí você pode se perguntar: então eu tenho mais dados no plano de celular do que na internet residencial? A resposta é não! Isso porque os gigas e megas apresentados nos planos indicam medidas diferentes. Para entender mais, a gente criou um post cheio de informações sobre a diferença entre giga e mega.

O que é Oi Fibra X?

É a categoria para quem deseja ter mais velocidade e estabilidade nos cômodos onde mais utiliza a internet. Para isso, a Oi conta com as soluções Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium — cada uma delas com tecnologias que proporcionam a mais alta qualidade de conexão em internet residencial.

Vamos conhecer os planos:

Oi Fibra X

Oi Fibra X é uma solução criada para você que quer ter uma conexão melhor para a sua família e precisa ter um bom funcionamento em mais ambientes da casa. 

Para formar sua rede Wi-Fi mesh, os pontos são conectados um ao outro via Wi-Fi. Contudo, também pode ser usado cabo, caso você prefira.

Veja o que o plano oferece:

- Ótima solução Wi-Fi para quem deseja ampliar a cobertura, atende a maior parte das famílias

- 600 mega com 2 pontos Wi-Fi 5 (roteador + 1 ponto)  

- É possível personalizar adicionando até 2 pontos Wi-Fi 5 

- Oi Expert Care

Oi Fibra X Premium

Já o plano Oi Fibra X Premium é indicado para quem é mais exigente, que deseja tecnologia exclusiva e inovadora, tem casa ampla e superconectada. E também para quem precisa de alta performance na internet. 

Veja o que o plano oferece:

- A melhor solução Wi-Fi do mercado: a tecnologia FTTR oferece máxima performance Wi-Fi, é pioneira na América Latina e exclusiva da Oi 

- 1 giga com 2 pontos Wi-Fi 6 FTTR (roteador + 1 ponto)

- É possível personalizar adicionando até 14 pontos Wi-Fi 6 FTTR 

- Oi Expert Care

O que é Oi Expert Care?

É o serviço de atendimento e suporte exclusivo para os clientes Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium. Com o Oi Expert Care, os experts da Oi gerenciam a performance da sua conexão corrigindo eventuais falhas antes mesmo que você perceba. Além disso, estão à disposição para te ajudar em diversas questões relacionadas à tecnologia — desde o funcionamento de sua Oi Fibra até como configurar Smart TVs, impressoras e muito mais.

Por que latência/ping é importante?

A latência ou ping é a medida do tempo que sua internet recebe o pacote de dados ou banda larga do servidor, e é indispensável para analisarmos a qualidade das conexões de internet e seus dispositivos. Se você vende um produto ou oferece um serviço on-line, verificar a latência e o ping da sua rede é fundamental para o sucesso dos seus negócios. E isso também serve para os gamers. Saber como anda o desempenho da sua conexão para jogar on-line é imprescindível caso você queira ser campeão. 

Como medir a velocidade do meu plano de internet banda larga?

Na dúvida sobre como anda a sua banda larga, existem testes de velocidade de internet que você encontra gratuitamente na web. É uma opção rápida e descomplicada para conferir como está sua conexão, medir a velocidade de download e velocidade de upload, e a latência ou o ping da sua internet, sem que você precise de um técnico para isso. Afinal, se a sua internet não está 100%, isso vai influenciar diretamente na sua experiência de navegação. Nesse post a gente te explica como fazer o teste de velocidade da sua internet.

Como melhorar a velocidade da minha internet?

Há dias sua internet não está legal e você está tentando entender o que aconteceu com a qualidade do pacote que havia contratado. Calma! Talvez o problema não seja a internet em si, mas objetos pela casa que estão atrapalhando o desempenho do sinal Wi-Fi. Sim, existem alguns ''inimigos do Wi-Fi'' disfarçados de objetos de decoração. E acredite, eles estão por toda a parte. Mas não se preocupe, pequenos ajustes no seu ambiente já são o suficiente para a melhora na sua conexão. Pensando nisso, preparamos um post completo para te ajudar a identificar esses obstáculos e melhorar a velocidade da sua internet.

O que dá para fazer com Oi Fibra?

Talvez você esteja se perguntando se com a Oi Fibra dá para conectar internet à TV. Na verdade, dá para fazer isso e muito mais! Com Oi Fibra você assiste a filmes e séries com melhor qualidade, joga on-line com menos lag, baixa arquivos com a alta velocidade de download, conectar sua TV à internet e vários dispositivos ao mesmo tempo sem perda de sinal. E você ainda pode contar com especialistas em tecnologia para dar suporte aos seus computadores, celulares, Smart TVs e roteadores Wi-Fi Mesh com o Oi Expert. É perfeição que fala? 

Venha conhecer os planos que oferecem qualidade, estabilidade e o atendimento que só a Oi proporciona. Conheça Oi Fibra!

Veja também