O que é jitter?
Saiba mais sobre o jitter, primeiro indicador que checa a instabilidade da internet residencial
Black Friday Oi Fibra Prorrogada
Vem garantir seu plano de Internet com Wi-fizão!
Oi Fibra X 500 Mega com 2 pontos Wi-Fi por R$ 119,90 por mês. Oferta prorrogada com fibra de verdade só tem na Oi.
Cada vez mais estamos conectados. Trabalhamos, estudamos e, jogamos e temos diversos momentos de lazer via internet. Por essa razão, é vital que sua conexão esteja funcionando perfeitamente em todos os momentos, dispositivos e locais. No entanto, um dos desafios mais comuns para quem está sempre conectado é ter uma internet com estabilidade e velocidade. Um dos principais culpados por uma possível má qualidade da comunicação é o jitter da rede.
Nunca ouviu falar nisso? Continue a leitura e entenda por que o jitter é tão importante para o funcionamento do seu Wi-Fi!
O que é jitter?
É um indicador de qualidade de internet que é apresentado no teste de velocidade. Ele é a variação no atraso de tempo entre quando um sinal é transmitido e quando é recebido por uma conexão de rede, medindo a variabilidade no ping.
Já o ping é a medida que um sinal leva de um ponto ao outro e retorna para a origem de onde saiu. É como se fosse aquele e-mail que você enviou para outro computador e logo na sequência recebeu a confirmação da entrega. É mais um comando que mede a velocidade da sua internet e a qualidade do seu Wi-Fi. Por isso, analisar o ping da sua internet é tão importante.
O que causa instabilidade na internet?
Ela geralmente é causada pelo congestionamento de rede, baixo desempenho de hardware e não implementação de priorização de pacotes. Por exemplo, o desempenho de um vídeo pode ser afetado negativamente pelo jitter quanto maior for o atraso.
O mesmo pode acontecer com as chamadas de vídeo que podem se tornar instáveis, travando ou fazendo com que caia completamente. Resumindo: o jitter é o primeiro indicador que é afetado por um internet instável.
Latência
O jitter de rede pode ser causado por vários fatores e está no mesmo grupo de complicações de desempenho de rede, como latência e perda de pacotes. Boas conexões têm um tempo de resposta confiável e consistente, que é representado por uma pontuação de jitter mais baixa.
Quanto maior a pontuação de jitter, mais inconsistentes são os tempos de resposta, o que se manifesta em chamadas instáveis ou baixa qualidade de vídeo. Ping e jitter são mais importantes durante o uso de streaming de mídia, como streaming de vídeo, jogos online ou voz pela internet.
A navegação na web não é muito afetada pelos tempos de resposta e sua variação, mas se você precisar de dados em tempo real, o ping e o jitter são medidas importantes na qualidade da sua conexão.
Como medir a velocidade de internet?
No site da Oi você consegue realizar um teste de velocidade bem rápido. Se quiser testar em um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet, é só baixar o aplicativo ESAQ, disponível para os sistemas Android e iOS.
A qualidade de experiência com o serviço de banda larga fixa ou móvel também depende das características dos terminais utilizados como padrões de rede, memória e nível de processamento e, no caso da banda larga fixa, da rede interna do usuário.
Em tempos de comunicação sem fio, alguns cuidados devem ser observados para se obter o melhor desempenho da rede Wi-Fi. Por isso, os dispositivos (smartphone e computador, por exemplo) precisam ter as configurações mínimas necessárias para que atinjam o máximo de desempenho, tanto via cabo como via Wi-Fi.
O roteador é dual-band, ou seja, tem frequência de 2,4 GHz e 5 GHz no Wi-Fi. Verifique se os seus aparelhos permitem a navegação em ambas frequências. A conexão via cabo proporciona maior estabilidade e não sofre tantas interferências quanto a rede Wi-Fi.
Internet com muita estabilidade e velocidade
Oi Fibra oferece conexão rápida e estável para fazer reuniões ou videochamadas com qualidade de áudio e vídeo, e acelerar o download e upload de arquivos. Conheça os planos da Oi!