logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Internet Wi-Fi ou a cabo? Qual é a melhor?

Veja como melhorar o sinal da internet residencial e saiba quando é melhor usar a conexão com cabo e sem cabo.
3,5 minutos
|
17/05/2022 13:13
|
mulher
mulher

Quando pensamos em internet para casa, logo pensamos em…? Wi-Fi! A conexão via Wi-Fi acontece por ondas de rádio, que são transmitidas para os aparelhos eletrônicos através de uma antena. Essa antena recebe os sinais das ondas, decodifica-os, e os distribui para celulares, computadores, TVs e etc. E assim a mágica acontece! 

Mas também existe a conexão via cabo. Quando é exigido um sinal mais estável, o cabo é uma boa opção. Outro ponto onde essa conexão se destaca é na segurança. Para a conexão via cabo é necessária a presença física de uma pessoa para iniciar a ação. Ao contrário da conexão via Wi-Fi, que é feita por meio de senha e que qualquer pessoa pode hackear. 

A real é que os dois tipos de conexão têm suas vantagens. Mas se você quiser conectar vários aparelhos ao mesmo tempo e também ter liberdade para andar por todos os cômodos da casa ou do escritório, vai na internet Wi-Fi que não tem erro! Mas se seu foco for arrasar no campeonato de videogame, vai na conexão via cabo!  

 

O que é bom sempre pode melhorar! E com o sinal Wi-Fi é a mesma coisa. Existem boas práticas que podem potencializar o sinal de internet. 

- Observe onde está localizado o roteador da sua banda larga. Veja se ele está sofrendo interferência de outros aparelhos, como babá eletrônica, micro-ondas e telefones sem fio.

- Se possível, coloque-o 30 centímetros acima do chão para que o sinal chegue melhor a todos os cômodos. 

- Quando sair de casa, dê um descanso ao modem e deixe-o desligado por algumas horinhas. Essas pequenas práticas fazem a diferença. 


Para conhecer outras dicas de como melhorar sua conexão Wi-Fi, dê uma olhadinha nesse post. Oi Fibra: tudo sobre a internet fibra ótica da Oi 

Mas se você deseja ampliar a cobertura do seu Wi-Fi pela casa toda, talvez uma rede Mesh  seja a solução. Com ela, você conseguirá distribuir a internet para aqueles cômodos onde o sinal não chega. Hoje, você encontra diversos modelos de redes Wi-Fi Mesh com roteadores prontos para atender a uma necessidade específica. E o melhor, tem para todos os bolsos. 

E se você quiser ter a melhor experiência com a internet residencial, conheça a Oi Fibra. 

 

Novo_novo_bannerprovacao.jpg

 

Veja também