logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Internet residencial: 4 dicas para escolher o melhor plano

Se você quer assinar ou trocar sua internet residencial, confira as dicas que vão te ajudar a escolher o plano perfeito para você.

4 minutos
|
29/04/2022 16:22
|
mulher
mulher
 

É só jogar no buscador ''internet residencial'' ou ''plano de internet'' que aparece uma leva de anúncios falando que a banda larga X é melhor que a banda larga Y. Até aí, tudo bem. É maravilhoso quando temos tantas opções, mas, na prática, pode ser difícil decidir qual é a ideal para a nossa realidade.

 Como avaliar a melhor tecnologia, os diferentes planos e pacotes ou os benefícios oferecidos pelas operadoras? Bora entender!

1. Tecnologia

 Cada operadora trabalha com tecnologias diferentes, e isso impacta diretamente no desempenho da internet residencial. No mercado brasileiro você encontra planos de internet via cabo, via rádio e a internet fibra, que atualmente é disparada a melhor tecnologia em banda larga já desenvolvida. Então, a dica número um é avaliar as tecnologias disponíveis no mercado.

Internet via cabo

Essa tecnologia é muito conhecida pelo grande público, pois foi a que mais se difundiu nos últimos anos. Ela utiliza cabos metálicos, que saem das operadoras de internet para o ponto de transmissão mais próximo da casa do cliente. A partir daí, a conexão é distribuída via cabo coaxial até o modem.

Internet via rádio

Aqui o próprio nome já fala por si. Essa transmissão é feita por ondas de rádio que saem de uma torre de provedor, passa por uma antena, até chegar via cabo a um modem conectado ao computador. Essa conexão de internet para toda a residência também pode ser feita via roteador Wi-Fi.

Internet via fibra 

Diferente das outras tecnologias, a internet fibra ótica é transmitida na velocidade da luz. O cabo transmissor foi desenvolvido por fios extremamente finos, semelhantes à espessura do cabelo humano. Mesmo com toda essa finura, os cabos de fibra ótica são extremamente resistentes e na maioria das vezes têm como matéria-prima o plástico ou vidro. Sem dúvidas, essa é a melhor tecnologia do mercado.

2. Velocidade

A dica número dois é avaliar a velocidade oferecida pelas operadoras de internet e seus pacotes. Analise a quantidade de downloads e uploads que você realiza, o tamanho desses arquivos e o tempo médio que é necessário para cada ação. Geralmente, os planos de internet disponibilizam essas informações para os usuários em suas páginas oficiais.

3. Estabilidade

Este é um dos principais pontos de atenção! Pessoas que moram em regiões montanhosas, em lugares onde chove ou venta muito, ou que frequentemente tem muita queda de energia elétrica, precisam se atentar a esse ponto. Cada tipo de internet tem um desempenho diferente de acordo com fatores externos. Felizmente, esse é um problema que você não terá com a internet fibra devido a sua tecnologia de ponta.

4. Disponibilidade

Talvez você tenha amado um determinado plano de banda larga, mas na hora de contratar, se deu conta que a internet dos sonhos não está disponível para sua região. Infelizmente, esse tipo de coisa pode acontecer. Por isso, a dica número quatro é que você tenha um plano A e um B para não se frustrar.

Para finalizar, a dica de ouro é que você compare as tecnologias de cada operadora, procure resultados de testes de velocidade, priorize suas verdadeiras necessidades e siga as dicas que preparamos especialmente para você.

Aproveite e conheça os benefícios dos planos Oi Fibra!

Veja também