logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Internet fibra ótica: o que é e como funciona

Quer trocar seu plano de internet por outro mais veloz e estável? Veja agora tudo o que você precisa saber sobre fibra ótica!

8,1 minutos
|
14/02/2024 13:00
|

  

mulher
mulher

Uma boa conexão é fundamental nos dias de hoje. Afinal, ela é importante para o trabalho, estudos e até nas horas de lazer. Enquanto procuramos por uma boa operadora, é comum nos depararmos com o termo “fibra ótica”. Mas o que seria isso?

Apesar de ser uma das melhores tecnologias de banda larga da atualidade, é preciso entender o que é fibra ótica antes de fazer a sua escolha. Neste post, você vai ver tudo o que é necessário saber sobre o assunto. Confira!

O que é internet fibra ótica?

É a internet em que os dados são transmitidos por meio de cabos preenchidos com filamentos de fibra ótica — material transparente capaz de refletir a luz por diversas vezes. 

Fabricadas com vidro ou plástico, as fibras óticas costumam ser finíssimas, com micrômetros de espessura, mas podem chegar a quilômetros de comprimento. Os pulsos de luz viajam por sua extensão e podem alcançar velocidades na casa dos gigabits por segundo.

Quais os tipos de acesso de fibra ótica mais comuns?

O acesso da fibra ótica pode acontecer de três formas:

FTTC

Na tecnologia Fiber-to-the-Curb (FTTC), o cabo da operadora passa pelo poste antes chegar na residência do cliente. Por isso, o acesso do cliente acontece em duas etapas:

- o cabo sai da central da  empresa até um armário ou caixa de fibra próxima ao cliente;

- depois, vai para a casa do cliente por meio da tecnologia VDSL2, que utiliza a mesma rede de cabos de cobre da telefonia fixa.

FTTH

Já na Fiber-to-the-Home (FTTH), a fibra sai da central da empresa diretamente para a casa do cliente, sem intermediários. Como todo o “trajeto” é composto por fibra ótica, a conexão consegue ser mais rápida e estável. 

Oi Fibra utiliza a tecnologia FTTH para oferecer mais qualidade e velocidade na conexão.

FTTB

Muito semelhante à tecnologia FTTH, a Fiber-to-the-Building ou Fiber-to-the-Basement  (FTTB) leva o cabo de fibra ótica até um armário dentro de prédios e condomínios. Porém, a conexão chega à casa dos condôminos geralmente por cabos de rede, como CAT5 e CAT6.

Existem também outros tipos de FTTx, que não são tão populares no Brasil ou se tornarma obsoletos. Um exemplo é a FTTA (acrônimo de Fiber-to-the-Antenna), em que o sinal é transmitido via rádio. Contudo, ela tem sido deixada de lado por oferecer lentidão na transmissão dos dados. 

FTTR

Tecnologia exclusiva da Oi na América Latina, Fiber to the room (FTTR) permite que todos os ambientes da sua casa tenham a mesma qualidade de conexão. É a escolha ideal para quem mora em residências grandes e contrata o plano maior disponível no mercado, de 1 giga. É um avanço da FTTH, pois utiliza fibra ótica em todo a sua rede interna.

Para que a tecnologia FTTR funcione em todos os cômodos com a mesma qualidade, os pontos Wi-Fi são interligados por cabo de fibra, que forma uma rede inteligente e capaz de levar sua conexão à velocidade máxima.

A FTTR é uma tecnologia exclusiva do plano Oi Fibra X Premium.

Qual a diferença entre banda larga e fibra ótica?

Já a fibra ótica é um dos tipos de conexão banda larga, ou seja, de internet com velocidade mínima de 128 kbps para enviar e receber dados. Resumindo: toda fibra ótica é banda larga, mas nem toda banda larga é fibra ótica.

Além da fibra ótica, são opções de banda larga:

  • linha digital (DSL);
  • internet móvel;
  • por satélite;
  • por cabo;
  • via rádio;
  • sem fio;
  • WiMax.

Quais as principais vantagens da fibra ótica?

Confira os benefícios que a tecnologia pode oferecer como internet residencial.

Velocidade

Dependendo do plano de fibra ótica, a velocidade de download pode chegar a 1 giga!

Qualidade 

Outro aspecto interessante é que o cliente pode trabalhar e estudar com mais tranquilidade, já que a conexão é consideravelmente mais veloz e estável. Isso permite uma economia indireta (com cursos presenciais e transporte), além de oferecer mais qualidade de vida e oportunidades home office.

Múltiplas conexões

Diversos dispositivos podem se conectar ao Wi-Fi sem comprometer a qualidade da transmissão. Portanto, notebooks, celulares e até eletrodomésticos podem se conectar simultaneamente, pois a fibra ótica consegue lidar com a carga.

Oi Fibra é banda larga na casa toda

Oi Fibra conta com planos de internet residencial usando a tecnologia FTTH, que oferece mais qualidade e rapidez na conexão. Hoje, você pode escolher entre três planos que unem rapidez, estabilidade e preço justo.

Veja os planos:

Oi Fibra Start

Taxa de download: até 200 Mbps
Taxa de upload: até 60 Mbps

Oi Fibra 400 Mega

Taxa de download: até 400 Mbps
Taxa de upload: até 200 Mbps

Oi Fibra 600 Mega

Taxa de download: até 600 Mbps
Taxa de upload: até 300 Mbps

Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium

Consulte velocidades no site da Oi.

Oi Fibra 1 Giga

Taxa de download: até 1 Gbps
Taxa de upload: até 500 Mbps

Pronto para adotar a fibra ótica na sua residência? Conheça Oi Fibra!

Veja também