logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Como saber quem está usando meu Wi-Fi?

Conexão lenta, Instagram demora para abrir, luzes do roteador não param de piscar…Veja como saber se alguém está usando seu Wi-Fi.

3 minutos
|
29/04/2022 17:50
|
mulher
mulher
 

Você tentou acessar um site ou uma rede social e sentiu que a velocidade da sua internet residencial estava mais lenta que o normal? Ou do nada as luzes do seu modem começam a piscar sem nenhuma explicação? Cuidado! Alguém pode estar usando sua internet sem você saber. Às vezes, isso acontece por um simples descuido nas configurações. Talvez você tenha deixado o sinal Wi-Fi aberto ou colocado uma senha fraca. Mas não se preocupe. Dá para resolver esse problema.

Observe a iluminação do seu roteador 

Se as luzes do roteador ou do repetidor Wi-Fi estiverem piscando com muita frequência, pode não ser nada de mais. Mas se você já está com a pulga atrás da orelha, é melhor verificar. Aqui, o mais indicado é que você faça um teste simples. Desconecte o Wi-Fi dos seus aparelhos e observe a movimentação das luzes. Caso fiquem estáveis, a probabilidade de alguém estar sugando sua internet já diminui bastante. Mas se você fizer tudo isso e ainda assim as luzes continuarem piscando com intensidade, aí o mais indicado é que você verifique as configurações do roteador Wi-Fi.

Analise as configurações do roteador Wi-Fi

Observe quais dispositivos estão conectados ao seu roteador Wi-Fi. Procure o painel de configurações do aparelho. Dependendo do modelo, você encontrará a mesma seção, porém com nomes diferentes. Você pode buscar por “Device List”, “My network”, “Attached Devices” ou ''Minha rede”. Ao clicar na seção correspondente, você conseguirá visualizar todos os dispositivos que estão conectados ao seu Wi-Fi.

Conte com a ajuda de aplicativos

Já existem apps que ''denunciam'' quem está usando a internet do coleguinha. Vários desses aplicativos são gratuitos e você encontra facilmente pela web. E como a gente realmente quer te ajudar, dá um confere na lista abaixo com os melhores programas para verificar dispositivos conectados! Obrigada, de nada.

Fing-Network Tools
Wi-Fi Inspector
Mi Wi-Fi
Who is on my Wi-Fi 
Wi-Fi Thief Detector
Network Scanner

Como descobrir se alguém está usando minha conexão Oi Fibra?

Pelo celular, na tela inicial do app "Técnico Virtual", existe um botão para trocar a senha do Wi-Fi, e outro botão que diz "veja os dispositivos conectados na sua rede". Um jeito fácil e rápido de verificar se tem alguém usando sua internet indevidamente.

Como se proteger

A melhor forma de evitar esse tipo de situação é trocar a senha da sua internet em média a cada 6 meses.

Veja também