logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Jogos on-line travando: saiba como melhorar sua conexão de internet

Não há nada mais chato do que lags no meio de uma partida, não é verdade? Veja como otimizar sua conexão de internet para ter o melhor desempenho!

6,6 minutos
|
06/03/2024 12:58
|
mulher
mulher

Quem joga sabe como é importante que a internet funcione perfeitamente durante toda a partida. Qualquer lag pode significar uma perda importante de pontos, um golpe mal utilizado ou até a derrota total. Então, o que fazer para ter uma conexão melhor e impedir que falhas assim aconteçam?

Neste post, você vai conferir dicas para otimizar sua conexão enquanto estiver jogando. Continue a leitura!

Como melhorar a conexão de internet para jogar?

Veja o que você pode fazer para deixar seu jogo rodando da melhor maneira possível:

Velocidade de internet

Ter uma boa velocidade de internet é fundamental para que seu jogo não fique travando. Isso porque, como os gráficos mais elaborados costumam ser pesados, o game trava porque precisa carregar tudo. Quanto mais veloz for a sua conexão, menos chances tem de travar.

E o tipo de internet? A fibra ótica é a melhor tecnologia de transmissão de dados da atualidade, pois os dados são transmitidos por meio de pulsos de luz em cabos transparentes, que sofrem menos interferências. Ela permite que a velocidade chegue perto de um giga, dependendo do plano contratado.

Posicionamento do roteador

Quando falamos de internet Wi-Fi, o ideal é estar sempre próximo ao roteador. Caso isso não seja possível, o aparelho precisa ficar em um local central da casa, sem interferências que possam atrapalhar a transmissão do sinal.

O aparelho precisa ficar longe de paredes grossas e empecilhos ao redor. Também não é necessário colocá-lo em um móvel alto, pois as ondas se espalham horizontalmente. 

Telefone sem fio, babá eletrônica, micro-ondas, espelho, aquário e metais são alguns dos “inimigos do Wi-Fi”. Portanto, mantenha-os longe do seu roteador.

Outra dica é mexer no posicionamento das antenas. Se o aparelho tiver duas, por exemplo, deixe uma em pé e a outra deitada. Assim, você pode ir conferindo qual posição melhora sua conexão de internet.

Banda certa

Os roteadores atuais são dual band, ou seja, trabalham tanto com a banda 2,4 GHz (com frequência maior) e 5 GHz (mais veloz e estável). Eles alternam essas bandas para que o usuário tenha o melhor desempenho enquanto usa seu Wi-Fi.

Para melhor a conexão de internet durante o jogo, opte pela banda 5 GHz. Embora seu sinal seja beeeem mais curto, ele é mais estável e veloz. Assim, você evita lags, principalmente se estiver próximo ao aparelho.

Na hora de configurar, preste atenção também no canal de operação. A maioria dos roteadores já vem configurada para detectar o menos congestionado, mas você pode alterar manualmente se quiser.

Conexão via cabo

Se possível, conecte seu game ao roteador usando algum cabo. Ele vai deixar a internet ainda mais estável. 

Drivers de rede atualizados

O ideal é que todos os seus drivers de rede estejam sempre atualizados para você ter o melhor funcionamento do seu dispositivo. Mas como saber se você tem ou não a versão mais recente de cada um deles? 

Programas como o Driver Booster mostram quais drives estão com versões antigas. Assim, você pode atualizá-los com o clique de um botão.

Downloads e apps em segundo plano

Na hora dos jogos, nada de fazer downloads, uploads ou deixar aplicativos em segundo plano funcionando. Abra o gerenciador de tarefas e veja se tem algum programa consumindo sua internet ou se não há nada sendo baixado em segundo plano. Feche-o para que a conexão fique voltada apenas ao jogo.

Servidores locais

Se você joga on-line, provavelmente sabe que cada game conta com vários servidores espalhados pelo mundo. Quanto mais longe o servidor estiver de você, mais lags vai sofrer. Por isso, opte pelos servidores brasileiros e, se não houver, pelos da América do Sul. Evite Europa, Ásia e América do Norte.

Troca de DNS

O servidor DNS “traduz” a URL de um site que visitamos em número IP. A configuração desse sistema já vem padronizada, mas não necessariamente vai ajudar você a ter o melhor desempenho de internet.

Trocar o servidor DNS por outro local pode ajudar a diminuir a latência e otimizar a qualidade de conexão com os jogos on-line.

Reiniciar o roteador

Pode não parecer — afinal, quem desliga a internet? —, mas reiniciar o modem pode destravar o firmware (software que permite ao hardware fazer suas funções básicas), descongestionar a memória do aparelho e até resolver algum problema que você nem sabia que existia.

Desativar atualizações automáticas

Como você viu ali em cima, é comum que alguns programas e downloads trabalhem em segundo plano. Isso é muito comum quando as atualizações de programas ou do sistema operacional são ajustadas para começar automaticamente. Desse jeito, você não precisa atualizar manualmente, mas elas vão começar em qualquer hora do dia — inclusive enquanto você estiver jogando.

Desative as atualizações automáticas ou programe-as para acontecer em horário de baixo consumo da sua conexão de internet.

Teste de velocidade

Depois de todas as alterações, faça um teste de velocidade para conferir se deu tudo certo.

Desempenho de internet para jogos é com Oi Fibra

Dia e noite, a Oi trabalha para oferecer o melhor serviço de internet para você. Não à toa, a empresa tem os clientes mais satisfeitos do Brasil entre as grandes operadoras de fibra. 

Para trabalhar on-line, fazer videoconferências, estudar, ver filmes e, claro, jogar on-line por horas, a Oi conta com diferentes planos de fibra ótica, que vão desde o básico até a tecnologia de ponta.

Conheça Oi Fibra e escolha o plano ideal para você!

Veja também