logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Computador gamer: modelos incríveis para você aproveitar

Quer investir na carreira de e-gamer? Descubra se é melhor comprar ou montar seu PC gamer, além de o que considerar antes de fazer a sua compra!

7,4 minutos
|
08/03/2024 13:00
|
mulher
mulher

Se você é gamer, com certeza está considerando investir no computador gamer dos sonhos. Há quem prefira comprar o aparelho pronto, enquanto outros gostam mais de escolher peça por peça. Mas qual a melhor alternativa?

Neste post, você vai entender quais os diferenciais de um PC gamer e se é melhor comprar ou montar um, além de saber o que é essencial na hora de montar sua máquina. Confira:

Qual a diferença entre um computador gamer e um comum?

No geral, um PC comum tem as configurações necessárias para executar tarefas mais simples, como trabalhar com textos, usar as redes sociais, participar de reuniões ou assistir a um streaming. Quando o usuário precisa fazer trabalhos mais complexos — trabalhar com edição de vídeo, por exemplo — ele pode ou escolher um modelo mais avançado (uma tela melhor e mais memória RAM) ou comprar determinadas peças separadamente.

Um PC gamer já vem com configurações mais robustas, já que o gamer precisa de algo mais complexo. Afinal, o jogo exige mais qualidade para rodar os gráficos, jogar em grupo e fazer transmissões via streaming.

É melhor comprar ou montar um PC gamer?

É uma pergunta um pouco mais complexa do que parece. O PC gamer pronto traz uma série de configurações essenciais para quem deseja rodar jogos mais pesados e com gráficos melhores. Porém, a montagem ajuda a priorizar aquilo que o jogador acha mais importante enquanto joga, que pode ser a qualidade de imagem e som, processador ou memória RAM.

Além disso, pesquisar peças não é tão complicado quanto se imagina. Obviamente, o jogador precisa estudar sobre o tema, mas entender sobre a importância de cada peça e as configurações básicas para jogar pode ser mais fácil do que você pensa.

Então, qual a resposta? Depende da necessidade do jogador. Para um iniciante, que não entende tanto de configurações de hardware, ter um PC pronto é mais prático. Já para quem joga há mais tempo ou não se importa em estudar um pouco sobre o tema, montar o PC é mais eficaz, principalmente porque esse usuário sabe quais peças trocar com o passar do tempo.

PC gamers imperdíveis no Oi Place

No Oi Place, você encontra uma série de componentes para montar seu PC gamer, ou até mesmo o aparelho completo. Nesta lista, consideramos tanto o computador completo quanto apenas o gabinete, que já “mata” a necessidade de adquirir a maior parte das peças separadamente. Olha só:

- PC Gamer Completo Intel Core i5 Memória Ram 16GB SSD 240GB Monitor HDMI 20 Polegadas Kit Gamer Wifi

- PC Gamer ARK intel core i7 16GB ram RTX 3060M 12GB GDDR6 192 BITS SSD 480GB fonte 750w

- Computador Gamer Cpu Intel Core I7 3.4ghz 12gb HD 1Tb

- PC Gamer Completo Ark Monitor 24” + Intel Core i7

- Pc Gamer Amd Ryzen 5 5600G 16GB SSD 960GB

O que considerar ao montar um computador gamer

Tá, você resolveu se aventurar e montar um PC gamer por conta própria. Então, o que não pode faltar? Mais do que cores chamativas e um design diferente, é preciso contar com configurações realmente avançadas. Veja:

Placa-mãe

É o “coração” do computador, onde praticamente todas as peças do aparelho vão se encaixar. Para escolher sua placa, é preciso entender um pouco sobre processadores.

Atualmente, duas plataformas dividem o mercado de processadores para uso doméstico, a Intel e a AMD. É fundamental saber esse conceito porque placas-mãe com chipset para Intel só funcionam com processadores da marca; o mesmo acontece com a AMD.

A Intel conta com um site em que o usuário pode verificar a compatibilidade entre chipsets e processadores da marca.

Já a AMD não conta com esse tipo de informação, porém pode ser até mais fácil de descobrir: quase todos os produtos da família Ryzen são compatíveis entre si.

Também tenha atenção ao tamanho. Se sua placa for grande e o gabinete pequeno, é muito provável que sua máquina acabe superaquecendo.

Monitor

Tamanho, resolução e taxa de atualização podem afetar sua experiência para jogos. Você quer priorizar uma tela de alta resolução, alta taxa de atualização ou você planeja usar um monitor externo?

Atualmente, o mercado conta com as resoluções 1080p (Full HD), 1440p (QHD/2K) e 2160p (UHD/4K). Embora a 4K seja a melhor, é preciso ter certeza de que a sua placa de vídeo é capaz de rodar essa tecnologia. E se sua GPU não estiver no mesmo nível, a qualidade da imagem vai ser reduzida.

CPU e GPU

A CPU processa a maior parte das tarefas de um computador, enquanto a GPU faz o processamento de informações gráficas.

Uma CPU moderna conta com diversos núcleos, cada um deles atuando como um processador adicional. Assim, ela consegue processar múltiplas ações ao mesmo tempo.

Muitos jogos utilizam diversos núcleos, por isso são muito importantes durante uma partida. Contudo, eles são ainda mais úteis em tarefas fora do game, como codificar vídeos.

Já a GPU de um PC gamer precisa ser mais potente, com hardware mais poderoso. Atualmente, as principais marcas produtoras são Nvidia e AMD.

Compare as especificações do componente, como a contagem do núcleo e a velocidade do clock, e verifique parâmetros de referência para uma comparação rápida entre diferentes linhas de produtos.

Memória e armazenamento

Há diferentes tipos de memória num computador gamer, mas você precisa se preocupar principalmente com a RAM e a de armazenamento (HD e SSD).

A memória RAM ajuda a processar jogos muito pesados, portanto quanto mais gigas tiver, melhor. Um PC gamer básico deve ter, no mínimo, 8 GB de RAM, mas hoje é possível encontrar um bom custo-benefício em computadores com 16 GB.

Já a memória de armazenamento, como o nome diz, vai armazenar arquivos, programas e, claro, jogos. Quanto maior o seu tamanho, mais facilidade terá para abrir seus documentos. Contudo, é preferível ter um HD menor e mais SSD (incluindo com capacidade de expansão), que traz muito mais rapidez até mesmo para carregar seu sistema operacional.

Pronto para ter seu computador gamer? Para escolher o melhor PC para seus jogos, visite Oi Place!

 

Veja também